790kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

André Abrantes Amaral

Colunista

Artigos publicados

Política

O que junta liberais e conservadores

Os objectivos dos liberais e dos conservadores são diferentes, mas o modo de caminhar é idêntico e oposto ao das correntes políticas marcadas pelo vício da necessidade histórica a que se acomodaram.
Impostos

Bastaram 8 dias

Desde Agosto que o PSD prometeu baixar os impostos já. Ganhas as eleições, bastaram 8 dias para o PSD se cingir à redução de impostos do PS, que se limita a um ajuste dos escalões à inflação.
Política Externa

Portugal e o pendor atlântico da NATO

Exercer a nossa influência no Atlântico sul, não se traduz apenas num proveito para Portugal, mas num ganho para o Ocidente que se confronta com o maior desafio à sua existência desde 1945.
Religião

Deuses não, mas amigos de Deus

Deus é Deus e mais ninguém. Infelizmente, não reconhecemos o impacto que esta percepção teve na formação dos conceitos que hoje em dia temos da liberdade, da igualdade e da própria democracia.
Legislativas 2024

Boomerang

O partido que mais cresceu foi aquele que deu nome ao mal-estar generalizado, apontou o dedo aos responsáveis, mas que propôs o mesmo que o PS, desta vez com personagens que se desejam limpas e puras.
Legislativas 2024

Os erros pagam-se caro

A AD perdeu 100 mil votos para o ADN e impediu que a coligação PSD/IL fosse maior que a esquerda. O PS deu gás ao CH que lhe ficou com os votos e se prepara para o substituir no espaço partidário.
Política Externa

Uma política externa de longo prazo

Um desequilíbrio na Ásia Central a favor da China pode levar Moscovo à paz na Europa. Portugal não tem influência na região, mas pode provocar mudanças noutras zonas que alterem a estratégia de Pequim
Liberalismo

O liberalismo como ideia de governo

É possível que os partidos portugueses troquem o socialismo, a social-democracia e o populismo  pelo liberalismo, enquanto ideia que abarca várias tendências, seja social, conservadora ou económica.
Política

Estagnação, Empobrecimento e Emigração

Descolonizar, Democratizar e Desenvolver requeria o fim de certos preconceitos que não se largaram. Ficámos com a Estagnação, o Empobrecimento e a Emigração. Nada acontece por acaso. 
Corrupção

Como se combate a corrupção?

A corrupção não se combate com uma limpeza, mas com uma economia independente e menos burocracia e arbitrariedade da parte do Estado. Sem isso, as investigações vão continuar e a democracia a sofrer
Política

Pedro Nuno, Mortágua & Ventura, Lda

André Ventura promete o fim do socialismo ao mesmo tempo que avança com medidas próprias do PS. Portugal corre o risco de ficar com os ouvidos cheios da gritaria e o estômago vazio da pobreza.
Partido Chega

O Chega quer ser dono do Estado

O PS julga-se dono do Estado e o Chega quer tomar o seu lugar. Os dois vão lutar pelo mesmo eleitorado e usar argumentos semelhantes. Até no culto da personalidade do líder, PS e Chega são parecidos.
CTT

O PS tornou-se dono do Estado

O PS crê que por ser socialista um governante consegue ter uma visão justa e imparcial da realidade. Um acto de fé que os CTT, a TAP, o SNS, a Justiça e muitos outros casos comprovam estar errado.
PS

Foi mau, mas podemos dar a volta

Afastar o PS do governo é o passo indispensável para que a democracia retome o seu rumo normal, o país volte a crescer, as nossas vidas melhorem e as três décadas de governo PS terminem de vez.
Livros

Alguns livros lidos em 2023

Partilho alguns dos livros que li este ano. Aprendi, fui surpreendido e marcado por todos eles. Numa altura em que as pessoas não nos largam, cada um deu-me bons momentos sem mais ninguém. 
Política

O exemplo de Lucy Barton

O voto em Trump, no Brexit ou em Marine Le Pen, e por cá no Chega, é um voto de protesto que deve ser entendido como isso mesmo: um protesto de pessoas irritadas. Escutá-las é o mínimo que se exige.
Política

E se o PS não sobreviver?

Seja na TAP ou na luta pelos votos dos pensionistas, Chega e PS disputam um eleitorado que é de esquerda na economia e de direita nos costumes. Os dois pouco se distinguem e um pode desaparecer.
Política

Onde estão os grandes estadistas?

Actualmente, os políticos têm mais dificuldade em compreender e se fazer ouvir. Todavia, a explicação para isso não reside na má qualidade dos políticos, mas na complexidade da nova realidade social.
Partido Chega

O Chega quer ser o novo PS

As semelhanças entre o eleitorado tradicional do PS e do Chega mostram que os dois partidos lutam pelo mesmo espaço político e que visam o mesmo objectivo: o controlo da máquina do Estado.
Crise Política

O talentoso Sr. Costa

A força de uma personagem amoral é não ter limites; a sua fraqueza é, não os tendo, não saber o que fazer. Costa chegou ao topo na política e o que nos lega é a sua sobrevivência. 

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora