Clima

Ciência

Dez semanas, dez furacões no Atlântico. Porquê?

126
O furacão Ophelia, que já fez três mortos na Irlanda, é o último dos dez furacões que, este ano, se formaram no Atlântico. Há mais de um século que tal não se sucedia. E pode não ficar por aqui.
Gripe

Gripe e vaga de frio terão causado 4.467 mortos

A gripe e a vaga de frio terão sido responsáveis por 4.467 óbitos durante a última época gripal (2016/2017), segundo o relatório anual do Programa Nacional de Vigilância da Gripe.
Orçamento do Estado

Projetos de redução de carbono recebem 4,5 milhões

124
O Fundo Ambiental irá transferir 4,5 milhões de euros para apoiar projetos agrícolas e florestais que contribuam para o sequestro de carbono, reduzindo as emissões de gases com efeito de estufa.
Meteorologia

Calor: máximas de 30 graus na maior parte do país

169
Ainda não é esta semana que o calor vai embora. O IPMA afirma que os termómetros vão chegar aos 30 graus em todo o país e que o calor se vai fazer sentir sem vento.
Alterações Climáticas

Americanos "estão a cumprir" acordo de Paris

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, "pode ter decidido abandonar o acordo de Paris sobre combate ao aquecimento global, mas os americanos estão a cumprir", disse o ex-secretário de Estado.
Animais

Morsa não vai ser incluída nas espécies ameaçadas

Os Estados Unidos não vão incluir a morsa do Pacífico na lista de espécies ameaçadas, apesar do degelo no Ártico. Em causa está a incerteza em afirmar que a morsa venha a tornar-se espécie ameaçada.
Europa

Alterações climáticas justificam calor na Europa

A organização Climate Central defende que as vagas de calor que afetaram o sul da Europa durante o verão estão relacionadas com as alterações climáticas. Em 2050, temperaturas elevadas serão normais.
Nações Unidas

Guterres: "O mundo tem medo de uma guerra nuclear"

110
António Guterres conduziu esta terça-feira a sua primeira Assembleia-Geral das Nações Unidas. Falou da tensão norte-coreana e da crise em Myanmar, sem esquecer o terrorismo e as alterações climáticas.
Alterações Climáticas

Carros a gasóleo são piores para o clima

427
Estudo da Federação Europeia de Transportes e Ambiente conclui que carros a gasóleo não só poluem mais como também produzem mais gases com efeito de estufa.
Alterações Climáticas

Glaciares dos Alpes franceses diminuiram 25% 

Os glaciares dos Alpes franceses perderam 25% da superfície entre 2003 e 2015 e estão a diminuir "três vezes mais rápido" do que anteriormente, segundo um estudo recente.
Alterações Climáticas

Um terço dos solos do planeta degradados

O consumo das reservas naturais do planeta duplicou nos últimos trinta anos, com um terço dos solos a apresentar-se severamente degradado, alerta um relatório das Nações Unidas.
Degelo

Navio cruza Ártico sem precisar de quebra-gelo

519
Um petroleiro russo atravessou o Ártico pela primeira vez sem precisar da ajuda de um quebra-gelo e em tempo recorde. É mais um sinal das mudanças climáticas e do degelo naquela região do globo.
Vinho

França. Produção de vinho deve cair este ano

A produção de vinho em França deverá baixar 18% em 2017 devido a mudanças do tempo, em particular às geadas na primavera, anunciou esta sexta-feira o Ministério da Agricultura francês.
Fotogaleria

Como nasceram flores no deserto do Atacama?

128
O lugar mais seco do planeta ganhou cor e vida, num fenómeno que geralmente ocorre com intervalos de 5 a 7 anos conhecido por "El Niño". Falamos do Atacama, onde as dunas deram lugar a flores.
Índia

21 mortos em deslizamento de terra na Índia

Pelo menos 21 pessoas morreram devido a um deslizamento de terras provocado pelas chuvas das monções na Índia. Há um número indeterminado de desaparecidos.
Índia

Índia. Alterações climáticas "matam" agricultores

O número de casos de suicídio de agricultores indianos aumenta com as crescentes alterações climáticas. A conclusão é de um estudo da Universidade da Califórnia, que analisou ligação.
Alterações Climáticas

Temperatura da Terra pode aumentar até 4,9 graus

O aquecimento do planeta em dois graus até final do século, uma meta que é referida como passível de evitar, pode mais do que duplicar, refere uma investigação da Universidade de Washington.
Alterações Climáticas

Alterações climáticas colocam café em risco

As alterações climáticas colocam em risco a produção mundial de café, cuja procura tem aumentado nos últimos anos, alertaram especialistas e autoridades colombianas.
Alterações Climáticas

71% dos poluentes emitidos por apenas 100 empresas

573
Desde 1988 que apenas 100 empresas totalizam 71% de todas as emissões de gases com efeito de estufa para a atmosfera. A maior parte delas são norte-americanas, indianas e chinesas.
Clima

Publicado diploma da 'Comissão Seca'

Foi publicado o diploma que cria a 'Comissão Seca 2017', já em funções e que tem por objetivo identificar problemas e acompanhar a evolução da situação, tendo em conta o impacto económico negativo.
Alterações Climáticas

Os lemingues

O fogo nas florestas portuguesas, independentemente das responsabilidades de uns e outros, é um episódio mais da tragédia humana do aquecimento global auto-induzido.
Emmanuel Macron

Nova cimeira sobre o clima para "convencer" Trump

O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou a realização a 12 de dezembro de uma cimeira sobre o clima. Acordo de Paris é "irreversível", dizem todos os líderes do G20 exceto Trump.
Ambiente

Falha na Antártica origina maior iceberg do mundo

Uma falha na Península de Antártica poderá dar origem a um iceberg gigante, que poderá ser o maior do momento. Porém, ainda não se sabe quando é que esta separação irá acontecer.
Alterações Climáticas

Área sem gelo na Antártida pode aumentar até 2100

126
A área sem gelo na Antártida pode aumentar em 25% até 2100. As conclusões são de um estudo publicado esta quinta-feira que atribuem as razões às alterações climáticas.
CPLP

Prioridade à cooperação para alterações do clima

Três anos após a reunião ministerial lusófona sobre Ambiente, em Maputo, membros da CPLP estão ainda a ultimar as prioridades a desenvolver na cooperação no domínio das alterações climáticas
Alterações Climáticas

74% da população exposta a calor mortífero em 2100

342
Três quartos da população mundial estará exposta a ondas de calor mortíferas em 2100, se as emissões de gases com efeito de estufa continuarem a aumentar.
Presidente Trump

As minas vão mesmo reabrir?

Serão os nossos governante capazes de definir os limites? Ou acabará o President Trump a dar emprego a milhares de robôs-mineiros?
Clima

Sobre nuvens e relógios

186
Por causa da decisão de Donald Trump de retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris, desde o princípio do mês li umas valentes centenas de páginas sobre a controvérsia do “aquecimento global”.
Alterações Climáticas

Clima. Como seria NY depois da subida das águas 

132
"TwoºC" é o nome da curta-metragem que retrata o cenário devastador de Nova Iorque, caso não se cumpram os acordos mundiais para combater as alterações climáticas.
Alterações Climáticas

Juncker. UE não vai renegociar Acordo de Paris

O presidente da Comissão Europeia assegurou que "a União Europeia não vai renegociar o Acordo de Paris" sobre o clima, apesar da saída dos Estados Unidos.
Alterações Climáticas

EUA deixam Acordo mas não desistem do Clima

Responsáveis do G7 disseram este domingo que os Estados Unidos confirmaram a intenção de deixar o Acordo de Paris, mas pretendem continuar os esforços para lutar contra as alterações climáticas.
Poluição

Poluição feita por navios é significativa

A poluição atmosférica gerada pelos navios que passam perto da costa portuguesa não é contabilizada, mas, no caso do dióxido de enxofre, a quantidade é quase igual à registada em terra.
Alterações Climáticas

