As eleições primárias no PS acontecem já no próximo domingo. Dos 151.577 simpatizantes inscritos, 35.785 estão em Lisboa e já são conhecidos os sítios em que os simpatizantes do Partido Socialista podem votar. O Centro Comercial da Mouraria ou a Padaria do Povo, em Campo de Ourique, vão ser locais de votação para os inscritos nos cadernos eleitorais das primárias, que vai decidir entre António Costa e António José Seguro como o próximo candidato socialista a primeiro-ministro.

A estes dois locais, somam-se a secção do PS-Lisboa, a Escola Secundária Rainha D. Leonor, a Universidade Intergeracional de Benfica, o Instituto Superior e Engenharia de Lisboa, a Escola Básica Lindley Cintra e a Escola Secundária de António Damásio. No regulamento das eleições primárias do Partido Socialista, já estava previsto que existissem outros locais de votação além das sedes do PS. Tal seria necessário nos locais do país onde houvesse muitos inscritos. Estes são os locais de Lisboa, mas no Porto também há várias urnas de voto para além da sede do PS-Porto.

A histórica Padaria do Povo, em Campo de Ourique, foi um dos sítios escolhidos em Lisboa pela Comissão Eleitoral, presidida por Jorge Coelho em conjunto com a Federação de Lisboa. Com 110 anos de vida, esta casa foi construída para fabricar pão mais barato e distribuí-lo pelas zonas mais pobres de Lisboa. Hoje é um restaurante e uma petisqueira e, no domingo, será também um local de decisão.

Desde quarta-feira à noite, que está disponível no site do PS os locais de votação. Tal como nas eleições nacionais, o eleitor vota na seção de voto da sua residência. Quem more na zona da Av. Almirante Reis, por exemplo, pode votar no Centro Comercial da Mouraria, conhecido por ser o sítio de Lisboa com mais lojas de produtos de várias nacionalidades.

Para além dos cerca de 151 mil simpatizantes do PS, podem votar nas primárias os 90 mil militantes do partido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR