Londres

“Ladies and gentlemen” vai deixar de ser a saudação oficial aos utentes do metro de Londres

2.528

É a frase que antecede os avisos de segurança, as informações sobre serviços interrompidos ou a direção dos comboios. Mas "ladies and gentlemen" não é uma saudação de género neutro e foi substituída.

"Senhoras e senhores" não garante que toda a gente se sinta bem-vinda no metro, dizem ativistas LGBTQ

Getty Images

A famosa saudação “ladies and gentlemen” — “senhoras e senhores” — proferida sempre por uma voz calma e feminina no meio do caos do metropolitano de Londres, vai deixar de se ouvir. Os Transportes para Londres (TfL) anunciaram a decisão de substituir esta saudação por uma que não identifique qualquer género. “Hello, everyone” — será assim que os utentes irão passar a ser recebidos.

O presidente da Câmara de Londres Sadiq Khan disse apoiar “uma forma mais neutra” de comunicar por parte do metro. Já Mark Evers, diretor de estratégia comercial e serviço ao cliente dos TfL, disse à BBC que queria que toda a gente se sentisse bem-vinda no metropolitano. “Analisámos a linguagem que utilizamos nas nossas comunicações e queremos ter a certeza de que é completamente inclusiva e que reflete a grande diversidade de Londres”.

Os TfL já deram instruções ao pessoal que trabalha no metro para começar a utilizar esta linguagem, mas refere que, “de tempos a tempos, os nossos colaboradores, com as melhores das intenções, continuarão a utilizar a expressão ‘senhoras e senhores’. Se acontecer com frequência enviaremos mais avisos”, disse o responsável.

Os ativistas pelos direitos LGBTQ também apoiam esta decisão. Para uma dessas associações, a Stonewall, “a linguagem é muito importante para a comunidade lésbica, gay, bissexual e transgénero, e a forma como a utilizamos pode ajudar a garantir que toda a gente se sente incluída”.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: afranca@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site