Temperatura pode subir 2,7 graus até 2100

A temperatura média mundial poderá subir 2,7 graus até 2100 se não houver novos compromissos com o combate às alterações climáticas e ação política firme.
Presidente Trump

Trump mantém-se "comprometido" com o clima

O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, disse esta segunda-feira que o presidente Donald Trump quer "manter-se comprometido" com as questões relacionadas com o clima.
Presidente Trump

Acordo de Paris. Conselheiro critica Trump

Jamie Dimon, executivo máximo do grupo bancário JPMorgan Chase e membro do grupo consultivo criado pelo Presidente Donald Trump, está em "total desacordo" com a saída do acordo de Paris.
Clima

Médicos têm papel contra alterações climáticas

O presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna defende a mobilização de todos para enfrentar as alterações climáticas, realçando a sensibilização dos profissionais de saúde.
Alterações Climáticas

Pittsburgh vira as costas a Trump

379
"Fui eleito para representar os cidadãos de Pittsburgh, não os de Paris". Fake news, diz o mayor da cidade do Estado de Pensilvânia que não esquece a vitória de Hillary Clinton nas presidenciais.
Estados Unidos da América

EUA vão continuar a reduzir emissões de gases

Os Estados Unidos vão continuar com os esforços para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, assegurou o chefe da diplomacia americana.
Canadá

Justin Trudeau. A decisão dos EUA é "desanimadora"

O primeiro-ministro canadiano Justin Trudeau mostrou-se "profundamente desapontado" com a retirada dos Estados Unidos da América do Acordo de Paris, anunciada na quinta-feira.
Espanha

Governo espanhol diz que acordo não é renegociável

O governo espanhol defendeu que o Acordo de Paris "não tem volta atrás nem é renegociável", reagindo à retirada dos Estados Unidos, anunciada na quinta-feira pelo presidente Donald Trump.
Londres

Oposição pede posição mais firme de Theresa May

Os partidos da oposição britânicos acusaram esta sexta-feira a primeira-ministra Theresa May de falta de firmeza face aos Estados Unidos após a decisão de Washington em retirar-se do acordo de Paris.
Degelo

Antártida. Bloco de gelo gigante prestes a cair

801
Trump recusa acreditar em alterações climáticas. Até tirou os Estados Unidos do Acordo de Paris. Enquanto isso, na Antártida, a plataforma de gelo Larsen C está prestes a separar-se.
Catarina Martins

Catarina Martins. Trump não olhou para o futuro

A coordenadora do Bloco de Esquerda considerou que o presidente norte-americano olhou para o dinheiro e não para o futuro do planeta ao retirar o seu país do acordo de Paris sobre o clima.
Alterações Climáticas

Ban Ki-moon dececionado com decisão de Trump

O antigo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, mostrou-se profundamente dececionado com a decisão do presidente do Estados Unidos da América, Donald Trump, de retirar o país do Acordo de Paris.
António Guterres

Guterres apela aos países que mantenham acordo

O secretário-geral da ONU, António Guterres, defendeu que a luta contra o aquecimento global não pode parar, apelando a todos os países que se "mantenham envolvidos" no Acordo de Paris.
António Costa

"Primeiro dever" é preservar o planeta

229
O primeiro-ministro, António Costa, disse que o "primeiro dever" dos responsáveis do mundo é preservar o planeta para as gerações futuras sobre a desvinculação dos Estados Unidos do acordo de Paris.
Angela Merkel

Merkel determinada em aplicar o Acordo de Paris

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse estar "mais determinada do que nunca" para atuar sobre as questões climáticas reagindo à retirada dos Estados Unidos do Acordo de Paris.
Presidente Trump

Acordo de Paris. Gigantes da economia deixam Trump

1.615
A decisão de Trump de rasgar Acordo de Paris está a ser muito contestada entre os líderes da economia mundial. Elon Musk (Tesla) e Bob Iger (Disney) deixaram conselho consultivo de Trump em protesto.
Presidente Trump

Macron para Trump: "Make our Planet Great Again"

1.530
Numa resposta direta a Donald Trump, Emmanuel Macron aproveitou o slogan do norte-americano - "Make America Great Again" - para lançar um campanha de provocação: "Make Our Planet Great Again".
Clima

Japão critica Trump: "contrário à inteligência"

579
O Governo do Japão classificou de "lamentável" o anúncio do Presidente dos EUA de retirar o país do Acordo de Paris, com o ministro do Ambiente a considerar a medida "contrária à inteligência humana".
Clima

Explicador/ Os EUA vão sair do Acordo de Paris. E agora?

Donald Trump anunciou que os Estados Unidos da América vão abandonar o Acordo de Paris, que pretende reduzir as emissões de gases com efeito de estufa. E agora? O que se segue?
Redes Sociais

Memes. Trump derrete nas redes sociais

335
O anúncio de que os Estados Unidos vão abandonar o Acordo do Clima de Paris animou as redes sociais. Memes com o protagonista da decisão, Donald Trump, estão a inundar as redes sociais.
Clima

Marcelo defende que Europa deve unir-se

Marcelo Rebelo de Sousa reagiu ao anúncio de Donald Trump. O Presidente acredita que a Europa deve unir-se e "continuar a ser uma campeã" no combate às alterações climáticas.
Clima

Acordo de Paris não pode ser renegociado

306
França, Alemanha e Itália emitiram um comunicado conjunto onde afirmam que o Acordo de Paris não pode ser renegociado. Trump disse que ia tentar renegociar os termos do tratado de 2015.
Clima

Barack Obama acusa Trump de rejeitar o futuro

O ex-Presidente norte-americano acusou o seu sucessor, Donald Trump, de "rejeitar o futuro" ao retirar os EUA do Acordo de Paris de combate ao aquecimento global.
Clima

Donald Trump rasga acordo e quer renegociar

1.453
Trump anunciou que os Estados Unidos da América vão abandonar o Acordo de Paris, assinado por Barack Obama em 2015. "Vamos começar a renegociar e ver se é possível alcançar um acordo que seja justo."
Alterações Climáticas

Saída dos EUA de acordo de Paris seria "egoísmo"

O cientista Filipe Duarte Santos considera que a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris sobre alterações climáticas, a concretizar-se, será um ato de "grande egoísmo".
Refugiados

Alterações de clima podem levar a mais refugiados

Nos próximos anos poderão existir mais 200 milhões de refugiados devido às contínuas alterações climáticas e sem instrumentos internacionais para os proteger, diz analista e especialista em migração.
Alterações Climáticas

Tusk pede a Trump que não piore "clima (político)"

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, pediu ao Presidente dos EUA, Donald Trump, para não alterar para pior o "clima (político)", abandonando o acordo de luta contra o aquecimento global.
Alterações Climáticas

Reino Unido pressiona EUA a reduzir emissões

O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico disse que pressionará os EUA para reduzir as emissões de gases, após notícias de que Donald Trump poderá retirar o seu país do Acordo de Paris.
Alterações Climáticas

Acordo de Paris: saída dos EUA faz soar alarmes

Os aliados dos EUA fizeram soar na quarta-feira campainhas de alarme à medida que o Presidente norte-americano dá sinais de querer retirar o país do acordo de Paris contra as alterações climáticas.
Alterações Climáticas

Trump retira EUA do acordo de Paris para o clima

3.319
Acordo para travar aquecimento global foi estabelecido no final de 2015 entre 195 países, sendo ratificado por 147 – incluindo a China e os Estados Unidos, os dois maiores poluidores do planeta.
Alterações Climáticas

Guterres pede cumprimento do acordo do clima

Secretário-geral da ONU avisa que efeitos do aquecimento global estão a acelerar. É essencial implementar acordos de Paris, diz. E se um Governo questionar, como Trump, é razão para outros se unirem.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site