O défice da Segurança Social em termos ajustados verificado até agosto, de 829 milhões de euros, supera o previsto para o conjunto do ano, de 495 milhões de euros, concluiu hoje a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO).

“Em termos ajustados, o défice da Segurança Social observado até agosto supera o previsto para o conjunto do ano”, refere a UTAO numa análise à execução orçamental dos primeiros oito meses do ano, a que a agência Lusa teve hoje acesso.

A UTAO afirma que até agosto a Segurança Social registou um défice orçamental de 829 milhões de euros, o que representa uma melhoria de 321 milhões de euros face ao mesmo período de 2013.

“No entanto, o défice observado é superior ao perspetivado para o ano como um todo (495 milhões)”, sublinham os técnicos independentes.

O valor até agosto é ajustado da transferência extraordinária para compensação do défice da Segurança Social (1.329 milhões), das transferências do Fundo Social Europeu, e do diferente padrão intra-anual do pagamento do 14.º mês dos pensionistas em 2013 e 2014, explica a unidade de apoio ao parlamento.

Por outro lado, a UTAO refere que a execução orçamental da Segurança Social no período de janeiro a agosto apresentou um excedente de 410 milhões de euros, um valor inferior ao verificado no período homólogo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR