Os Estados Unidos da América foram de longe o país que mais investiu na União Europeia em 2013, com 313 mil milhões de euros, seguido pelo Brasil, que aplicou 21 mil milhões, revela o Eurostat.

De acordo com uma estimativa do gabinete de estatísticas da União Europeia, os Estados Unidos foram igualmente o principal destino dos investimentos europeus, com 159 mil milhões.

O Brasil, com 21 mil milhões, a Suíça, com 18 mil milhões, o Japão, com 10 mil milhões, Hong Kong e a Rússia, ambos com 8 mil milhões, foram os outros países que mais investiram nos 28 países que pertencem à União Europeia.

Segundo os dados do Eurostat sobre investimento direto estrangeiro em 2013, a União Europeia investiu 341 mil milhões de euros no resto do mundo, tendo, por outro lado, recebido investimentos na ordem dos 327 mil milhões. Já o investimento da zona euro nos restantes países do globo foi de 324 mil milhões de euros, recebendo em retorno 299 mil milhões.

Os centros financeiros ‘offshore’ (como Liechtenstein, Andorra, Gibraltar, Bahamas, Ilhas Caimão ou Singapura) foram o segundo destino dos investimentos europeus (40 mil milhões), seguindo-se o Brasil (36 mil milhões), a Suíça (24 mil milhões), Hong Kong (10 mil milhões) e a China (8 mil milhões).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR