Logo Observador
Língua Portuguesa

Teste. Sabe mesmo falar português?

3.381

Funções sintáticas, análises morfológicas, figuras de estilo... A gramática é a matemática da Língua Portuguesa: uns amam, outros odeiam. Mas será que passaria num teste de Português? Descubra aqui.

Hoje é dia de teste. O Observador preparou quinze exercícios para avaliar os seus conhecimentos mais profundos sobre a Língua Portuguesa. Queremos saber se ainda se lembra das funções sintáticas, de como se analisa morfologicamente uma frase ou se sabe diferenciar uma comparação de uma metáfora. Assim ficaremos a saber se Camões ficaria orgulhoso se voltasse à vida. Aceita o desafio?

Para fazer o teste basta escolher uma das três opções em cada uma das perguntas no quiz aqui em baixo. Se a sua resposta for a correta, ela aparecerá a verde. Se estiver errada, aparecerá a vermelho e a resposta certa será marcada a verde. Tanto num caso como no outro, pode ver a percentagem de participantes que escolheu cada uma das opções. No final, veja se passou à cadeira — ou se é uma desilusão para os grandes escritores portugueses.

Bom trabalho.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mlferreira@observador.pt
Amor

A lição que Portugal deveria aprender com o Brasil

Ruth Manus
1.073

Foi aí que percebi que “eu te amo” seria uma belíssima solução para o amor português. Na verdade, nós no Brasil nem falamos o “eu”. Basta o “te amo”. O que importa é que é uma expressão fácil.