O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse este domingo que a líder de facto birmanesa, Aung San Suu Kyi, tem “a última oportunidade” de deter a ofensiva armada que obrigou milhares de Rohingya a fugir da violência.

Numas declarações à BBC agora divulgadas, Guterres afirmou que, se a Nobel da Paz não atuar “a tragédia será absolutamente horrível”, depois de milhares de Rohingyas terem fugido para o Bangladesh para escapar à violência na Birmânia (Myanmar).

Segundo o secretário-geral da ONU, a líder de facto tem a última oportunidade de deter a ofensiva durante um discurso que está previsto fazer ao país na terça-feira.

Quem são os rohingyas e por que fogem de Myanmar?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Se ela não reverte a situação agora, então creio que a tragédia será absolutamente horrível e desafortunadamente não vejo como isto possa modificar-se no futuro”, adiantou Guterres, defendendo que se deveria deixar os Rohingyas voltar para casa.

A ONU advertiu que a ofensiva armada pode ser considerada como uma limpeza étnica.

Os mais de 400.000 Rohingyas que chegaram ao Bangladesh a fugir da violência na Birmânia instalaram-se em campos improvisados ultra ocupados, enquanto as autoridades impõem restrições aos seus movimentos.