A Amnistia Internacional acusou o regime de Teodoro Obiang de manter, na Guiné-Equatorial, a pena de morte no código de Justiça militar, embora tendo-a abolido no código penal, entre outras violações dos direitos humanos, como detenções arbitrárias e tortura.

Em 19 de setembro o Presidente Teodoro Obiang promulgou o novo código penal que veio abolir a pena de morte, mas “continuam a existir disposições sobre a pena de morte no código de Justiça militar”, sublinha a Amnistia Internacional (AI) num relatório anual esta terça-feira divulgado.

Vice-Presidente da Guiné Equatorial anuncia fim da pena de morte no país

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao longo de 2022, “as autoridades levaram a cabo prisões e detenções arbitrárias, torturas e outros maus-tratos e desaparecimentos forçados, em contextos como as eleições presidenciais e a chamada Operação Limpeza contra gangues criminosas”, denunciou a AI.

Em resposta a um suposto aumento da criminalidade, o vice-presidente Nguema Obiang Mangue lançou a chamada “Operação Limpeza” nacional para combater o crime organizado, recorda a AI, revelando que, “em três meses, milhares de pessoas terão sido presas em todo o país”.

Além dos casos de maus tratados pelas forças de segurança no momento da detenção “pelo menos quatro morreram na prisão” e o “paradeiro de muitos outros permanece desconhecido”, lê-se no relatório sobre o estado dos direitos humanos no mundo em 2022.

Sob o regime do Presidente Teodoro Obiang, há mais de 43 anos no poder e reeleito em novembro, a Guiné-Equatorial mantém também “a impunidade da violência sexual”, proibindo as raparigas grávidas de irem à escola, e “múltiplas formas de discriminação” das pessoas LGBTI (sigla que significa lésbicas, gays, bissexuais, transgénero, intersexo).

Eleições na Guiné Equatorial. Teodoro Obiang concorre pela sexta vez para mandato que pode não concluir

A AI constatou ainda a deportação de migrantes em situação irregular “sem o devido processo”, documentadas por organizações locais.

“Mais de 500 pessoas principalmente dos Camarões, Nigéria, Senegal, Costa do Marfim, República Centro-Africana, Chade e Mali  foram detidas durante uma campanha governamental contra a migração irregular, acompanhada de rusgas de migrantes”, que decorreu ao longo de pouco mais de dois meses nas grandes cidades.