801kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Guiné Equatorial

Guiné Equatorial

MNE garante apoio consular a português detido

O empresário português Nuno Pimentel está detido sem acusação na Guiné Equatorial há mais de um ano e acusa as autoridades locais de sequestro e de tortura. Cravinho garante apoio consular.
Guiné Equatorial

Divulgado vídeo íntimo de opositor de Obiang

O vídeo mostra Juan Carlos Ondo num quarto de hotel, acompanhado por uma mulher. Líder da oposição diz que filho do Presidente está envolvido na divulgação das imagens.
Diplomacia

Papa nomeia português embaixador em África

O arcebispo José Bettencourt, nascido nos Açores, vai ser o novo núncio apostólico nos Camarões e na Guiné Equatorial. Antigo chefe de protocolo dos papas é o único português embaixador da Santa Sé.
25 de Abril

Marcelo vai convidar chefes de Estado africanos

O Presidente da República irá endereçar convites aos países africanos de expressão portuguesa para os 50 anos do 25 de Abril, devido ao "processo de libertação gémeo e da história comum".
Guiné Equatorial

Amnistia lamenta abolição parcial de pena de morte

A Amnistia Internacional destacou a abolição total da pena de morte na Serra Leoa e República Centro-Africana, mas criticou a Guiné-Equatorial por ter acabado com medida apenas de forma parcial.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial anuncia fim do vírus Marburg

A Guiné-Equatorial felicitou o "magnífico trabalho e resultados obtidos" na luta e contenção do vírus de Marburg, com o fim do surto a ser anunciado esta terça-feira pelo vice-presidente.
Guiné Equatorial

Golfo da Guiné é foco de pirataria mundial

O Golfo da Guiné tem sido um foco de crime marítimo, registando um terço dos ataques de pirataria. Este tipo de criminalidade tem impacto no desenvolvimento económico e em São Tomé e Príncipe.
Amnistia Internacional

Guiné-Equatorial mantém pena de morte

"Em 2022 o Presidente Teodoro Obiang promulgou o novo código penal que veio abolir a pena de morte, mas continuam a existir disposições sobre a pena de morte no código de Justiça militar", diz AI.
Guiné Equatorial

OMS: novos casos de Marburg são "aviso crítico" 

A confirmação de oito novos casos levou a OMS a lembrar que o vírus de Marburg "é muito virulento, mas pode ser controlado com uma mobilização rápida" de medidas de contenção.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Portugal condena homicídio na Guiné Equatorial

João Gomes Cravinho junta-se à diplomacia europeia na condenação da Guiné Equatorial. Em causa está o homicídio de um opositor do regime no país. "Não estamos satisfeitos", diz MNE.
Organização Mundial de Saúde

Surto de febre hemorrágica na Guiné Equatorial

A OMS disse que ia convocar uma "reunião de emergência" para analisar a evolução deste vírus que é quase tão mortal como o Ébola. Há ainda 4.325 pessoas em quarentena em suas casa.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial desmente morte de Obiang

Obiang, de 80 anos, governa ditatorialmente o país desde 1979, quando derrubou o tio Francisco Macías num golpe, e é atualmente o chefe de Estado mais longevo do mundo no cargo, excluindo monarquias.
Justiça

Libertado português detido na Guiné Equatorial

Empresário Nuno Pimentel apresentou queixa de sequestro a um tribunal equato-guineense após ter sido levado, agredido e detido sem acusação.
Guiné Equatorial

Empresário português apresenta queixa de sequestro

Nuno Pimentel apresentou ao tribunal provas médicas das agressões a que foi sujeito comprovadas por uma médica do Hospital Jorge Gori assim como fotografias de extensos hematomas nas costas.
Guiné Equatorial

Empresário detido sem acusação na Guiné Equatorial

Gomes Cravinho garante que está a acompanhar a situação do empresário português, que alega ter sido torturado e detido sem acusação pelas autoridades da Guiné Equatorial.
Guiné Equatorial

Vice-presidente suspeito de lavagem de dinheiro

As autoridades brasileiras anunciaram ter começado uma operação para "obter provas da prática de lavagem de dinheiro no Brasil por pessoa estrangeira politicamente exposta".
Guiné Equatorial

UE felicita abolição da pena de morte

UE saudou a Guiné Equatorial que junta-se agora à maioria dos países do mundo que aboliram a pena de morte que reflete a crescente tendência mundial para abandonar esta forma de punição.
Guiné Equatorial

PSOE apela a Obiang que dialogue com oposição

Pedro Sánchez apelou ao governo reeleito para que estabeleça um diálogo político e social que facilite a concretização de reformas e lamenta "eleições" sem "condições de garantias democráticas."
Guiné Equatorial

Eleições na Guiné Equatorial foram "farsa"

"Estamos a falar de um Estado unipartidário e de um homem só que manteve um controlo rígido sobre a imprensa e a sociedade civil em geral", disse analista político Ebenezer Obadare.
Guiné Equatorial

Oposição pede anulação e repetição das eleições

A oposição da Guiné Equatorial pediu a "anulação e a repetição" das eleições gerais de 20 de novembro, que deram ao Presidente Teodoro Obiang Nguema uma polémica vitória.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial. "CPLP capturada por lideranças"

Analista Lúcia Sá indica a "CPLP não é neste momento uma comunidade de países, é uma comunidade de lideranças de países, que continua a sancionar inconstitucionalidades" no caso do regime de Obiang.
Guiné Equatorial

Obiang reeleito com 94,9% dos votos

Em segundo lugar na votação ficou o secretário-geral da Convergência para a Democracia Social (CPDS), Andrés Esono, o único partido da oposição autorizado, com 9.684 votos.
Guiné Equatorial

Obiang reeleito. Oposição fala em votos "roubados"

Líder da oposição ao regime de Teodoro Obiang diz que votos foram roubados "abertamente". Oficialmente, ditador Obiang recolheu 405.910 dos 411.081 votos.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial. Votos "roubados", diz oposição

Teodoro Obiang foi anunciado como o vencedor das eleições na Guiné Equatorial com quase 95% dos votos, mas o opositor Andrés Esono diz que foram "abertamente roubados".
Guiné Equatorial

Oposição na Guiné Equatorial acusa CPLP

íder da oposição da Guiné Equatorial, Andrés Esono, afirmou que eleições foram "uma fraude total" e cada relatório das missões de observadoresda União Africana e da CPLP é "falso" e "ambíguo" .
Guiné Equatorial

"Fraude". Obiang reeleito com 99,7% dos votos

No poder desde 1979, o Presidente da Guiné-Equatorial renova o mandato e confirma estatuto de líder vivo há mais tempo no poder. Oposição denuncia vários tipos de fraude no dia do ato eleitoral.
Guiné Equatorial

Obiang concorre para mandato que pode não concluir

Teodoro Obiang Nguema Mbasogo deve ser reeleito pela sexta vez Presidente da Guiné Equatorial para um mandato de sete anos que ativistas preveem que não irá concluir.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial. Denunciado "golpe de Estado" 

CORED acusa o presidente Obiang Nguema Mbasogo de violar por duas vezes a Constituição e denuncia "o golpe de estado em curso" que viola a lei fundamental de eleições para reprimir o debate.
Guiné Equatorial

CPLP vai acompanhar eleições na Guiné Equatorial

"Os observadores da CPLP vão testemunhar a fase final da campanha eleitoral, o dia da votação e o apuramento parcial dos votos", lê-se na nota da organização.
Guiné Equatorial

Obiang inicia campanha para sexto mandato

Andrés Esono admite ter "medo" de concorrer contra Obiang, que se candidata a um sexto mandato, mas sem alternativas deixa os resultados das eleições marcadas para 20 de novembro "nas mãos do regime".
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial fecha fronteiras em 31 de outubro

Guiné Equatorial fecha fronteiras dia 31 de outubro até às eleições de 20 de novembro. Com a medida de segurança, pretende-se impedir a infiltração de grupos violentos para boicotar as eleições.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial: opositores denunciam tortura

"Fomos raptados, espancados. Eles maltrataram-nos de uma forma que não consigo descrever", disse um ativista e membro do partido de oposição Cidadãos pela Inovação, detido em setembro.
Eleições

Guiné-Equatorial. Líder da oposição em tribunal

Acusações a Gabriel Nsé Obiang não são conhecidas, numa altura em que faltam 3 dias para a realização das eleições. Atual Presidente está no poder há 43 anos, e procura o sexto mandato.
Guiné Equatorial

Pena de morte. CPLP elogia Guiné Equatorial

O vice-presidente garante que a Guiné Equatorial continuará a desempenhar um papel ativo no reforço da cooperação realçando a sua integração na CPLP consolidada pela abolição da pena de morte.
Guiné Equatorial

Visita da CPLP à Guiné Equatorial adiada para 2023

As eleições gerais da Guiné Equatorial realizam-se a 20 de novembro e, por essa razão, a delegação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa decidiu adiar a visita ao país.
Guiné Equatorial

Abolir pena de morte é "passo histórico", diz CPLP

Decisão de autoridades equato-guineenses saudado pelo secretário-geral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Nações Unidas

Guiné Equatorial comprometida com direitos humanos

Garantia foi deixada no discurso na 77.ª sessão da Assembleia-Geral da ONU, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros do país acusado por organizações internacionais de violações dos direitos humanos.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial. Presidente recandidata-se

Teodorin, vice-Presidente e encarregado da Segurança Nacional da Guiné Equatorial, revelou no Twitter que o atual Presidente que governa desde 1979 vai candidatar-se a mais um mandato.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo congratula decisão da Guiné Equatorial

"Presidente da República congratula-se com o termo de um longo período de aprofundamento dos valores da comunidade, iniciado na Cimeira de Díli, em 2014", pode ler-se na nota publicada.
Guiné Equatorial

Santos Silva saúda abolição da pena de morte

Presidente da Assembleia da República saudou novo Código Penal equato-guineense que consagra a abolição da pena de morte e afirmou que "Portugal continuará a pugnar pela abolição universal".
Guiné Equatorial

Eleições na Guiné Equatorial a 20 de novembro

O atual Presidente Teodoro Obiang não revelou se era recandidato. Espera-se que a corrida presidencial seja feita entre os seus dois filhos que desempenham altos cargos no governo do país.
Guiné Equatorial

Portugal saúda abolição da pena de morte

Portugal saudou a abolição da pena de morte na Guiné Equatorial e comprometeu-se a pugnar pela "abolição universal e definitiva" desta prática, da qual o país é um "convicto abolicionista".

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Há 4 anos recusámos 90.568€ em apoio do Estado.
Em 2024, ano em que celebramos 10 anos de Observador, continuamos a preferir o seu apoio.
Em novas assinaturas e donativos desde 16 de maio
Apoiar
Junte-se ao Presidente da República e às personalidades do Clube dos 52 para uma celebração do 10º aniversário do Observador.
Receba um convite para este evento exclusivo, ao assinar um ano por 200€.
Limitado aos primeiros 100 lugares
Assinar agora Ver programa