O primeiro-ministro diz que que “o colapso do SIRESP resultou do colapso da rede da PT” quando se referia à falha daquele sistema de comunicação durante o incêndio que matou pelo menos 64 pessoas em Pedrógão Grande. As novas acusações de António Costa à operadora controlada pela Altice foram feitas ao semanário Expresso.

“O que falhou foi que grande parte daquela rede [SIRESP] assenta na rede fixa da PT. A rede fixa da PT assenta em cabos aéreos que obviamente, numa zona florestal que está a arder, ardem. E portanto colapsam as comunicações”, disse o primeiro-ministro. Em 2005, como ministro da Administração Interna, António Costa assinou o contrato com o SIRESP.

António Costa disse que é “inadmissível que as redes de comunicações junto a estradas nacionais que já têm calhas técnicas que não estejam enterradas e continuem com os cabos aéreos”. O enterramento das infraestruturas nestes locais, o que exige um investimento muito avultado, poderá ser a solução.

Sobre a continuidade do SIRESP, o primeiro-ministro abriu a hipótese de o sistema de comunicação de urgências passar a funcionar com outra rede. Se o serviço fornecido não melhorar, António Costa diz que “o SIRESP terá de arranjar outra operadora que não a PT para suportar as suas comunicações, porque a verdade é que houve umas [operadoras] que mantiveram o funcionamento e outras que colapsaram”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De resto, o primeiro-ministro deixou claro que, a haver um corte, este será sempre com a PT e não com o SIRESP. Sobre “rasgar o contrato” ou até nacionalizar o SIRESP, responde que “qualquer uma dessas medidas não resolveria o problema”. O Expresso acrescenta que António Costa abordou as falhas no sistema de comunicações de emergência com o dono da Altice, quando Patrick Drahi foi a S. Bento apresentar a proposta de compra da Media Capital em julho.

Ainda sobre o SIRESP, António Costa adiantou que a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, “está precisamente neste momento a trabalhar com o SIRESP para que seja dotado das redundâncias necessárias para que este sistema não falhe”.

António Costa partilha ainda um episódio caricato durante os dias do incêndio de Pedrógão Grande. Depois de ter passado dois dias sem conseguir falar com o presidente da Câmara de Castanheira de Pera, que o primeiro-ministro diz estar então “completamente incontactável”, António Costa deu-lhe um telemóvel de uma outra rede em pleno teatro de operações. “Mais de 24 horas depois, aquela rede continuava a não funcionar. Se acha isto normal, eu não acho normal”, disse.