A reação dos mercados face à vontade cada vez mais expressiva dos escoceses se virem a tornar independentes do restante Reino Unido não se fez esperar e a primeira vítima, a 10 dias do referendo, é a libra. A moeda, uma das mais sólidas do mundo, está a recuar a um mínimo dos últimos dez meses e tudo indica que continuará a cair até ao dia do referendo.

A sondagem que a YouGov divulgou este domingo, em que o sim está a ganhar por 2% ao não, com 47% dos escoceses a quererem a independência contra 45% que dizem querer ficar no Reino Unido, veio preocupar os mercados sobre o resultado final desta consulta pública que vai ser decidida no próximo dia 18. O valor da libra desceu 1,3% face ao dólar e 0,8% face ao euro. Desde novembro que a libra não estava com um valor tão baixo.

O Citigroup avisou que a libra, que agora vale 1,6105 dólares, pode baixar para 1,56 dólares devido à incerteza sobre que moeda é que a Escócia vai adotar no caso de o sim vencer. Também a bolsa está a desvalorizar, com as empresas que têm fortes apostas naquela região a serem prejudicadas e a verem os seus valores a baixar significativamente – as ações do Royal Bank of Scotland Group caíram 1,7% esta segunda-feira. Já o Lloyds Banking Group, que controla o Banco da Escócia, sofreu o maior impacto: as ações caíram 1.7 mil milhões de libras (-3.3%), um valor registado à hora de almoço. Os investidores estão cada vez mais receosos em apostar numa economia que pode estar prestes a sofrer grandes mudanças.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR