A Euronext decidiu retirar o Banco Espírito Santo (BES) do PSI 20, o principal índice da bolsa de Lisboa, a partir de 11 de agosto a um preço de zero euros por ação. A gestora da bolsa de Lisboa adianta, num comunicado, que a decisão será confirmada na quarta-feira se, até ao fecho das negociações nesse dia, não houver mais informações do regulador sobre a situação do BES.

O BES será retirado do PSI 20, o índice onde estão cotadas as maiores empresas portuguesas, a um preço de zero euros (0,00Euro). A negociação das ações do BES está suspensa desde sexta-feira, depois de terem atingido um novo mínimo histórico de 0,105 euros.

Na segunda-feira à noite, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) comunicou que as ações do BES, que estavam suspensas desde sexta-feira, continuariam cotadas em bolsa, adiantando que está a investigar a negociação de títulos do BES.

O BES, tal como era conhecido, foi extinto este fim de semana. O Banco de Portugal tomou conta da instituição fundada pela família Espírito Santo e anunciou a sua separação, ficando os ativos e passivos de qualidade num ‘banco bom’, denominado Novo Banco, e os passivos e ativos tóxicos num ‘banco mau’ (‘bad bank’).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR