Guiné Equatorial

Guiné Equatorial

Guiné Equatorial: 36 pessoas continuam em prisão

Os 36 presos políticos do primeiro partido da oposição na Guiné Equatorial, Cidadãos para a Inovação, continuam na prisão, apesar de terem recebido um indulto, confirmou Gabriel Nse Obiang.
Cimeiras

Guiné-Equatorial. Cimeira do Gás começa hoje

Durante dois dias, a Cimeira vai abordar negócios e parcerias no setor, juntando representantes da indústria do gás e membros de governos africanos, tendo início marcado para esta quinta-feira.
Guiné Equatorial

Oposição pede demissão do Governo

A oposição da Guiné Equatorial exigiu a dissolução do Governo, depois da apreensão de milhões de euros em dinheiro e joias, no Brasil, à delegação que acompanhava o vice-presidente equato-guineense.
Navios

Guiné. Legislar contra a pirataria não basta

A Comissão do Golfo da Guiné admitiu que a criação de leis por alguns países da região, para criminalizar a pirataria marítima e ações contra o ambiente, ainda não teve efeitos.
Guiné Equatorial

Governo recusa executivo de unidade nacional

O governo da Guiné Equatorial recusou a formação de um executivo de unidade nacional transitório até às eleições, disse o líder da Convergência para a Democracia Social.
Guiné Equatorial

CPLP. Guiné Equatorial quer acolher cimeira 2022

A Guiné Equatorial quer acolher a cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa em 2022, após a presidência angolana da organização.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial "deu sinais claros" na CPLP

O Presidente de Cabo Verde afirmou que a Guiné Equatorial deu "sinais claros" do interesse em estar na CPLP, mas não informou sobre eventuais progressos para a abolição da pena de morte.
Guiné Equatorial

PR diz seguir regras da CPLP e ignora pena capital

O Presidente da Guiné Equatorial declarou que o país está a seguir "de forma paulatina e segura" o roteiro da integração na CPLP, sem se referir à abolição da pena de morte.
Guiné Equatorial

Antigo PR de Cabo Verde pede paciência à CPLP

O antigo Presidente cabo-verdiano Pedro Pires defendeu a presença da Guiné Equatorial na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, apelando aos Estados lusófonos para que sejam "pacientes".
Guiné Equatorial

FMI elogia reformas na Guiné Equatorial

Segundo a primeira avaliação ao programa monitorizado pela equipa do FMI, a Guiné Equatorial progrediu na implementação do seu programa de reformas.
Guiné Equatorial

Amnistia Internacional saúda Guiné Equatorial

A Amnistia Internacional saudou a amnistia aos presos políticos anunciada pelo Presidente da Guiné Equatorial, mas instou Teodoro Obiang a dar mais passos no respeito pelos direitos humanos.
Guiné-Bissau

PM guineense à procura de apoio para eleições

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, chegou à Guiné Equatorial para contactos com as autoridades equato-guineenses para tentar obter mais apoio para as eleições legislativas.
Fundo Monetário Internacional

FMI ajuda Guiné Equatorial, mas falta diversificar

Economist Intelligence Unit (EIU) diz que a ajuda do FMI à Guiné Equatorial vai levar a melhorias rápidas nas contas públicas, mas será mais lento a avançar na diversificação económica.
Guiné Equatorial

FMI aprova programa de apoio à Guiné Equatorial

O FMI aprovou um programa de apoio técnico à Guiné Equatorial que visa, entre outras coisas, "reduzir ainda mais o défice orçamental" e "aumentar as receitas não petrolíferas".
Macau

Macau quer cooperação com Guiné Equatorial

Chui Sai On reuniu-se com o primeiro-ministro da Guiné Equatorial, Francisco Pascual Obama Asue, no âmbito da conferência internacional de infraestruturas, que conta com mais de 60 países.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial queria Marcelo, vai ter MNE

Ministro dos Negócios Estrangeiros do país africano tentou entregar carta misteriosa a Marcelo, mas Belém reencaminhou-o para Augusto Santos Silva, noticia o "Público".
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial aborda cooperação com Portugal

Durante uma visita oficial a Lisboa, iniciada esta segunda-feira, o chefe da diplomacia da Guiné Equatorial, Simeón Angüé, disse querer quer "aprofundar e diversificar" a cooperação com Portugal.
CPLP

CPLP apoia projetos de TV na lusofonia 

Na segunda edição do programa serão apoiados nove projetos inéditos de documentários de televisão. Os projetos terão apoio de coprodução no valor de 50 mil euros.
CPLP

Guiné Equatorial prepara semana da CPLP em Malabo

O embaixador permanente da Guiné Equatorial junto da CPLP disse que o país tenciona fazer uma "semana da CPLP" em Malabo, em junho, aproveitando a reunião de aprovação da Agenda Digital.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial. Presidente defende filho

O presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema, defendeu que o seu filho e vice-presidente, condenado em França por lavagem de dinheiro, tem legitimidade para continuar na política.
Guiné Equatorial

Guiné. São Tomé quer ajudar no ensino de português

São Tomé quer ajudar no ensino de português na Guiné Equatorial devido à "proximidade geográfica", aos laços históricos e à irmandade que os unem.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial. Partido ilegal apresenta recurso

O partido oposicionista Cidadãos para a Inovação (CI), ilegalizado em fevereiro último, vai apresentar recurso na próxima semana.
Guiné Equatorial

Pena capital na Guiné Equatorial "não é aceitável"

O ministro dos Negócios Estrangeiros considera que "não é aceitável" que ainda exista pena de morte na Guiné Equatorial. A abolição foi um dos três compromissos para o país entrar na CPLP.
Guiné Equatorial

Justiça ordena dissolução do partido da oposição

A justiça da Guiné Equatorial ordenou a dissolução do principal partido da oposição. O líder do partido diz que o chefe de Estado só o fez porque foi "o único que o confrontou na Guiné Equatorial".
Guiné Equatorial

Portugal espera respeito pelo Estado de Direito

Augusto Santos Silva espera que as investigações, levadas a cabo pelas autoridades da Guiné-Equatorial, relativamente a uma tentativa de golpe de Estado, respeitem o Estado de Direito.
Guiné Equatorial

Primeiro-ministro reconduzido na Guiné Equatorial

O presidente da Guiné Equatorial reconduziu no cargo o primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue. Teodoro Obiang Nguema demitiu o Governo na passada sexta-feira.
Guiné Equatorial

Portugal transmite respeito pela Constituição

Portugal transmitiu à Guiné Equatorial que as "alternâncias governativas" devem respeitar a Constituição. As autoridades guineenses garantem que evitaram um golpe de Estado em dezembro passado.
Guiné Equatorial

Obiang demite Governo na Guiné Equatorial

O presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema, anunciou este sábado pela televisão nacional que demitiu o primeiro-ministro Francisco Pascual Eyegue Obama e dissolveu o Governo.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial nega violação de Direitos Humanos

As autoridades da Guiné Equatorial negam ter violado os Direitos Humanos. O parlamento português aprovou um voto de condenação às limitações da liberdade política no país.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial. Justiça acusa 135 opositores

Foram formalizadas 135 acusações contra opositores, na Guiné Equatorial. A Justiça decidiu mantê-los detidos na prisão de Evinayong e a data do julgamento ainda não se conhece.
Guiné Equatorial

"Próximos" do presidente "financiaram mercenários"

Um advogado da Guiné Equatorial denunciou pessoas "próximas" do presidente que "financiaram mercenários" para fazer um golpe de Estado. O objetivo era impedir que Teodoro Nguema Obiang lhe sucedesse.
Companhias Aéreas

Iberia suspende voos para a Guiné Equatorial

A companhia aérea Iberia decidiu suspender os voos entre Madrid e Guiné Equatorial, em parte devido à concorrência da companhia guineense, Ceiba.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial comprometida com primado da lei

O Governo português recordou que a Guiné Equatorial está comprometida com o Estado de direito e o primado da lei, no âmbito da sua presença na comunidade lusófona.
Guiné Equatorial

Oposição na Guiné Equatorial denuncia tortura

O líder do partido Cidadãos para a Inovação da Guiné Equatorial (CI, oposição) disse hoje que centenas de militantes da sua formação estão a ser detidos, com alguns deles a serem submetidos a tortura.
Guiné Equatorial

Guiné. Golpe de Estado contra Obiang abortado

As autoridades da Guiné Equatorial disseram que abortaram um golpe de Estado contra o Presidente Teodoro Obiang Nguema. Esta tarde, a sede do partido da oposição foi cercada por 200 militares.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial. Sede da oposição cercada 

Os militares "Cortaram a rua de acesso à sede e estão a deter os militantes do partido que encontram pelas ruas", disse Mariano Ona, acrescentando que "não indicam a razão" pela qual o fazem.
CPLP

CPLP só pode "observar" situações o Zimbabué

Jorge Carlos Fonseca, presidente de Cabo Verde, CPLP só "pode observar, informar-se e acompanhar com atenção" as situações no Zimbabué e na Guiné Equatorial, que enfrentam crises políticas.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial. Partido no poder volta a vencer

O Partido Democrático da Guiné Equatorial (PDGE), no poder há 40 anos, ganhou de novo, sem surpresa, as eleições legislativas, para o Senado e municipais de 12 de novembro.
Ativismo

ONG's pedem libertação de ativista Esono Ebalé

Cerca de 20 ONG internacionais publicaram uma carta conjunta para o Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema, a pedir a "imediata e incondicional libertação" do ativista Esono Ebalé.
Guiné Equatorial

Amnistia exige libertação de cartoonista

A Amnistia Internacional exigiu esta quinta-feira a libertação "imediata e incondicional" de um cartoonista crítico do regime da Guiné Equatorial, que está preso há dois meses sem acusação.
Guiné Equatorial

Portugal "não aceita" pena de morte

249
Mais de três anos depois de aderir à CPLP, a Guiné Equatorial mantém a pena de morte. Augusto Santos Silva diz que Portugal "não aceita".
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial. Opositores desiludidos com CPLP

Os líderes das duas forças partidárias opositoras do Governo de Teodoro Obiang, na Guiné Equatorial, manifestaram-se desiludidos com a falta de críticas dos observadores da CPLP.
CPLP

CPLP elogia eleições na Guiné Equatorial

A CPLP elogiou as eleições na Guiné Equatorial, um dia depois da União Africana as criticar. A CPLP visitou 52 mesas eleitorais, englobando um universo de aproximadamente 11 mil eleitores.
Guiné Equatorial

Irregularidades nas eleições na Guiné Equatorial

Os líderes dos dois partidos da oposição na Guiné Equatorial acusaram Governo e a junta eleitoral de terem promovido várias irregularidades e ameaçado diretamente os opositores.
Guiné Equatorial

Eleições reforçam poder de Teodoro Obiang

As eleições legislativas e autárquicas deste domuingo na Guiné Equatorial reforçam o poder presidencial do Presidente Teodoro Obiang Nguema, no poder desde 1979.
Guiné Equatorial

CPLP acusada de vender entrada da Guiné Equatorial

Em vésperas de eleições legislativas, líderes da oposição acusam CPLP de ter vendido o lugar de Estado-membro ao Governo do país. Só um dos três critérios de adesão foi cumprido até à data.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial vai a votos no domingo

A coordenadora eleitoral da campanha do Partido Democrático da Guiné Equatorial criticou esta sexta-feira a "política de agressão" dos partidos da oposição.
Guiné Equatorial

CPLP espera eleições "justas e livres"

O líder da missão de observadores da CPLP, nas autárquicas e legislativas na Guiné Equatorial, disse esta sexta-feira esperar "uma participação elevada" e que as eleições sejam "justas e livres".
Guiné Equatorial

Teodorin Obiang condenado em França 

O filho do presidente da Guiné Equatorial foi considerado culpado de desvio de fundos públicos, abuso de confiança e corrupção. Pena de três anos de prisão ficou suspensa.
Guiné Equatorial

Guiné tenta relançar produção de petróleo

A Guiné anunciou a assinatura de três acordos com petrolíferas internacionais para tentar reanimar a produção, essencial para tirar o país da recessão que atravessa desde a descida dos preços.
Eleições em Angola

Presidente da Guiné fala do "exemplo" que Angola é

105
O presidente da Guiné Equatorial felicitou o novo chefe de Estado angolano, João Lourenço, bem como o modo de transição que se regista em Angola, um "exemplo para os países africanos".
UNESCO

Português vence Prémio UNESCO-Guiné Equatorial

133
O investigador português Rui Luís Gonçalves dos Reis, da Universidade do Minho, ganhou o Prémio UNESCO-Guiné Equatorial de Pesquisa em Ciências da Vida-2017.
Guiné Equatorial

Obiang reconduzido por tempo "indeterminado"

O Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, foi reconduzido na direção do Partido Democrático da Guiné Equatorial (PDGE) para cumprir um mandato com "duração indeterminada".
África

Arranca combate à criminalidade no Golfo da Guiné

As operações da rede inter-regional de combate à criminalidade marítima no Golfo da Guiné arrancaram oficialmente esta quinta-feira, num programa de 9,2 milhões de euros que envolve 19 países.
OPEP

Guiné Equatorial é oficialmente membro da OPEP

A Guiné Equatorial tornou-se esta quinta-feira o 14º país a entrar para a Organização dos Países Exportadores de Petróleo, depois de ter começado o processo de adesão há oito anos.
Guiné Equatorial

Língua portuguesa reduzida a pequenos núcleos

Apesar do interesse em falar português na Guiné Equatorial, a língua está confinada a pequenos "núcleos", segundo o cônsul português naquele país. Há falta de professores e de aulas.
Petróleo

Guiné Equatorial vende mais a Portugal que Angola

A Guiné Equatorial ultrapassou pela primeira vez Angola como maior fornecedor de petróleo a Portugal no primeiro trimestre, com vendas acima de 100 milhões de euros, quase o dobro de Angola.
Guiné Equatorial

Poucos avanços no ensino do português

O deputado Carlos Páscoa Gonçalves (PSD) disse que as autoridades da Guiné Equatorial mostraram-se muito interessadas no ensino da língua portuguesa, mas que os avanços realizados são restritos.
Guiné Equatorial

Guiné pede formação técnica a Portugal

A Guiné Equatorial pediu esta sexta feira o apoio do parlamento português para a formação de técnicos nas suas "instituições jovens" por considerar a experiência portuguesa um benefício para o país.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial disposta a abolir pena de morte

A Guiné Equatorial está disposta a abolir a pena de morte mas só quando encontrado um "modelo adequado" que tenha em conta o contexto de terrorismo no qual se insere.
Guiné Equatorial

África Central firma acordo de livre circulação

O Gabão e a Guiné-Equatorial firmaram um acordo de princípio que prevê a livre circulação de pessoas, um dos grandes desafios daquela sub-região do continente africano.
Guiné Equatorial

Portugal apoia Guiné a abolir pena de morte

O Governo português remeteu o apoio de Portugal à Guiné Equatorial para alterar a sua legislação para depois da ratificação, pelo Presidente equato-guineense, da abolição da pena de morte.
Guiné Equatorial

Guiné. Novo protocolo para formar funcionários

A Guiné Equatorial e Portugal vão renovar o protocolo para formação de funcionários em língua portuguesa, que passará a abranger médicos, professores e jornalistas, além de diplomatas.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)