Os donos dos smartphones com o mínimo de memória de armazenamento (8 e 16GB, são os mais comuns) e com sistemas operativos antigos são frequentemente confrontados com decisões difíceis de tomar: precisam de vários gigabyte (GB) de espaço para atualizar o sistema e não sabem onde ir buscá-los. Visto que é algo que a maioria dos utilizadores quer mesmo fazer, eis algumas dicas que a Mashable lhe deixa para saber por onde começar a apagar conteúdos e arranjar espaço livre para aproveitar as novas funcionalidades dos sistemas operativos mais recentes.

1 – Fotografias e vídeos

Nós sabemos: a importância de uma memória. O poder de uma imagem quando chega a saudade daquela viagem a Marrocos. A fotografia com os amigos no aniversário da Sofia. É complicado apagar vídeos e fotos, mas a verdade é que são eles o “monstro das bolachas” dos telemóveis: um minuto de um vídeo de alta qualidade pode ocupar dezenas ou centenas de megabytes (MB) de espaço. Por isso, o melhor é organizar-se: quando chegar a casa ou já tiver publicado o vídeo nas redes sociais (se for esse o caso) use a magia de um cabo USB (ou Thunderbolt, nos dispositivos Apple) e passe tudo para o computador. Ou então guarde-o noutras plataformas, com o iCloud, Dropbox, Google Photos ou MEO Cloud. A seguir apague o vídeo do telemóvel.

Quanto às imagens: também compreendemos que foram precisas 12 fotografias da sobremesa com morangos que comeu com a sua namorada no fim de semana do vosso aniversário, mas isso não significa que tenha de guardar todas (até aquelas desfocadas). Filtre-as para escolher as melhores, guarde as que precisa no computador e livre o seu telemóvel de um peso na sua (do telemóvel, claro) memória.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Uma dica importante: as aplicações móveis (apps) dos serviços de armazenamento na “nuvem” têm a opção de upload automático, que pode ser ativada para guardar as fotografias e vídeos assim que se liga a uma rede Wi-Fi.

2 – Música

A fiel companhia do álbum inteiro da sua banda favorita no caminho para casa pode ser indispensável. Mas as músicas, embora sempre importantes, também são exigentes: elas precisam de espaço. A solução é seguir as tendências de consumo e optar por um serviço de streaming de música. Spotify, TIDAL, Google Play, Apple Music e MEO Music são serviços que permitem ouvir milhões de música com qualidade e por poucos euros por mês (7€ em média). E se tem poucos dados móveis para gastar, pode descarregar temporariamente para a memória do telemóvel o disco que quer ouvir — ligado a uma rede Wi-Fi — antes de iniciar viagem.

3 – Aplicações

A grande maioria das aplicações dos smartphones não são tão pesadas quanto isso, mas admita: quantas é que utiliza no dia a dia? Talvez as redes sociais e, inevitavelmente, o Observador, para se manter sempre em cima do acontecimento. Estas pode (e deve) manter. Mas muitas outras não passam de lixo (memória) no seu telemóvel e provavelmente algumas nem sequer foram abertas mais que uma vez. Veja nas definições do sistema quais as aplicações que mais e menos utiliza e apague-as.

4 – Cache

A cache é a memória temporária do telemóvel. O que é que isto significa? Vamos pensar no Observador. Acreditamos que entre no Observador várias vezes ao dia. Para evitar que o telemóvel tenha de descarregar, por exemplo, o logótipo do site sempre que entrar nele, a cache permite retomar a informação fixa do site. Mas imagine que só entra uma vez num outro site qualquer. O logótipo desse site não vai ser útil nunca mais e, portanto, serve apenas para ocupar espaço.

Dependendo do telemóvel, há várias estratégias e aplicações que o ajudam a gerir a cache. Algumas delas já lhe foram apresentadas pelo Observador: veja aqui, por exemplo.