Piratas informáticos acederam e roubaram informação confidencial de vários computadores de agências malaias dedicadas à procura do avião da Malaysia Airlines, desaparecido a 8 de março com 239 pessoas a bordo, informa esta quarta-feira a imprensa local.

Segundo o diário The Star, cerca de 30 computadores, designadamente do departamento de Aviação Civil, do Conselho de Segurança Nacional e da companhia aérea, foram infetados com um ‘software’ maligno (‘malware’) que retirou informação e a reenviou para um endereço de Protocolo de Internet (IP) chinês.

A agência da governamental malaia CyberSecurity descobriu o ‘malware’ enviado por correio eletrónico no dia seguinte ao desaparecimento do voo MH370 camuflado como uma notícia que anunciava a descoberta do avião.

O diretor executivo da CyberSecurity, Amirudin Abdul Wahab, disse que o vírus foi detetado depois de várias agências governamentais terem avisado que as suas redes estavam congestionadas com mensagens provenientes dos seus servidores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Estas mensagens de correio eletrónico continham informação confidencial, incluindo minutas de reuniões e documentos confidenciais, vários dos quais relacionados com a investigação do MH370”, indicou o mesmo responsável ao The Star.

“Era um ‘malware’ complexo que os programas antivírus não conseguiram detetar. Foi um ataque muito sofisticado”, acrescentou.

O avião da Malaysia Airlines – que partiu de Kuala Lumpur rumo a Pequim – desapareceu a 8 de março com 239 pessoas a bordo.