O prazo médio de pagamento a fornecedores nos Açores, por entidades públicas, diminuiu e situava-se nos 54 dias no final de 2013, segundo o executivo açoriano, que cita um relatório da Direção-Geral do Orçamento (DGO).

Os números surgem um dia após o PSD/Açores ter voltado a apelar ao executivo açoriano para pagar “com a maior urgência possível” as “dívidas” que tem às empresas regionais, acusando-o de as “acumular” apesar de receber “dinheiro a mais” dos impostos.

Esta sexta-feira, uma nota do Governo açoriano sublinha que o executivo regional fechou o ano de 2013 com um prazo médio de pagamento de 56 dias, os Serviços e Fundos Autónomos pagaram a 53 dias e o Setor Público Empresarial Regional (SPER) registou um prazo médio de pagamento de 65 dias.

Segundo um relatório da DGO, recentemente divulgado, “o prazo médio de pagamento a fornecedores nos Açores era de 54 dias no final de 2013 e baixou para cerca de um terço do verificado no final de 2012, que fechou com 172 dias”, refere a nota hoje divulgada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“No primeiro trimestre de 2014, o Governo Regional pagou aos seus fornecedores, em média, a 55 dias, os Serviços e Fundos Autónomos a 48 dias, o Setor Público Empresarial Regional a 68 dias e, no conjunto da Região, o prazo foi de 54 dias”, acrescenta.

Entretanto, um comunicado do PS/Açores critica a liderança do PSD/Açores por ser “um autêntico deserto de ideias, de quem pensa que o exercício político, na oposição, se limita a criticar tudo o que o Governo dos Açores faz”, mas não apresenta “qualquer proposta alternativa”.

“Como se de uma obsessão se tratasse, o Dr. Duarte Freitas [presidente do PSD/Açores] fala sobre a situação das contas públicas dos Açores como se esta fosse semelhante à calamidade das contas públicas do país ou da região autónoma da Madeira”, referem os socialistas, afirmando que, “ao contrário do que acontece a nível nacional, o Governo [Regional] da responsabilidade do PS/Açores tudo tem feito para, em coligação com as famílias e com as empresas açorianas, apresentar medidas e soluções”.