A baía de Setúbal prepara-se para receber um investimento de 250 milhões de euros. O projeto turístico, liderado pela Macau Legend, do empresário macaense David Chow, tem como objetivo estreitar a ligação entre Setúbal e Tróia e promete revolucionar a frente ribeirinha de Setúbal. Está prevista a construção de uma marina, dois hotéis, de cinco e quatro estrelas, espaços comerciais, culturais e desportivos e blocos de habitações privadas.

Os detalhes deste “mega” empreendimento turístico merecem o destaque de vários órgãos de comunicação, incluindo o Público e o Setúbal na Rede. De acordo com este último, a Macau Legend é um dos maiores operadores de jogo e entretenimento de Macau e conta com um volume de negócios de 350 milhões de dólares, cerca de 316,79 milhões de euros.

Este é o primeiro grande projeto da Macau Legend em Portugal (e na Europa). “É uma revolução que se vai operar na zona ribeirinha e este projeto vai ser uma âncora para renovar toda a zona de frente do rio, porque temos a certeza que, a seguir a este investidor, virão outros”, sublinhou Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal.

De acordo com Maria das Dores Meira, o investimento em Portugal tem “autorização do Governo chinês” e está a “ser acompanhado” pelo Executivo português, com quem o empresário David Chow já se reuniu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda assim, há alguns obstáculos por ultrapassar. Os terrenos em causa são propriedade pública e estão sob administração dos portos de Setúbal e Sesimbra. “Há coisas por resolver, os terrenos de uso portuário têm de passar para domínio municipal, mas o Governo está a acompanhar as negociações e vai haver cedência de uso com toda a urgência, talvez em julho ou agosto”, explicou Maria das Dores Meira, ao Público.

A Câmara Municipal de Setúbal espera que o projeto arranque já em 2017 e que permita criar, logo numa primeira fase, três mil postos de trabalho.

O investimento do grupo macaense poderá incluir a entrada no capital do Casino de Tróia, detido pela Oxy capital e pela Amorim Turismo.