437kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Referendo na Escócia

Escócia

Escócia vai ter um novo referendo à independência?

Independentistas querem novo referendo até final de 2023, Boris Johnson diz que nova consulta sobre independência da Escócia só na década de 2050. Adivinha-se um embate entre Edimburgo e Londres.
Escócia

Escócia. PM quer referendo sobre independência

Em 2014, 55% dos escoceses votaram pela permanência no Reino Unido. No entanto, a primeira-ministra da Escócia argumenta que o Brexit "mudou as regras do jogo" para os escoceses.
Brexit

Escócia quer referendo à independência

O governo escocês vai apresentar argumentos esta semana para referendo sobre independência do Reino Unido. Por trás da decisão está o peso de 74% dos escoceses que votaram "não", à saída da UE.
Itália

Regiões italianas querem referendo à autonomia

Depois de Escócia, Reino Unido e Catalunha, agora são as regiões italianas a protagonizar um referendo este domingo. Os líderes garantem que querem semi-autonomia - não a independência.
Referendo na Escócia

Escócia adia novo referendo à independência

A chefe do governo autónomo escocês, Nicola Sturgeon, anunciou esta terça-feira a decisão de suspender a proposta de lei para a realização de um segundo referendo à independência do país.
Catalunha

Espanha. Governo volta a recusar referendo catalão

Espanha não é a Escócia. Responsáveis do governo regional querem que Madrid siga os passos de Londres e aceite dialogar os termos de um referendo. Governo não dá qualquer hipótese.
Escócia

Deveria JK Rowling pensar numa carreira política?

Uma sondagens do diário Daily Telegraph mostra que autora da saga Harry Potter está em melhor posição para lutar pela permanência da Escócia no Reino Unido do que o líder do maior partido britânico
Referendo na Escócia

Theresa May critica "obsessão" do Governo escocês

A primeira-ministra britânica criticou esta sexta-feira "a obsessão" do Governo escocês pela independência, num comício com militantes do seu Partido Conservador a dias de lançar o 'Brexit'.
Referendo na Escócia

May sobre referendo na Escócia: "Não é o momento"

Theresa May e Nicola Sturgeon passaram os últimos dias a trocar mensagens. De Londres saiu um recado: "Não é o momento" para um referendo na Escócia. Edimburgo já reagiu.
Referendo na Escócia

Escócia vai mesmo avançar com novo referendo

A primeira-ministra escocesa confirmou que vai pedir ao Parlamento para votar, na próxima semana, pela realização de um novo referendo sobre a pertença ao Reino Unido.
Referendo na Escócia

Escócia quer segundo referendo à independência

As sondagens continuam a dar a vitória à permanência do país no Reino Unido, mas a primeira-ministra quer garantir que o Brexit não prejudica a Escócia.
Brexit

Manifestantes pedem referendo na Escócia

Os manifestantes juntaram-se em Glasgow para pedir um segundo referendo sobre a independência da Escócia. Em setembro de 2014, cerca de 55% dos escoceses votaram contra.
Brexit

"Brexit pode desencadear independência da Escócia"

O veterano independentista Alex Salmond foi ministro da Escócia antes de se demitir quando a independência foi derrotada no referendo de 2014. O veterano faz campanha pelo chamado 'Brexit'.
Conversas à Quinta

Do voto escocês à inevitável decadência da Europa

O "não" escocês pode ter evitado o efeito dominó dos nacionalismos, mas mantém-se a pressão sobre uma Europa que Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto vêm como decadente, mas ainda afluente e acolhedora.
Mundo

A independência da Escócia. Versão 1974-1975

Após mais de dois séculos de independências, com o Não a história passou a dever aos escoceses a introdução de doses substantivas de racionalidade numa causa a que os povos têm direito inalienável
Referendo na Escócia

Cameron: Rainha "ronronou" de felicidade pelo Não

O primeiro-ministro britânico foi escutado acidentalmente, quebrando a convenção que proíbe a revelação de conversas com a rainha.
Referendo na Escócia

Russos acusam Escócia de fraude eleitoral

Observadores russos que assistiram à contagem dos votos na Escócia dizem que houve mais falhas nas regras agora do que as que lhes foram apontados no referendo de independência da Crimeia.
Referendo na Escócia

Isabel II: "Todos devem respeitar o resultado"

A rainha de Inglaterra não quis influenciar os votantes escoceses antes do dia do referendo, mas agora apela a que todos os britânicos respeitem o resultado apesar do que pensam ou do que sintam.
Referendo na Escócia

Primeiro-ministro escocês anuncia demissão

Depois da vitória do "não" no referendo escocês à independência, Alex Salmond anunciou que se vai demitir do cargo de primeiro-ministro escocês e também de líder do Partido Nacionalista Escocês.
Referendo na Escócia

O discurso de Gordon Brown que se tornou viral

Gordon Brown, o escocês que chegou a primeiro-ministro do Reino Unido, fez um discursos apaixonado em defesa do Não na véspera da votação. Inspirada peça de oratória, tornou-se rapidamente viral.
Referendo na Escócia

Artur Mas: "Votar não divide, votar une"

Para o presidente do governo regional catalão, a Escócia deu uma "grande lição de democracia a todos" e é "o único caminho para resolver os conflitos".
Referendo na Escócia

Bolsas e libra reagem em alta

Investidores receberam a vitória do "não" com otimismo. A libra apreciou-se, as bolsas europeias subiram e os analistas concentram-se, agora, no desempenho da economia britânica.
Escócia

Fins felizes nos referendos: na Escócia e no R&A

Neste últimos 20 anos St Andrews recebeu-me como se fosse mais um cidadão desta terra. Mas diário como este, que a sombria inquietação me levou a escrever, não se repetirá. Teve dois fins felizes.
Referendo na Escócia

Rajoy felicita Escócia e deixa recado à Catalunha

Sem nunca falar na Catalunha diretamente, Rajoy lembrou que a escolha da Escócia evitou "graves consequências económicas, sociais, institucionais e políticas" e também a "segregação".
Referendo na Escócia

O Não ganhou... mas ainda não acabou

O resultado do referendo não é o fim, mas o início de um processo constitucional que pode mudar profundamente o Reino Unido
Referendo na Escócia

Uma Glasgow de ressaca depois da derrota do "sim"

Na praça da independência, a George Square, onde se reuniram centenas de votantes do "sim", ainda há resistentes com bandeiras da Escócia. A polícia permanece no local por precaução.
Referendo na Escócia

David Cameron: promessas feitas serão cumpridas

Primeiro-ministro britânico quer alargar o debate da delegação de poderes a todos os constituintes do Reino Unido e não apenas à Escócia, a quem garantiu uma maior autonomia fiscal.
Referendo na Escócia

A casa dividida

Um país é, como se sabe, obra de todos os momentos. Mas cansa andar sempre à beira da ruptura.
Referendo na Escócia

As capas dos jornais do "reino reunido"

Se o dia de quinta-feira podia ter entrado para a História e as capas dos jornais também, as desta sexta-feira são o que ficará para a posteridade: a Escócia votou 'Não'.
Referendo na Escócia

Não Escocês: Nada será como dantes

A Escócia votou Não. O Reino Unido rejubila e permanece unido. A Europa suspira de alívio. Mas não haja enganos: nada será como dantes nas ilhas britânicas e no continente europeu.
Referendo na Escócia

As imagens do referendo

É uma eleição histórica: a opção escocesa pela manutenção no Reino Unido foi feita com mais de 85% dos votantes inscritos.
Referendo na Escócia

Referendo escocês põe em risco "projeto europeu"

François Hollande considerou que uma eventual independência da Escócia pode por em risco o "projeto europeu", abrindo portas ao berta ao egoísmo, populismo e separatismo.
Comentário

Sem resultados, há projeções

Ainda tudo em aberto na Escócia. Uma hora depois do fecho das urnas, não há resultados e apenas existe uma projeção credível.
Referendo na Escócia

O sim e não que já dividiam os gigantes de Glasgow

Sim ou não. Um deles ganhará o referendo à independência na Escócia. Antes, contudo, a mesma linha já dividia o Celtic e o Rangers. O Observador falou com um adepto de cada clube.
Referendo na Escócia

É oficial. O Reino continua Unido

O Observador acompanha a evolução do referendo que opta pela manutenção da Escócia no Reino Unido. Uma vitória democrática e mais expressiva do que se esperava: 55% pelo não.
Referendo na Escócia

"Sim" levará a efeito dominó 

"Antiquado, não-colaborativo, centrado nos interesses próprios e pouco sensato", é assim que o Reitor do Instituto Universitário Europeu olha para o sentimento independentista.
Referendo na Escócia

Os países que o Reino Unido deu ao mundo

O Reino Unido já deu 60 novos países ao mundo. A Escócia poderá ser o 61º de uma longa lista iniciada em 1776. Foi durante os anos 1940 a 1970 que o movimento independentista mais se intensificou.
Referendo na Escócia

Catalunha acompanha de perto a Escócia

Partidos catalães favoráveis à consulta de 9 de novembro e Governo regional têm enviados na Escócia e no Reino Unido para observar o referendo sobre a independência.
Escócia

"Ladies first" 

Um dia duas votações. A Escócia referenda esta quinta-feira a independência, mas também a admissão de mulheres num dos mais antigos clubes de golfe do mundo.
Referendo na Escócia

O "day of destiny" nas capas dos jornais

O resultado da votação de hoje pode ficar para a história. E algumas das capas dos jornais britânicos e escoceses também. O Observador reuniu algumas dessas primeiras páginas. Ora veja.
Referendo na Escócia

Campanha à porta do voto. Ainda há indecisos

No bairro de Stockbridge, na capital escocesa, ainda se apela ao voto dos que parecem indecisos. O Observador encontrou um, que vacilou até ao fim. Nas ruas, há espanhóis com bandeiras da Catalunha.
Referendo na Escócia

Aye or nay? Casas de apostas já decidiram

Quatro milhões e trezentos mil eleitores escoceses têm nas mãos o futuro do Reino Unido como o conhecemos. Nas casas de apostas, joga-se no 'não'. Resultado imprevisível depende dos indecisos.
Referendo na Escócia

A deputada escocesa que vem de Portugal

Conhece Porto, Lisboa, Leiria, Caminha e comprou um apartamento em Loulé. Jackie Baillie tem muito mais que uma costela portuguesa. Mesmo tendo nascido em Hong Kong e crescido na Escócia. Confuso?
Referendo na Escócia

A Escócia, ou o fracasso da política no Ocidente

Mudar de governo é uma coisa, mudar de país é outra. O que é património da história e reservatório de princípios não devia ter sido exposto ao acaso dos humores e demagogias de um momento eleitoral
Referendo na Escócia

A mais bela bandeira

Arriscamos a desintegração de algo que representou, e representa, uma realidade admiravelmente excêntrica nesta Europa de conformismos e neste mundo de selvajaria: o Reino Unido propriamente dito
Referendo na Escócia

Duas mil pessoas gritaram 'Sim' pela independência

Manifestações pelo 'Sim' e pelo 'Não' fizeram-se ouvir em Glasglow, na véspera do dia em que se decide o futuro da Escócia. Cerca de duas mil pessoas gritaram pela independência.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.