A economia grega recuou 0,3% no segundo trimestre do ano, face ao mesmo período de 2013, segundo dados revistos e divulgados nesta segunda-feira pelo Departamento de Estatística helénico (Elstat). Em meados de agosto, o Elstat indicou que a evolução do Produto Interno Bruto (PIB) tinha recuado 0,2%, valor que hoje corrigiu em baixa, considerando novos dados disponíveis, mas que continuam a ser provisórios.

Apesar de a economia grega estar em recessão há 24 trimestres consecutivos, a queda de 0,3% é a menor desde que o PIB entrou em terreno negativo no terceiro trimestre de 2008, refere aquele organismo oficial em comunicado.

Os dados definitivos do segundo semestre vão ser divulgados no final de setembro, quando entra em vigor a nova metodologia para o cálculo do défice estrutural nos países da União Europeia (SEC2010), que inclui atividades ilegais, como a prostituição, o contrabando e o tráfico de droga no PIB.

O Governo grego e a Comissão Europeia preveem que o país tenha este ano o primeiro crescimento económico desde o início da crise em 2008, com um crescimento do PIB em 0,6%.

N.R. O título desta notícia foi corrigido depois de, por lapso, termos escrito que a queda era de 3%. A informação no corpo do texto estava correta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR