Serviços públicos

EPAL anuncia aumento médio de 31 cêntimos para 86% dos clientes domésticos

O novo tarifário da EPAL, que entrou em vigor a 01 de agosto, implica uma atualização, em média, de mais 31 cêntimos por mês para cerca de 86% dos clientes domésticos, foi hoje anunciado.

ANDY RAIN/EPA

O novo tarifário da EPAL, que entrou em vigor a 01 de agosto, implica uma atualização, em média, de mais 31 cêntimos por mês para cerca de 86% dos clientes domésticos, foi hoje anunciado. Em comunicado, a Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL) refere que o tarifário terá uma atualização média de 1,19% para 2014, tendo uma incidência “em 2,13% sobre os clientes diretos da EPAL e em 0,00% sobre os clientes municipais abastecidos em alta” (empresas municipais distribuidoras a quem a EPAL fornece a água).

No ano passado, a atualização tarifária, também feita em agosto, representou um acréscimo de 0,61% para os clientes diretos, em comparação com os 2,13% aplicados este ano, o que significa um aumento de 1,52 pontos percentuais. A EPAL acrescenta que irá manter este ano o tarifário especial para as famílias carenciadas, criado em 2013. A título de exemplo, um cliente doméstico com um consumo médio de 8 metros cúbicos/mês “passará a pagar 1,98 euros, se beneficiar deste tarifário, reduzindo a fatura em 74%”, frisa a empresa.

Em março deste ano e sobre este tarifário social, introduzido em agosto do ano passado, o presidente da EPAL, José Sardinha, disse que houve 1.532 adesões em sete meses. Para poder beneficiar, o agregado familiar deverá ter rendimentos na ordem dos 400 euros. Além desta tarifa, existe a Tarifa Familiar da Água, destinada a agregados familiares com cinco ou mais pessoas, que se baseia no princípio da equidade e evita que os maiores consumos resultantes da dimensão do agregado sejam faturados aos escalões mais elevados.

A EPAL anuncia ainda a criação de um novo tarifário para este ano. “Específico para as instalações centralizadas de aquecimento de águas sanitárias, para os clientes domésticos com sistemas prediais dotados destas instalações. A adesão a este novo tarifário pressupõe a existência de um contrato específico com um contador próprio”, sublinha a empresa.

O novo tarifário para a venda de água para 2014, que entrou em vigor a 01 de agosto, foi aprovado em 28 de julho pela Direção Geral das Atividades Económicas. A empresa pública, detida integralmente pelas Águas de Portugal, registou, em 2013, uma quebra do lucro de 8% para 40 milhões de euros, em comparação com os 43,6 milhões de 2012. A EPAL abastece cerca de três milhões de pessoas de 35 concelhos a norte do rio Tejo, sendo responsável pelo abastecimento direto de cerca de 350 mil clientes no concelho de Lisboa.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Eleições Europeias

Liberais: já não se livram de nós!

Jose Bento da Silva

Os portugueses sabem hoje aquilo que não sabiam antes do Carlos Guimarães Pinto e do Ricardo Arroja: há vida para lá do socialismo. E conseguiram provar que os políticos afinal não são todos iguais.

Eleições Europeias

Salve-se quem puder /premium

Rui Ramos

É este o governo que temos: não tem nada a dizer ao país, enquanto conjunto dos cidadãos, mas tudo para dizer aos lóbis e grupos de interesse que lhe parecem importantes para continuar a mandar. 

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)