Resultado de uma colaboração com o Fraunhofer Institute for High-Speed Dynamics e com o Ernst-Mach-Institut, o Grupo Daimler, proprietário de marcas automóveis como a Mercedes ou a Smart, tem vindo a trabalhar com a já conhecida tecnologia de raios X, aplicando-a, por exemplo, nos testes de colisão que são feitos aos automóveis que comercializa. O objectivo, anuncia o fabricante, passa por aumentar o nível de certeza das conclusões que se retiram das simulações de impactos, feitas com automóveis das suas marcas.

Os estudos, que têm vindo a ser conduzidos pelo departamento de Segurança Automóvel da Daimler AG, têm tido lugar no centro tecnológico da companhia, onde equipas interdisciplinares se têm focado também no desenvolvimento de soluções alternativas de retenção. Para aplicação, nomeadamente, nos veículos de condução autónoma do futuro.

Segundo a Daimler, a utilização da tecnologia de raios X nos testes de colisão permite visualizar imagens estáticas, em alta definição, de determinadas áreas, durante o impacto, ao mesmo tempo que mostra a forma como reagem alguns dos componentes mais importantes para a segurança dos passageiros. Permitindo, assim, avaliar o seu comportamento, na sequência de um embate.

A informação recolhida pelos raios X, conjugada com os dados obtidos através dos modelos de simulação em computador, poderá contribuir para melhorar a fiabilidade das simulações realizadas, quando é chegado o momento de prever os efeitos das colisões, em situações reais, argumenta o fabricante.

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