UTAO
Novo Banco

Novo Banco atira défice para 0,8% do PIB

O défice orçamental atingiu 0,8% do PIB no primeiro semestre devido à recapitalização do Novo Banco, ficando aquém da meta definida pelo Governo para o conjunto do ano, de 0,2%, estima a UTAO.
Finanças Públicas

Descongelar são menos 237 milhões do que diz Costa

963
Técnicos do Parlamento fazem contas a partir dos valores do Governo e concluem que, incluindo descontos, o descongelamento total é de 567 milhões de euros. Valores que não impedem excedentes até 2023.
Défice

UTAO antecipa défice de 0,4% para 2018

O défice público em contas nacionais deverá ter atingido os 0,4% do PIB em 2018, revela relatório da UTAO (Unidade Técnica de Apoio Orçamental). O valor estará abaixo dos 0,6% previstos pelo Governo.
UTAO

INE divulga saldo orçamental até setembro

INE divulga hoje o saldo orçamental até setembro, com a Unidade Técnica de Apoio Orçamental a prever um excedente de 0,8% nesse período. Governo estima um défice de 0,7% para o conjunto do ano.
Orçamento do Estado

O mistério dos dois défices e os erros, dos outros

Na audição de Mário Centeno no Parlamento muito se falou de duas tabelas e pouco das restantes centenas de páginas do Orçamento. Houve muitas acusações, mas poucas explicações.
Dívida Pública

Despesa com juros da dívida pública cresceu 3,8%

A dívida pública situou-se em 125,8% do PIB no final do segundo trimestre, uma descida de seis pontos percentuais. Mas a despesa com juros da dívida cresceu 3,8%, acima da meta inscrita no OE.
Défice Público

Técnicos do Parlamento: défice de 1% em 2017

O défice do ano passado terá ficado em 1% do PIB. Estimativa é da Unidade Técnica de Apoio Orçamental do Parlamento, mas não conta com recapitalização da Caixa Geral de Depósitos.
Défice

"É previsível que défice fique abaixo de 1,4%"

A Unidade Técnica de Apoio Orçamental estima que o défice fique próximo de 1,4% do PIB. Para o Governo, é já ponto assente que o défice orçamental do ano passado será inferior.
Orçamento do Estado

Governo gastou um terço da "almofada financeira"

Segundo a Unidade Técnica de Apoio Orçamental, dos 968,6 milhões de euros da almofada financeira de segurança estimada para 2017, o Governo usou 332,7 milhões de euros nos primeiros 11 meses de 2017.
Execução Orçamental

Défice em setembro nos 0,3%, mas vai subir

Os técnicos do Parlamento estimam que o défice do Estado terá ficado nos 0,3% do PIB até setembro. Mas alertam para pressões que, até ao final do ano, vão fazer subir o défice para a meta prevista.
Orçamento do Estado

Orçamento não chega para cumprir regras europeias

171
Medidas no orçamento do próximo ano só valem 0,44% do PIB, metade dos 0,9% exigidos pelas regras europeias, diz a UTAO. Comissão deve dar indicação ao Governo que deve tomar mais medidas.
PSD

PSD critica "cortes" na Proteção Civil

226
O PSD criticou os cortes na Proteção Civil e no investimento até julho, conhecidos esta segunda-feira num relatório da UTAO, mostrando-se preocupado com a "repetição de más escolhas".
PSD

Passos acusa Governo de "mandar passar cheques"

260
O presidente do PSD acusou o Governo de "mandar passar cheques" que os portugueses terão de pagar e defendeu que o parlamento terá de se pronunciar sobre os empréstimos ao Fundo de Resolução.
UTAO

Resolução do BES pode custar 633 milhões ao Estado

358
A última alteração às condições do empréstimo ao Fundo de Resolução, que os bancos são responsáveis por pagar, pode vir a custar ao Estado mais de 600 milhões de euros, diz a UTAO.
Impostos

Reavaliação de ativos pode custar 242 milhões

157
Governo estimava em 63 milhões de euros a perda para o fisco do programa de reavaliação de ativos, do qual a EDP é quem mais beneficia. UTAO diz que pode chegar aos 242 milhões de euros.
Défice

