Guiné Equatorial

Guiné Equatorial

Guiné Equatorial. Partido no poder volta a vencer

O Partido Democrático da Guiné Equatorial (PDGE), no poder há 40 anos, ganhou de novo, sem surpresa, as eleições legislativas, para o Senado e municipais de 12 de novembro.
Ativismo

ONG's pedem libertação de ativista Esono Ebalé

Cerca de 20 ONG internacionais publicaram uma carta conjunta para o Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema, a pedir a "imediata e incondicional libertação" do ativista Esono Ebalé.
Guiné Equatorial

Amnistia exige libertação de cartoonista

A Amnistia Internacional exigiu esta quinta-feira a libertação "imediata e incondicional" de um cartoonista crítico do regime da Guiné Equatorial, que está preso há dois meses sem acusação.
Guiné Equatorial

Portugal "não aceita" pena de morte

249
Mais de três anos depois de aderir à CPLP, a Guiné Equatorial mantém a pena de morte. Augusto Santos Silva diz que Portugal "não aceita".
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial. Opositores desiludidos com CPLP

Os líderes das duas forças partidárias opositoras do Governo de Teodoro Obiang, na Guiné Equatorial, manifestaram-se desiludidos com a falta de críticas dos observadores da CPLP.
CPLP

CPLP elogia eleições na Guiné Equatorial

A CPLP elogiou as eleições na Guiné Equatorial, um dia depois da União Africana as criticar. A CPLP visitou 52 mesas eleitorais, englobando um universo de aproximadamente 11 mil eleitores.
Guiné Equatorial

Irregularidades nas eleições na Guiné Equatorial

Os líderes dos dois partidos da oposição na Guiné Equatorial acusaram Governo e a junta eleitoral de terem promovido várias irregularidades e ameaçado diretamente os opositores.
Guiné Equatorial

Eleições reforçam poder de Teodoro Obiang

As eleições legislativas e autárquicas deste domuingo na Guiné Equatorial reforçam o poder presidencial do Presidente Teodoro Obiang Nguema, no poder desde 1979.
Guiné Equatorial

CPLP acusada de vender entrada da Guiné Equatorial

Em vésperas de eleições legislativas, líderes da oposição acusam CPLP de ter vendido o lugar de Estado-membro ao Governo do país. Só um dos três critérios de adesão foi cumprido até à data.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial vai a votos no domingo

A coordenadora eleitoral da campanha do Partido Democrático da Guiné Equatorial criticou esta sexta-feira a "política de agressão" dos partidos da oposição.
Guiné Equatorial

CPLP espera eleições "justas e livres"

O líder da missão de observadores da CPLP, nas autárquicas e legislativas na Guiné Equatorial, disse esta sexta-feira esperar "uma participação elevada" e que as eleições sejam "justas e livres".
Guiné Equatorial

Teodorin Obiang condenado em França 

O filho do presidente da Guiné Equatorial foi considerado culpado de desvio de fundos públicos, abuso de confiança e corrupção. Pena de três anos de prisão ficou suspensa.
Guiné Equatorial

Guiné tenta relançar produção de petróleo

A Guiné anunciou a assinatura de três acordos com petrolíferas internacionais para tentar reanimar a produção, essencial para tirar o país da recessão que atravessa desde a descida dos preços.
Eleições em Angola

Presidente da Guiné fala do "exemplo" que Angola é

105
O presidente da Guiné Equatorial felicitou o novo chefe de Estado angolano, João Lourenço, bem como o modo de transição que se regista em Angola, um "exemplo para os países africanos".
UNESCO

Português vence Prémio UNESCO-Guiné Equatorial

133
O investigador português Rui Luís Gonçalves dos Reis, da Universidade do Minho, ganhou o Prémio UNESCO-Guiné Equatorial de Pesquisa em Ciências da Vida-2017.
Guiné Equatorial

Obiang reconduzido por tempo "indeterminado"

O Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, foi reconduzido na direção do Partido Democrático da Guiné Equatorial (PDGE) para cumprir um mandato com "duração indeterminada".
África

Arranca combate à criminalidade no Golfo da Guiné

As operações da rede inter-regional de combate à criminalidade marítima no Golfo da Guiné arrancaram oficialmente esta quinta-feira, num programa de 9,2 milhões de euros que envolve 19 países.
OPEP

Guiné Equatorial é oficialmente membro da OPEP

A Guiné Equatorial tornou-se esta quinta-feira o 14º país a entrar para a Organização dos Países Exportadores de Petróleo, depois de ter começado o processo de adesão há oito anos.
Guiné Equatorial

Língua portuguesa reduzida a pequenos núcleos

Apesar do interesse em falar português na Guiné Equatorial, a língua está confinada a pequenos "núcleos", segundo o cônsul português naquele país. Há falta de professores e de aulas.
Petróleo

Guiné Equatorial vende mais a Portugal que Angola

A Guiné Equatorial ultrapassou pela primeira vez Angola como maior fornecedor de petróleo a Portugal no primeiro trimestre, com vendas acima de 100 milhões de euros, quase o dobro de Angola.
Guiné Equatorial

Poucos avanços no ensino do português

O deputado Carlos Páscoa Gonçalves (PSD) disse que as autoridades da Guiné Equatorial mostraram-se muito interessadas no ensino da língua portuguesa, mas que os avanços realizados são restritos.
Guiné Equatorial

Guiné pede formação técnica a Portugal

A Guiné Equatorial pediu esta sexta feira o apoio do parlamento português para a formação de técnicos nas suas "instituições jovens" por considerar a experiência portuguesa um benefício para o país.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial disposta a abolir pena de morte

A Guiné Equatorial está disposta a abolir a pena de morte mas só quando encontrado um "modelo adequado" que tenha em conta o contexto de terrorismo no qual se insere.
Guiné Equatorial

África Central firma acordo de livre circulação

O Gabão e a Guiné-Equatorial firmaram um acordo de princípio que prevê a livre circulação de pessoas, um dos grandes desafios daquela sub-região do continente africano.
Guiné Equatorial

Portugal apoia Guiné a abolir pena de morte

O Governo português remeteu o apoio de Portugal à Guiné Equatorial para alterar a sua legislação para depois da ratificação, pelo Presidente equato-guineense, da abolição da pena de morte.
Guiné Equatorial

Guiné. Novo protocolo para formar funcionários

A Guiné Equatorial e Portugal vão renovar o protocolo para formação de funcionários em língua portuguesa, que passará a abranger médicos, professores e jornalistas, além de diplomatas.
França

Obiang julgado em França por "ganhos ilícitos"

Acusado de ter fraudulentamente conseguido em França um património considerável, Obiang deve começar a ser julgado segunda-feira. Filho do presidente da Guiné Equatorial quer adiamento da audiência.
Fidel Castro

Fidel. Guiné Equatorial decreta três dias de luto

A Guiné Equatorial decretou três dias de luto nacional pela morte do histórico líder cubano Fidel Castro, anunciou o primeiro-ministro do país, Francisco Pascual Obama Asue.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial tem de abolir pena de morte

"Do ponto de vista português, [a abolição da pena de morte] tem de ser feita de imediato", afirmou Augusto Santos Silva. Caso contrário, a presença da Guiné Equatorial é ilegítima.
Guiné Equatorial

Guiné na CPLP. Temer quer "dinâmica construtiva"

Presidente interino do Brasil, Michel Temer, defendeu, a propósito do 2º aniversário da entrada da Guiné Equatorial na CPLP "uma dinâmica construtiva" assente nos interesses e valores da comunidade.
Guiné Equatorial

Pertença à CPLP "não é incondicional"

Numa mensagem para a Guiné Equatorial, Santos Silva diz que a CPLP "não é incondicional" e que os seus membros têm de cumprir deveres como o respeito pelos direitos humanos e a democracia.
Guiné Equatorial

CPLP tem "obrigação" de apoiar a Guiné Equatorial

O Secretário-executivo da CPLP afirmou que a integração do país deve ser apoiada pela organização. Murargy afirmou que alguns setores da sociedade portuguesa sempre se manifestaram contra a adesão.
CPLP

Ramos-Horta: Guiné Equatorial progrediu pouco

O antigo Presidente timorense José Ramos-Horta considera que a Guiné Equatorial não tem feito "muitos progressos" desde que aderiu à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), há dois anos.
Guiné Equatorial

Portugal é "prioridade" para Guiné Equatorial

Atualmente, a cooperação entre os dois países foca-se na educação e na promoção da língua portuguesa. A Guiné Equatorial tornou-se membro de pleno direito da CPLP na cimeira de Díli, em 2014.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial desvaloriza polémica Obiang

O embaixador da Guiné Equatorial junto da CPLP desvalorizou a posição do partido CORED, no exílio, que pediu ao Presidente português para que não receba o seu homólogo equato-guineense, e desafiou os seus membros a fazer política no país.
Guiné Equatorial

"Guiné Equatorial não é democracia plena, mas..."

O cônsul português na Guiné Equatorial considerou que os expatriados para aquele país sentem-se seguros dentro das fronteiras. A Guiné Equatorial aderiu à CPLP há dois anos.
Guiné Equatorial

Obiang cancela visita à sede da CPLP

O Presidente da Guiné Equatorial tinha uma visita a Lisboa prevista para sexta-feira. Teodoro Obiang Nguema justificou não estar "em condições" de sair do seu país por estar a formar o Governo.
Guiné Equatorial

A vida milionária do filho de Obiang em Paris

1.719
A vida luxuosa que Teodorín Obiang, filho do ditador guineense Teodoro Obiang, leva em Paris denunciou-o. Enfrenta agora acusações de corrupção pela justiça francesa.
Água

Revelados os países com pior acesso a água potável

Dados da Unicef revelam que só há três países em que menos de metade da população tem acesso a fontes melhoradas de água: Papua Nova Guiné, Guiné Equatorial e Angola.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial espera vir a ter emissões da RTP

O embaixador da Guiné Equatorial em Lisboa afirmou que poderá haver emissões da RDP e RTP África naquele país, membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Guiné Equatorial

Missão da CPLP descreve eleições sem incidentes

Os observadores da CPLP consideram que as eleições presidenciais na Guiné Equatorial decorreram "de forma ordeira e pacífica" e registaram uma predominância de elementos do partido no poder.
Guiné Equatorial

Presidenciais na Guiné Equatorial sem incidentes

Os eleitores da Guiné Equatorial votaram hoje nas eleições presidenciais, que decorreram sem incidentes, votação na qual o atual chefe de Estado é considerado o principal favorito.
Guiné Equatorial

ONGs querem fim da repressão na Guiné Equatorial

Um conjunto de dez organizações não-governamentais (ONG) divulgaram uma carta aberta a exigir o fim da "repressão às vozes independentes", quando falta menos de um mês para as eleições presidenciais na Guiné Equatorial.
CPLP

Fim da pena de morte na Guiné Equatorial

Falta "apenas o decreto presidencial" para a implementação da abolição da pena de morte na Guiné Equatorial, um das exigências para a adesão do país à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)
CPLP

CPLP. Portugal discute com Guiné Equatorial

O ministro dos Negócios Estrangeiros português e o seu homólogo da Guiné Equatorial deverão abordar na quinta-feira, em Lisboa, o cumprimento dos compromissos assumidos por aquele país quando aderiu à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em 2014.
CPLP

"Caminho para a democracia é um ponto fundamental"

Mesmo sem se pronunciar concretamente sobre a integração da Guiné Equatorial na CPLP, Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de lembrar que a comunidade é um "espaço de afirmação democrática".
Angola

Eduardo dos Santos elogia Guiné-Equatorial

O ministro da Defesa Nacional de Angola desloca-se hoje a Malabo como enviado especial de José Eduardo dos Santos, com uma mensagem de apoio: "As relações estão muito bem".
Guiné Equatorial

Governo português lamenta declarações

221
O Governo português lamentou "veementemente" declarações do Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema, considerando que, a concretizarem-se, representam uma "grave violação" dos direitos humanos.
Guiné Equatorial

Opositor na Guiné Equatorial diz não poder viajar

O líder do partido da oposição Candidatura Independente da Guiné Equatorial disse estar impedido de viajar para Bata, na parte continental do país, onde pretendia realizar uma manifestação no domingo, que foi proibida.
Economia

Guiné Equatorial: críticas mantêm-se um ano depois

A entrada da Guiné Equatorial na Comunidade de Países de Língua Portuguesa, há um ano, não trouxe melhorias em termos de direitos humanos.
Parlamento

BE ausente de receção a líder da Guiné Equatorial

329
A Presidente do Senado da Guiné Equatorial vai ser recebida esta quarta-feira no Parlamento, mas os bloquistas já garantiram que não vão marcar presença no encontro. Não é um país democrático, dizem.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial na CPLP foi "ponto mais baixo"

O dirigente do partido Livre Rui Tavares diz que a entrada da Guiné Equatorial para a Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP) foi o "ponto mais baixo" da diplomacia nacional.
Guiné Equatorial

CPLP. Ramos-Horta responde a Cavaco Silva

Declarações do ex-Presidente de Timor-Leste, José Ramos Horta, foram publicadas no dia em que Cavaco Silva justificou a entrada da Guiné Equatorial com os "danos" diplomáticos que provocaria a Timor.
Carnaval

Apoio da Guiné Equatorial agita escola de samba

A escola de samba Beija-Flor, do Rio de Janeiro, alega que o patrocínio da Guiné Equatorial para o Carnaval deste ano tem um propósito só cultural, reagindo às críticas de apoio do regime ditatorial.
Desporto

Gana está na final. Com violência e um helicóptero

O Gana estava a ganhar e os adeptos da Guiné Equatorial não gostaram. Atiraram garrafas de plástico, cercaram os ganeses e obrigaram-nos a fugir para o relvado. Até se viu um helicóptero no estádio.
Futebol

Taças das Nações Africanas joga-se na Guiné

Marrocos disse que não. Portanto, a Guiné Equatorial chegou-se à frente, ganhou a corrida e vai acolher a próxima edição da Taça das Nações Africanas, entre 17 de janeiro e 8 de fevereiro.
CPLP

Guiné Equatorial na CPLP é "rutura de paradigma"

Luís Amado considerou que a entrada da Guiné Equatorial na CPLP marcou “uma rutura no paradigma” da organização e lamentou o alheamento da sociedade portuguesa.
Governo

Governo admite fim de vistos com Guiné Equatorial

Agora que Guiné Equatorial entrou para a CPLP, Governo português estuda fim da obrigatoriedade de vistos para detentores de passaporte diplomático daquele país.
CPLP

Um terço da bancada do PS contra Guiné Equatorial 

O Bloco de Esquerda um terço da bancada do PS queriam condenar a adesão da Guiné Equatorial à CPLP mas a maioria da Assembleia da República votou contra.
CPLP

Especial/ Guiné Equatorial: argumentos a favor e contra

O Observador convidou representantes de partidos políticos portugueses, de associações cívicas e da Amnistia Internacional Portugal a gravar um testemunho sobre a Guiné Equatorial e a adesão à CPLP.
CPLP

Entrada em falso da Guiné surpreende Portugal

Cavaco Silva e Pedro Passos Coelho admitiram que foram surpreendidos pelo anúncio antes do previsto da adesão da Guiné-Equatorial à CPLP. Mas ambos desvalorizaram a "incidência protocolar".
CPLP

Especial/ A CPLP esteve para ruir devido à Guiné Equatorial

694
Portugal resistiu enquanto pôde à entrada da Guiné Equatorial na CPLP. Em 2010, ganhou tempo com uma moratória. Em 2012 resistiu. Mas agora, face ao ultimato de Angola e Brasil, acabou por ceder.
CPLP

A Guiné anunciou que já está na CPLP

762
A Guiné Equatorial foi aceite por consenso como membro de pleno direito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), sem que tenha havido uma votação.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site