Já foi divulgada a lista completa dos nomeados para o Man Booker Prize deste ano, o prémio literário mais importante da língua inglesa. São 13 os candidatos a ganhar o galardão que, pela primeira vez, se encontra acessível a autores do outro lado do Atlântico.
O Booker Prize foi criado em 1968 e durante mais de 4 décadas premiou anualmente o melhor romance escrito em língua inglesa. Mas com algumas restrições. Os escritores a concurso tinham de ter nacionalidade britânica, irlandesa ou ser originários do Zimbabwe ou de um dos estados-membros da Commonwealth. Mas este ano tudo mudou. Pela primeira vez na já longa história do prémio, este encontra-se disponível a qualquer escritor, desde que este escreva em inglês e tenha publicado a sua obra no Reino Unido. Isto significa que se encontra finalmente acessível a autores norte-americanos. O objetivo é, nas palavras dos próprios organizadores, “reconhecer, celebrar e abraçar” todos os autores de língua inglesa independentemente do seu país de origem, “desde Chicago” até “Xangai”.
A escolha desde ano inclui 6 britânicos, 2 irlandeses, 1 australiano e 5 norte-americanos. Alguns nomes não são estreias. O já galardoado Howard Jacobson encontra-se novamente na lista, assim como dois outros antigos nomeados, Ali Smith e David Mitchell:
- Joshua Ferris (EUA) – To Rise Again at a Decent Hour
- Richard Flanagan (Austrália) – The Narrow Road to the Deep North
- Karen Joy Fowler (EUA) – We Are All Completely Beside Ourselves
- Siri Hustvedt (EUA) – The Blazing World
- Howard Jacobson (Reino Unido) – J
- Paul Kingsnorth (Reino Unido) – The Wake
- David Mitchell (Reino Unido) – The Bone Clocks
- Neel Mukherjee (Reino Unido) – The Lives of Others
- David Nicholls (Reino Unido) – Us
- Joseph O’Neill (Irlanda) – The Dog
- Richard Powers (EUA) – Orfeo
- Ali Smith (Reino Unido) – How to Be Both
- Niall Williams (Irlanda) – History of the Rain
O júri deste ano é composto por AC Grayling, filósofo e escritor, os académicos Jonathan Bate, Sarah Churchwell e Alastair Niven, o neurocientista Daniel Glaser e a jornalista Erica Wagner. À semelhança dos outros anos, os jurados são provenientes de diferentes áreas, de modo a manter a “consistência na atribuição do prémio”. Em comum têm apenas uma grande paixão pela ficção e pela literatura.
O grande vencedor do Man Booker Prize 2014 irá receber € 62,500 (50.000 libras) e os 6 nomeados um cheque no valor de € 3,127 (2.500 libras). Os escolhidos serão divulgados no dia 9 de setembro numa conferência de imprensa em Londres e o grande vencedor um mês depois, a 14 de outubro.
O ano passado, o prémio foi ganho pela neozelandesa Eleanor Catton que, aos 28 anos, foi a autora mais nova a receber um Booker Prize.