A famosa saudação “ladies and gentlemen” — “senhoras e senhores” — proferida sempre por uma voz calma e feminina no meio do caos do metropolitano de Londres, vai deixar de se ouvir. Os Transportes para Londres (TfL) anunciaram a decisão de substituir esta saudação por uma que não identifique qualquer género. “Hello, everyone” — será assim que os utentes irão passar a ser recebidos.

O presidente da Câmara de Londres Sadiq Khan disse apoiar “uma forma mais neutra” de comunicar por parte do metro. Já Mark Evers, diretor de estratégia comercial e serviço ao cliente dos TfL, disse à BBC que queria que toda a gente se sentisse bem-vinda no metropolitano. “Analisámos a linguagem que utilizamos nas nossas comunicações e queremos ter a certeza de que é completamente inclusiva e que reflete a grande diversidade de Londres”.

Os TfL já deram instruções ao pessoal que trabalha no metro para começar a utilizar esta linguagem, mas refere que, “de tempos a tempos, os nossos colaboradores, com as melhores das intenções, continuarão a utilizar a expressão ‘senhoras e senhores’. Se acontecer com frequência enviaremos mais avisos”, disse o responsável.

Os ativistas pelos direitos LGBTQ também apoiam esta decisão. Para uma dessas associações, a Stonewall, “a linguagem é muito importante para a comunidade lésbica, gay, bissexual e transgénero, e a forma como a utilizamos pode ajudar a garantir que toda a gente se sente incluída”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR