O histórico assessor do PSD, Zeca Mendonça, vai abandonar o PSD e assessorar o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Questionado pelo Observador, fonte da Presidência da República confirmou que Zeca Mendonça será consultor para a comunicação da Presidência. O antigo jornalista da TVI, Paulo Magalhães, mantém-se como chefe do gabinete de comunicação e Zeca Mendonça vai completar uma equipa que também inclui Ricardo Jorge Branco, que está na Casa Civil desde o tempo de Cavaco Silva.
Em outubro, Mariana Mira Corrêa, que foi assessora de Marcelo Rebelo de Sousa na campanha das presidenciais e fazia parte da equipa de comunicação, passou a exercer outras funções, relacionadas com as relações internacionais. A equipa de comunicação ficou assim com uma vaga.
Zeca Mendonça está no PSD desde 1974, onde começou como segurança. Passou depois a assessor de imprensa. Numa altura que o PSD vai mudar de líder, Zeca Mendonça — que o Observador tentou, sem êxito, contactar nos últimos minutos — terá decidido mudar-se para Belém.
São conhecidas as excelentes relações entre Zeca Mendonça e Marcelo Rebelo de Sousa.