O contínuo Willie, da série televisiva Os Simpsons, é a mais recente “personalidade” escocesa a falar sobre o referendo que, a 18 de setembro, decide se a Escócia sai ou não dos limites fronteiriços do Reino Unido. Num vídeo disponibilizado no YouTube, com menos de 2 minutos de duração, a personagem que trabalha na escola de Springfield argumenta que ambas as campanhas apresentam pontos válidos, no entanto, é fácil de perceber para que lado pende a balança.

Tal como diz o Independent, Willie pode ser amarelo e ter apenas oito dedos, mas continua a ser um dos filhos favoritos da Escócia, motivo pelo qual faz um apelo (não oficial) em favor da independência do território. Na voz e sotaque de Dan Castellaneta, a personagem divide os escoceses em duas categorias: os amantes da liberdade e da tradição das Terras Altas e os que “gostam de rastejar como vermes debaixo de botas britânicas”. Ainda assim, garante prestar apoio aos dois lados, tanto o “correto” como o “obviamente errado”.

O vídeo gira em torno dos temas quentes em debate, incluindo as reservas de petróleo na Escócia. Mas não só: também o “bom whisky” serve de motivo para explicar a existência de uma governação competente. De referir que o desenho animado aponta o chefe de Governo escocês, Alex Salmond, como uma escolha segura. No entanto, nomeia-se a si próprio para o papel líder da independência, por ser uma “escolha sensata” e capaz de honrar a tradição dos heróis nacionais William Wallace e Andy Murray. Acrescenta ainda: “Eu vivi na América a maior parte da minha vida, então vi em primeira mão como não se deve governar um país”.

No final do vídeo, Willie, vestido nos trajes tradicionais da terra natal, rasga a parte superior da roupa para revelar uma frase escrita no peito “Aye or Die” (“diga sim ou morra”, em tradução livre) — não é uma tatuagem, diz, mas antes “um sinal de nascença”.

Esta não é a primeira vez que o programa televisivo Os Simpsons publica vídeos cómicos que se inserem no debate e esfera políticas. Já antes Mr. Burns falou em favor de Mitt Romney enquanto candidato a Presidente dos EUA. Ainda no início do verão foi a vez do desenho animado Shrek abordar o referendo que está nas bocas do mundo. Mike Myers, que dá voz à personagem nos filmes onde o ogre verde é protagonista, disse que “Shrek quer o que for a vontade do povo escocês”. Mas o ator canadiano e de pais ingleses acrescentou: “Eu amo a Escócia; espero que eles permaneçam no Reino Unido”. O Daily Record recorda também que foram várias as celebridades que prestaram declarações sobre o assunto — é o caso de Frankie Boyle e Susan Boyle.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR