A juíza instrutora de Madrid, Rosa Freire, responsável pelo julgamento do caso da destruição dos discos rígidos dos computadores do antigo responsável pelas finanças do PP espanhol, Luis Bárcenas, implicou como “investigado” o partido liderado por Mariano Rajoy – a expressão “investigado” é uma nova denominação legal para denominar os imputados no processo, explica o El Pais.

Mostrar Esconder

Depois do despedimento do tesoureiro do PP, e enquanto eram investigadas alegados casos de corrupção no  partido em relação ao financiamento de campanhas, o conteúdo e os computadores utilizados por Luis Bárcenas foram destruídos. Foi assim aberto um processo pela eliminação de possíveis provas.

A decisão ganha importância tendo em conta que esta é a primeira vez que um partido político é imputado num processo judicial. Para além do PP, também Carmen Navarro, sucessora de Bárcenas à frente das finanças do partido, foi imputada no caso.

Este processo já havia sido arquivado pela juíza Esperanza Collazos em 2013 por entender que não existia qualquer delito. No entanto Rosa Freire teve que reabrir o caso depois de uma decisão nesse sentido da Audiência Provincial de Madrid com a justificação de que o arquivamento tinha sido “prematuro” já que não tinha sido realizado nenhuma diligência para esclarecer o ocorrido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR