437kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Guiné Equatorial

Guerra na Ucrânia

Países voltaram a querer petróleo e gás africano

O "ataque" aos combustíveis fósseis acabou em fevereiro por causa do conflito na Ucrânia. Agora dizem aos africanos: produzam mais gás, precisamos do vosso petróleo e gás", disse Obiang Lima.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial tem menos liberdade de imprensa

Publicação mostra um desequilíbrio a nível global em relação à liberdade de imprensa, com a Guiné Equatorial como o país lusófono com menos liberdade e a Rússia em situação "muito difícil".
São Tomé e Príncipe

Presidente de São Tomé visita Guiné Equatorial

O Presidente são-tomense Carlos Vila Nova inicia visita oficial de três dias à Guiné Equatorial para reforçar cooperação entre os países, sobretudo na edução e transportes.
CPLP

CPLP quer acelerar integração da Guiné Equatorial

A organização está a estudar parcerias com a União Europeia e Nações Unidas para o desenvolvimento do programa de apoio à integração da Guiné Equatorial, disse o diretor para a cooperação da CPLP.
CPLP

Brasil aprovou Acordo de Mobilidade da CPLP 

Dos restantes Estados-membros da CPLP, o único que ainda não deu informações sobre o andamento do processo de aprovação é a Guiné Equatorial, afirmou Zacarias da Costa.
Coronavírus

Guiné Equatorial fecha fronteiras até 2 de janeiro

Para os voos internos, as autoridades exigirão certificado PCR obrigatório e cartão de vacinação para cada passageiro no check-in e embarque.
Diplomacia

Portugal quer esclarecimentos sobre repatriamentos

Juristas da Guiné Equatorial denunciaram a ocorrência "há vários dias" de "ataques contra estrangeiros em todo o país" e apelaram à "contenção das autoridades que lideram estas iniciativas".
Petróleo

Guiné Equatorial prepara nova lei do petróleo

Numa conferência organizada pela Câmara Bilateral em Houston, EUA, o ministro das Minas e Hidrocarbonetos da Guiné Equatorial prometeu mais competitividade e menos burocracia às empresas petrolíferas.
Coronavírus

Guiné Equatorial com mais casos na terceira vaga

A Guiné Equatorial está a enfrentar a terceira vaga da pandemia da Covid-19 e os casos têm vindo a aumentar semanalmente. "Não estamos livre de perigo, estamos na terceira vaga."
Guiné Equatorial

ONG denunciam violência contra mulheres 

Organizações denunciam todo o tipo de atos que violem os direitos das mulheres e pedem a construção de uma legislação que ponha um ponto final à à descriminação das mulheres na Guiné Equatorial.
Brasil

Tribunal retira processo contra Lula da Silva

Tribunal Regional Federal da 3ª Região retira processo contra Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente do Brasil, em que era acusado de branqueamento de capitais e tráfico de influência.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial fecha embaixada em Londres 

O governo britânico anunciou a imposição de sanções a Teodoro Obiang Mangue, filho do Presidente da Guiné Equatorial pelo envolvimento na apropriação indevida de fundos do Estado. E o país reagiu.
Resposta Pronta

"A CPLP tem de estar à frente" a apoiar Moçambique

António Monteiro considera que tem de ser a organização o "arauto" na ajuda a Moçambique. O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros aconselha também a "paciência" com a Guiné Equatorial.
CPLP

Guiné Equatorial: "Algum dia vamos presidir CPLP"

"Não temos obsessão de presidir" à CPLP, disse o ministro dos Assuntos Exteriores da Guiné Equatorial, acrescentando que um dia isso irá acontecer.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial vai abolir pena de morte em breve

O embaixador equato-guineense garante que o país vai aprovar o novo Código Penal, em que a pena de morte deixará de figurar. O MNE português espera que isso se concretize.
Noticiário

9h. Guiné Equatorial vai abolir pena de morte

País vai ter "muito em breve" um novo Código Penal. É uma medida esperada desde a adesão da Guiné Equatorial à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, há sete anos.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial. Corrupção aumentou desde a CPLP

"A participação da Guiné Equatorial na CPLP aumentou objectivamente a corrupção, que permeia ou encontra refúgio confortável noutros países lusófonos", conclui o trabalho agora apresentado.
CPLP

Portugal "não tem agenda" nem lidera na CPLP

Na quarta-feira começa a primeira cimeira de negócios promovida pela organização e que contará com a presença de empresas e de chefes de Estado e ministros. Nenhum membro do Governo português vai.
PALOP

PALOP reúne terça-feira chefes de Estado em Luanda

A reunião vai decorre em Luanda, em formato online e tem por objetivo apreciar a adesão de Timor-Leste e Guiné Equatorial à comunidade de países de língua portuguesa.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial sem condenações à morte há e a2os

Quase sete anos depois da adesão à CPLP, a aplicação da pena capital continua prevista na legislação equato-guineense, mas o país tem em vigor uma moratória e, desde 2015, não executa condenados.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial. Polícia impede homenagem 

No dia 7 de março, Bata foi palco de várias explosões com origem num quartel militar que causaram 107 mortes e seis centenas de feridos. A polícia ocupou o espaço pedido para a homenagem.
Guiné Equatorial

Explosão em Bata. 20 corpos estão por identificar

Estão ainda nos hospitais oito dezenas de pessoas, muitas que necessitam de mais cuidados: são amputações ou queimaduras graves. Foi a 7 de março a violenta explosão de munições num quartel.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial avança com fim da pena de morte 

A abolição da pena de morte foi uma das condições da entrada de Malabo na CPLP. Sete anos depois, ainda se discute a reforma do Código Penal e não há intenções de alterar o Código de Justiça Militar.
CPLP

CPLP: novo plano de integração da Guiné Equatorial

Os nove Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa deram parecer favorável ao segundo plano de integração da Guiné Equatorial na organização, com um custo estimado de 170 mil euros.
Guiné Equatorial

Malabo espera que CPLP faça "um pouco mais"

Guiné-Equatorial espera que a CPLP tenha uma "presença ativa" perante a catástrofe causada pelas explosões, no domingo, em Bata, disse o embaixador em Lisboa.
Guiné Equatorial

Bata. São Tomé diz "equipa preparada" para enviar

Uma equipa composta principalmente por "elementos das Forças Armadas" está "preparada para se deslocar à Guiné Equatorial" para prestar apoio após as explosões de domingo passado, anunciou o governo.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial. França envia ajuda 

França responde ao apelo de ajuda internacional do Presidente da Guiné Equatorial com um hospital de campanha, medicamentos e tendas, e ainda uma equipa de desminagem.
Guiné Equatorial

Guiné. Explosões provocam pelo menos 105 mortes 

As explosões de domingo na cidade equato-guineense de Bata provocaram a morte de 105 pessoas, 300 casas foram destruídas e o principal laboratório de testes à Covid-19 foi fortemente danificado.
Guiné Equatorial

Reação à Guiné é desconsiderar tragédias em África

"As tragédias que acontecem no continente africano continuam a ser completamente invisíveis". Ana Lúcia Sá denuncia ausência de ação prática e diz que seria diferente se tivesse sido um país europeu.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial. Cinco portugueses em segurança 

Vivem cinco cidadãos portugueses na cidade de Bata, na Guiné Equatorial, mas estão todos em segurança, diz o Governo. Existem ainda 151 titulares de cartão de cidadão português com morada no país.
Guiné Equatorial

FMI avalia "todas as formas possíveis de apoio"

"O FMI está a avaliar todas as maneiras possíveis de apoiar o povo da Guiné Equatorial neste momento difícil - com base no diálogo político", refere a diretora do Fundo Monetário Internacional.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial. Previsão de 105 mortes

Sete corpos sem vida foram retirados das ruínas durante as operações na manhã desta terça-feira. O último relatório contabilizou 98 mortos, mas o número poderá aumentar.
Guiné Equatorial

Apoio à Guiné Equatorial será "equacionado" com UE

O apoio à Guiné Equatorial será "equacionado" com União Europeia e com as Nações Unidas, na sequência das explosões de domingo em Bata. A CPLP também manifestou solidariedade com o país.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial: 30 mortos em explosão

Depois das autoridades de Malabo divulgarem a morte de 20 pessoas, foram agora confirmadas mais 10 mortes, após os trabalhos desta manhã para a remoção dos escombros. 3 crianças foram retiradas vivas.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial. Explosões fazem 17 mortos

Pelo menos 17 pessoas morreram e outras 600 ficaram feridas após várias explosões num quartel militar em Bata, na Guiné Equatorial. Presidente do país fala em negligência e pede ajuda internacional.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial contra a pena de morte na ONU  

Apesar de vigorar a pena de morte no país, a Guiné Equatorial subscreveu a posição dos Estados da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que são "inequivocamente contrários" à medida.
Guiné Equatorial

Oposição denuncia vacinação de políticos

O partido Convergência para a Democracia Social denunciou que o governo esta a dar prioridade aos políticos e não aos profissionais de saúde: "Querem proteger-se antes do resto da população."
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial transmite programa em português

O programa 'Hora de Agir', cujo conteúdo são debates sobre as questões climáticas e o ambiente, vai começar a ser transmitido em português na televisão da Guiné Equatorial.
Corrupção

Corrupção impede Guiné Equatorial de obter verbas

A Guiné Equatorial acordou um programa de resgate financeiro de 282,8 milhões de dólares, cerca de 231 milhões de euros, no final de 2019, mas recebeu apenas 40 milhões de dólares.
Fact Check

Presidente da Guiné-Bissau agrediu ministro?

Vídeo é de 2016, muito anterior à propagação da Covid-19. Foi feito na Guiné Equatorial -- não na Guiné-Bissau -- e tem como protagonistas um professor universitário e um aluno.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.