Só no último mês, o YouTube arrecadou mais de 30 milhões novos subscritores. Os números foram avançados pela Tubefilter, na contagem mensal dos 100 principais canais a nível mundial. Uma boa parte do crescimento deve-se a PewDiePie, um “gamer” e comentador de videojogos suecos que tem atualmente o maior número de subscrições no YouTube. Com uns impressionantes 30.355.639 seguidores, os vídeos de Arvid Ulf Kjellberg, o verdadeiro nome de PewDiePie, têm mais de 430 milhões de visualizações.

Arvid tem apenas 24 anos e é uma das muitas celebridades jovens que enchem o YouTube. O apelo junto da audiência mais jovem parece ser cada vez maior, um papel antes preenchido pelos cantores e vedetas de Hollywood.

A popularidade destes utilizadores da plataforma é tanta que alguns deles até já ganharam prémios. Arvind, graças ao seu canal PewDiePie, já ganhou um Shorty Award em 2013, na categoria de “Gaming” e um Teen Choice Award, na mesma categoria. Aliás, os Teen Choice Awards, um evento que premeia anualmente as escolhas dos adolescentes, já contêm uma categoria dedicada à “Web”.

Um inquérito encomendado pela revista norte-americana Variety em julho deste ano procurou averiguar quais as figurais públicas mais influentes junto dos adolescentes norte-americanos. O inquérito, feito a 1500 jovens entre os 13 e os 18 anos, concluiu que as celebridades do YouTube são mais populares do que as estrelas do cinema e da música. Das vinte vedetas mais referidas, dez são “youtubers”, sendo que os cinco primeiros lugares são ocupados exclusivamente por utilizadores do serviço da Google, destronando figuras como Katy Perry ou Jennifer Lawrence. Em relação ao “top 3”, as duas primeiras posições pertencem aos duos Smosh e The Fine Bros., notando-se uma clara preferência pelos grupos de comédia. Em terceiro lugar surge o sueco PewDiePie.

O mesmo estudo refere ainda que os “youtubers” são mais cativantes do que as celebridades de Hollywood. Foram descritos como mais inteligentes, de maior confiança e com um bom sentido de humor. Em suma, a autenticidade das vedetas da Internet parece ser o que as torna tão apelativas. Os jovens vêm neles pessoas “reais”em vez de um produto das estratégias de marketing e identificam-se com eles.

Durante o passado mês de julho, os três utilizadores que arrecadaram um maior número de novos seguidores a nível mundial foram jovens celebridades da internet. Em primeiro lugar está REACT, o novo canal do duo de comediantes The Fine Bros., Benny e Rafi. No mês do seu lançamento, o canal recebeu 1.2 milhões de subscrições, destronando assim PewDirePie, que passou para segundo lugar. Em terceiro lugar surge o canal original de Benny e Rafi, com 581.231 novos seguidores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR