Os Estados Unidos da América já têm nova secretária da Educação. Trata-se a advogada e ativista conservadora Betsy DeVos.
A advogada presidiu o partido republicano no estado de Michigan e, segundo o site Chalkbeat, teve um papel chave em diversas decisões políticas relativas à educação nos últimos anos, mas manteve-se sempre discreta. Nunca trabalhou na educação pública e escolheu escolas privadas para os seus filhos.
Em comunicado, Donald Trump elogiou DeVos considerando-a “uma brilhante e apaixonada defensora da educação“, avança o The Guardian.
Sob a sua liderança vamos reformar o sistema de educação dos EUA e acabar com a burocracia que está a prender os nossos filhos, para que lhes possamos oferecer uma educação de classe mundial e escolhas escolares para todas as famílias”, disse Trump no comunicado.
Betsy DeVos já reagiu à nomeação através do Twitter:
I am honored to work with the President-elect on his vision to make American education great again. The status quo in ed is not acceptable.
— Betsy DeVos (@BetsyDeVos) November 23, 2016
DeVos é a segunda mulher a integrar o governo de Donald Trump depois da nomeação de Nikki Haley, governadora da Carolina do Sul, para embaixadora das Nações Unidas.