O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) aplicou duas contraordenações entre os 4 mil e os 20 mil euros a duas entidades patronais em Aveiro, por estes darem trabalho a cidadãos em situação ilegal no País. Durante a operação foram identificados 20 estrangeiros, sete dos quais em situação ilegal em Portugal, e localizada uma embarcação referenciada por tráfico e droga.

A ação policial que se realizou nos concelhos de Aveiro, Albergaria, Espinho e Santa Maria da Feira, tinha em vista detetar “cidadãos estrangeiros em situação ilegal”, assim como dissuadir a “exploração de trabalhadores imigrantes em situação ilegal e deteção de eventuais situações de tráfico de seres humanos para exploração laboral”, refere o SEF num comunicado enviado esta segunda-feira.

As fiscalizações foram feitas durante a última semana em estabelecimentos de restauração, via pública e zona internacional do Porto Marítimo de Aveiro.

Um dos estrangeiros ilegais foi detido e presente ao Tribunal Judicial de Aveiro, que determinou a sua condução à fronteira para afastamento imediato do país. Cinco cidadãos estrangeiros ilegais, três deles detetados em carreiras internacionais, foram notificados para abandonar o País nos próximos 20 dias.

Foram também aplicadas três coimas entre os 900 e os 2400 euros por acesso indevido à zona internacional do Porto Marítimo de Aveiro.

Em águas nacionais, foi detetado um navio referenciado pelas autoridades nacionais e estrangeiras pela prática de tráfico de estupefacientes, tendo sido alertada a autoridade policial competente para as necessárias averiguações e procedimento em conformidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR