Novo Governo, nova equipa. Os gabinetes ministeriais encheram-se de caras novas e os novos ministros fizeram questão de se rodear de homens e mulheres de confiança para tratar da comunicação e ajudá-los a lidar com os jornalistas. O ministro das Finanças, Mário Centeno, por exemplo, foi buscar duas assessoras de imprensa que passaram pela Santa Casa. Mónica Paredes estava na Santa Casa de Misericórdia desde 2005, antes de o ex-presidente da Câmara de Lisboa, Pedro Santana Lopes, ter assumido funções naquela instituição. Rita Tamagnini também passou por lá, antes de se mudar no verão para o Banco de Portugal. Tamagnini também já tinha sido assessora do ministro das Finanças de José Sócrates, Teixeira dos Santos.

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, por seu lado, foi buscar a assessora de imprensa à Procuradora Geral da República, Joana Marques Vidal. Trata-se de Verónica Marques.

Há também quem goste de trabalhar com quem já o acompanhou noutras paragens. José Azeredo Lopes, que deixou a Entidade Reguladora da Comunicação Social para assumir a pasta da Defesa, trouxe consigo Telmo Gonçalves, que já desempenhava idênticas funções de lidar com a imprensa naquele órgão regulador.

Há ainda alguns casos curiosos. A nova assessora do ministro-adjunto, Eduardo Cabrita, assessorava antes António José Seguro, rival de António Costa. Isto acontece porque Cláudia Veloso já tinha trabalhado com Cabrita a partir de 2006 no Governo de Sócrates.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quem não precisou de empacotar as coisas foi Ana Machado que, depois de ter sido assessora de Nuno Crato, mantém-se como assessora do novo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

Também há muitos regressos. É o caso de João Morgado Fernandes, que agora estará ao serviço de Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas. Ex-jornalista do Diário de Notícias, da Lusa e da Rádio Comercial, João Morgado Fernandes chegou a diretor de comunicação de Sporting no início de 2015, para ajudar o clube leonino a implementar uma nova política de comunicação. Não é, no entanto, uma estreia para Morgado Fernandes – nem a área lhe será estranha. O assessor já tinha desempenhado as mesmas funções na equipa de Mário Lino, ex-ministro das Obras Públicas de José Sócrates, e no gabinte do primeiro-ministro.

Eunice Sampayo regressa com Augusto Santos Silva – já antes tinha sido assessora quando Augusto Santos Silva era ministro dos Assuntos Parlamentares.

Também Mário Ribeiro volta a uma área que lhe é bem conhecida: foi assessor de José Sócrates, quando o engenheiro era ainda ministro do Ambiente. Depois, repetiu funções com o ministro da Agricultura Jaime Silva e com Helena André, na pasta do Trabalho – ambos ministros no Governo de Sócrates. Agora, regressa com Matos Fernandes, novo ministro do Ambiente. Curiosamente, foi notícia há pouco tempo quando criou uma empresa de comida takeway – “Oh Maria, Comida Pronta, como contava a TVI, em 2013.

Outro regresso é o de Maria João Rocha, ex-assessora do ministro do Ambiente de José Sócrates, Francisco Nunes Correia. Agora, vai desempenhar funções como assessora de Ana Paula Vitorino, no mistério do Mar. La Salette Marques, ex-assessora de Jorge Lacão, também volta como assessora do ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos.