Milhares de pessoas estiveram reunidas hoje no centro de Moscovo numa marcha a favor da paz na Ucrânia e para protestar contra o papel do Kremlin na guerra que agita o leste do território ucraniano. Os manifestantes, incluindo figuras da oposição, atravessaram as ruas da capital russa agitando bandeiras da Rússia e da Ucrânia, gritando “não à guerra na Ucrânia” e “parem as mentiras de Putin”, constatou um jornalista da agência de notícias francesa AFP.

Esta é a primeira grande manifestação contra a guerra na Rússia desde o início do conflito na Ucrânia, entre os separatistas pró-russos e as forças leais a Kiev, há cerca de cinco meses. A manifestação, intitulada de “Marcha para a Paz”, teve cerca de cinco mil participantes no centro de Moscovo, segundo a polícia. Um dos organizadores Serguei Davidis, afirmou que “dezenas de milhares de pessoas” estiveram presentes na marcha.

“Estou convencido que a guerra foi provocada por Putin”, disse Vladimir Kachitsine, um manifestante de 44 anos, que foi à manifestação de cadeira de rodas. “Quero que Putin deixe de interferir nos assuntos internos da Ucrânia”, disse Kachitsine. “Esta guerra é uma loucura e um crime contra a Ucrânia, os habitantes de Donbass e os russos”, disse Igor Iasine, de 34 anos.

Os organizadores da marcha pediram às autoridades russas que terminem com a “sua política agressiva e irresponsável” na Ucrânia, que leva somente a Rússia ao isolamento, aos problemas económicos e ao agravamento das “posições fascistas”. A Rússia é acusada por Kiev e os ocidentais de ajudar a rebelião pró-russa no leste da Ucrânia, fornecendo material e armas aos combatentes e também com o apoio das suas tropas regulares, acusações que Moscovo desmente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR