Por ocasião do Salão de Detroit, dois altos quadros da Daimler deixaram indicações suficientes para que seja legítimo concluir que a Bentley, com o Bentayga, e a Rolls-Royce, com o Cullinan, a lançar em 2018, vão ter que contar com o representante da Mercedes-Maybach no topo do segmento dos SUV.

Data de lançamento para o novo modelo ainda não se conhece, mas tudo aponta para que na sua base esteja uma versão alongada da plataforma que serve o Mercedes GLS de sete lugares, o que se traduzirá num comprimento que irá para além dos 5 metros, e que o motor eleito para o animar seja o mesmo V12 de 6,0 litros adoptado para o S 650.

Com o luxo fora de estrada a ser assegurado pelo Classe G, o SUV da Mercedes-Maybach, sem deixar de possuir competências neste particular, apostará, acima de tudo, no conforto e no bem-estar a bordo. Até porque espaço é o que também não faltará no habitáculo, embora seja interessante imaginar qual a lotação a oferecer pelo novo modelo: os mesmos sete lugares do GLS? Apenas dois, com um verdadeiro salão para quem viaje atrás? Ou uma opção “intermédia” de seis passageiros, mas com os da segunda fila a seguirem no sentido oposto ao da marcha, virados de frente para os da terceira fila, ao melhor estilo de um jacto privado? Tratando-se da Mercedes-Maybach, tudo parece ser possível.

Certo é que, se houve quem pensasse que a Mercedes estaria disposta a abandonar os segmentos mais altos e exclusivos do mercado quando anunciou o encerramento, em 2012, da Maybach, uma década depois de a ter feito renascer das cinzas, a marca da estrela rapidamente demonstrou o contrário. O nome da marca fundada por Wilhelm Maybach em 1909, e adquirida pela Daimler-Benz em 1960, voltou, em 2015, a integrar o catálogo do grupo germânico, desta feita como submarca, associado ao da própria Mercedes, e num primeiro momento através de uma versão mais requintada do Classe S.

Depois, já em 2016, chegou o Mercedes Maybach 6 Concept, não se sabendo ainda em que resultará, para a produção, esse protótipo de um imponente coupé com 5,7 metros de comprimento, senhor de um design exterior e interior impressionante, de um habitáculo extremamente luxuoso, e animado por dois motores eléctricos capazes de oferecer um rendimento combinado de 750 cv.

No final do ano passado, a divisão de luxo voltou a dar que falar, desta feita através do S 650 Cabriolet, um exclusivo e refinado descapotável animado pelo motor 6.0-V12 biturbo de 630 cv e 1000 Nm da AMG, de que serão produzidos somente 300 exemplares, a um preço unitário de 300 mil euros… antes de impostos!

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