O exército ucraniano afirmou esta quinta-feira que a Rússia concentrou cerca de 4.000 soldados estacionados na Crimeia ao longo dos 100 quilómetros da “fronteira administrativa” com a Ucrânia.

“Segundo as nossas informações, quase todas as unidades militares da Federação Russa estacionadas no norte da Crimeia ocupada foram empurradas para a fronteira administrativa com a Ucrânia, juntamente com todo o seu equipamento e munições”, disse à imprensa o porta-voz do Conselho de Segurança e Defesa Nacional ucraniano, Andrii Lisenko.

As unidades, que totalizam cerca de 4.000 tropas, foram destacadas em “pequenos grupos táticos” ao longo dos cerca de 100 quilómetros da fronteira da Crimeia, península ucraniana anexada pela Rússia em março.

O ministro da Defesa russo, Serguei Shoigu, disse há dois dias, terça-feira, que a Rússia previa aumentar o número de tropas na Crimeia devido ao que descreveu como uma deterioração da situação na Ucrânia e a um aumento de tropas junto à fronteira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Rússia opõe-se a movimentações da NATO para leste e o presidente russo, Vladimir Putin, acusou os países ocidentais de provocarem a crise na Ucrânia para “ressuscitar” a Aliança Atlântica.

A NATO decidiu este mês aumentar a sua presença no leste da Europa e os Estados Unidos estão desde segunda-feira a realizar exercícios militares na Ucrânia ocidental com 14 outros países.

A Frota do Mar Negro russa está baseada na Crimeia e Moscovo anunciou em julho que iniciou a expansão e modernização da frota, com novos navios e submarinos.

Numa eleição realizada no fim de semana na Crimeia, o partido de Putin, Rússia Unida, obteve 70% dos votos para o parlamento regional, uma votação que a União Europeia e os Estados Unidos consideraram ilegítima.