UTAO estima défice de 2,4% até março

UTAO (unidade técnica do Parlamento) estima que o défice orçamental tenha ascendido a 2,4% do PIB no primeiro trimestre, em contas nacionais. É uma melhoria face a 2016, mas fica aquém da meta anual.
UTAO

UTAO estima que economia pode crescer 2,5%

A Unidade Técnica de Apoio Orçamental estima que, se o crescimento económico dos próximos trimestres for em linha com o projetado pelo Governo do Programa de Estabilidade, o PIB cresça 2,5% este ano.
UTAO

Dívida estabilizada, mas acima da meta do Governo

Dívida estabilizou nos 130,4% do PIB no primeiro trimestre, o que está na linha do final de 2016, mas que é acima da meta assumida pelo Governo para 2017: 127,9%.
UTAO

UTAO alerta para menor confiança dos investidores

A UTAO alertou esta sexta-feira que a diminuição dos depósitos da administração central pode reduzir a confiança dos investidores em Portugal.
Novo Banco

Novo Banco: PSD pede à UTAO que calcule custos

O PSD avai pedir à Unidade Técnica de Apoio Orçamental que calcule os custos da revisão das condições do empréstimo do Estado ao Fundo de Resolução, dez dias antes do anúncio da venda do Novo Banco.
UTAO

Estado guarda cada vez menos dinheiro nos bancos

Estado central está a guardar cada vez mais a sua almofada de tesouraria em depósitos no Banco de Portugal, e cada vez aplica menos dinheiro nos bancos, diz a UTAO.
UTAO

UTAO estima que dívida pública subiu para 130,2%

145
A Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) estima que a dívida pública tenha subido para 130,2% do PIB no conjunto do ano passado, acima do previsto pelo Governo não só para 2016, mas também para este ano.
Orçamento do Estado

António Costa ironiza com previsões da UTAO

O primeiro-ministro afirmou que a UTAO "ainda acabará" com uma previsão para o défice "melhor" que a do Governo, depois desta entidade ter estimado um valor de 2,6% do PIB.
Orçamento do Estado

Menos mil milhões de investimento garantem défice

638
O défice, sem contar medidas extraordinárias, terá ficado nos 2,6% previstos, explica a UTAO. Investimento ficou quase mil milhões abaixo do anunciado há um ano, a maior fatia do corte na despesa.
Orçamento do Estado

Governo corta no investimento para garantir défice

245
UTAO diz que a meta do défice de 2016 é exequível, mesmo com a derrapagem nas despesas com pessoal e consumos intermédios, porque o Governo cortou o investimento público mais do dobro do esperado.
Orçamento do Estado

UTAO estima dívida pública de 133,2% até setembro

164
A UTAO estima que a dívida pública se tenha situado entre 132,7% e 133,7% do PIB no final do terceiro trimestre, ficando o valor central nos 133,2%, acima da meta do Governo (129,7%).
Orçamento do Estado

UTAO: "Suborçamentação" das despesas com pessoal

A UTAO afirma que o orçamento para 2017 prevê uma redução das despesas com pessoal em alguns programas orçamentais, alertando que pode haver "uma suborçamentação", o que é "um risco de execução".
UTAO

UTAO. CDS e PSD alertam para falência da realidade

Em reação à última análise feita pela UTAO às contas do Estado, CDS nota que receitas do Estado derraparam e PSD alerta para falência da realidade que tem sido "vendida" pelo Governo.
Défice

António Costa confia em défice abaixo dos 2,5%

257
O primeiro-ministro reiterou que o défice "não só ficará claramente abaixo dos 3% como ficaremos abaixo dos 2,5% que nos fixou a União Europeia". Na sexta-feira a UTAO previu "desafios orçamentais".
Dívida Pública

Caixa e Novo Banco ameaçam dívida

Dívida pública atingiu 131,6% do PIB no final de junho. Há factores que podem reduzir dívida até final do ano, mas venda do Novo Banco e recapitalização da Caixa são um risco para a meta.
UTAO

UTAO avisa: CGD e Brexit podem aumentar o défice

105
A UTAO alerta que a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos e o Brexit são "desafios à execução orçamental" e acredita que o desvio do défice no primeiro trimestre não afeta meta do Governo.
Orçamento do Estado

UTAO.Dívida pública terá superado os 130% em abril

1193
Técnicos independentes estimam que a dívida pública tenha voltado a subir em abril e superado os 130%, depois de terminar 2015 a descer pela primeira vez em 129% do PIB.
Orçamento do Estado

PIB tem de crescer 0,9% por trimestre para a meta

A economia portuguesa terá de avançar 0,9% em cadeia nos três trimestres seguintes para atingir o crescimento de 1,8% estimado pelo Governo para o conjunto do ano, alerta a UTAO.
Défice

UTAO estima défice de 3,3% do PIB no 1º trimestre

270
A UTAO estima que o défice tenha atingido os 3,3% do PIB no primeiro trimestre deste ano em contas nacionais, as que contam para Bruxelas, considerando que essa previsão "coloca desafios" ao Governo para o resto do ano.
UTAO

Alterações dos partidos ao OE custam 39 milhões

Análise da UTAO ao primeiro trimestre de execução mostra dívidas a fornecedores a subir. São cerca de 360 milhões de euros a mais. Peritos também contabilizaram o valor de propostas partidárias ao OE.
Défice

OE2015: Défice ficou nos 3,1%

A Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) estima que, excluindo medidas extraordinárias, o défice orçamental em contas nacionais tenha ficado nos 3,1% do PIB em 2015, o que "não permitirá o encerramento do Procedimento dos Défices Excessivos".
PS

UTAO contraria "histeria mediática", diz PS

O PS considerou que o relatório da UTAO contraria, "em grande medida, uma certa histeria mediática que se criou em torno da credibilidade" do cenário macroeconómico da proposta de orçamento, apresentada pelo Governo.
Orçamento do Estado

Correções do Governo metem carga fiscal a descer

Correção no valor das contribuições sociais, neutra em termos de défice, revê em baixa a base para calcular a carga fiscal, que afinal desce 0,3% do PIB, em vez de subir ou estabilizar.
UTAO

Hospitais gastam 300 milhões sem autorização legal

Hospitais gastaram mais 300 milhões de euros em 2015 que o permitido pela lei, diz a UTAO, que pede cautela a olhar para a execução orçamental de dezembro, porque as contas estão mal explicadas
Orçamento do Estado

Plano orçamental de alto risco? 6 alertas da UTAO

233
Medidas extraordinárias que não o deviam ser, défice estrutural em risco de incumprimento, ameaças internacionais e nos mercados financeiros. Técnicos apontam muitos riscos às contas orçamentais.
Orçamento do Estado

PS: Costa explica orçamento no debate quinzenal

Ministro das Finanças esteve duas horas reunido com deputados do PS. No final, João Paulo Correia remeteu explicações sobre parecer da UTAO para debate de amanhã, com Costa. Centeno "seguro".
Orçamento do Estado

UTAO acusa Governo de maquilhar esforço orçamental

1580
Os técnicos consideram que o Governo conta como extraordinárias medidas revertidas e que isso não cumpre as regras. Contas da UTAO dizem que o défice estrutural aumenta, em vez de diminuir.
Orçamento do Estado

UTAO vai analisar esboço do orçamento para 2016

175
O CDS-PP apresentou um requerimento, todos os partidos estavam de acordo, mas Teresa Leal Coelho já tinha feito um pedido sem consultar os deputados. Polémica deu discussão durante uma hora.
UTAO

Défice derrapou até setembro e compromete meta

As contas da UTAO apontam para uma derrapagem nos primeiros 9 meses de 0,6% do PIB face à meta menos rigorosa do PS e diz que os 3% (sem o Banif) só se conseguem com défice de 1% no último trimestre.
Dívida Pública

Cofres do Estado acabaram o ano só meio cheios

173
Governo anterior previa no orçamento que a reserva de tesouraria no final de 2015 fosse de 10,6 mil milhões. IGCP em Setembro dizia que seriam 8,6 mil milhões. No final, ficaram 6,6 mil milhões.
UTAO

Centeno gastou toda a almofada orçamental de 2015

2899
O Governo acabou por gastar toda a dotação provisional integrada na 'almofada' financeira prevista no Orçamento do Estado para 2015 e que ficou por usar até ao final de novembro, segundo a UTAO.
Banif

UTAO: Banif deixa Portugal em défice excessivo

Défice pode subir mais que o antecipado pelo Governo este ano e ter mais custos no futuro, diz a UTAO, que contraria Mário Centeno dizendo que Portugal não sai do procedimento de défices excessivos.
Dívida Pública

UTAO: Dívida pública desce, menos do que previsto

A Unidade Técnica de Apoio Orçamental estima que a dívida pública tenha descido para 128,7% do Produto Interno Bruto até outubro, ficando acima das previsões para o conjunto do ano.
Governo

Jerónimo: Governo não é "aliança das esquerdas"

O secretário-geral do PCP afirmou que o acordo com o PS não é "coligação", "acordo programático" ou "acordo de incidência parlamentar", mas é "compromisso" que comunistas honrarão.
Execução Orçamental

Contas do Estado. O que está a correr mal?

228
Receita a crescer menos que o previsto e despesas com salários a absorver a almofada orçamental. Cumprir défice é exigente e de difícil concretização, ainda mais num ciclo de mudança política.
Execução Orçamental

"Artimanhas e falsidades" ou uma questão de rigor?

267
Informações sobre a execução orçamental reveladas pela UTAO estão a abrir nova guerra. Partidos do anterior Governo dizem que gastos extra são "normais" no fim do ano, esquerda acusa de "artimanhas".
Défice

Portugal em risco de não cumprir défice de 3%

398
Até setembro, o défice situou-se nos 3,7% do PIB, longe dos 2,7% estipulados pelo Governo e dos 3% exigidos por Bruxelas. Sobram apenas 61,2 milhões para dezembro, avisa a UTAO.
Défice

UTAO insiste. Défice deste ano está em risco

O aviso dos técnicos do Parlamento sobe de tom. Não só o cumprimento do défice este ano está em risco, como pode ultrapassar os 3%, o que impediria Portugal de sair do procedimento de défice excessivo
Legislativas 2015

Défice até junho põe em risco cumprimento da meta

O défice do segundo semestre não pode exceder os 0,9% para se poder cumprir a meta deste ano de 2,7%, segundo alerta a Unidade Técnica de Apoio Orçamental.
Dívida Pública

Maior défice no Estado obriga a emitir mais dívida

129
Um défice em contabilidade pública acima do previsto para todo o ano e aumentos de capital em empresas públicas, estão a aumentar as necessidades financeiras do Estado.
Dívida Pública

Adiar Novo Banco complica financiamento do Estado

Adiamento da venda do Novo Banco complica as contas do financiamento do Estado que estava a contar com o reembolso do empréstimo de 3900 milhões este ano. E pode obrigar a emitir mais dívida.
Sobretaxa do IRS

Devolução da sobretaxa só depende do IRS e do IVA

Governo já reagiu à nota da UTAO: o crédito fiscal da sobretaxa "depende apenas do crescimento das receitas de IRS e IVA" e que "é expectável que os reembolsos do IVA em 2015 sejam reduzidos".
Dívida Pública

Certificados. Juros podem elevar a dívida pública

Eurostat está a rever a contabilização de produtos de dívida. A capitalização acumulada de juros pode passar a contar para a dívida pública e fazer subir o valor em mais de quatro mil milhões.
Programa de Estabilidade

Incerteza na Segurança Social é risco para défice

No parecer ao PEC 2015-2019, a unidade técnica do parlamento (UTAO) sublinha a elevada incerteza de uma das principais medidas de consolidação, no valor de 600 milhões, na área das pensões.
Parlamento

PS. Esquerda contra, maioria desiste de exame

188
PCP e BE colocaram-se ao lado do PS. Maioria deixou cair exame orçamental das propostas dos economistas do PS.
Parlamento

PSD-CDS recuam no exame às propostas do PS

Depois de Passos ter dado o mote, os partidos da maioria não vão forçar exame das propostas do PS por entidade do Parlamento. Debate tem lugar esta quarta-feira.
Legislativas 2015

Holanda já analisa propostas eleitorais há 25 anos

1443
PSD quer cenário macroeconómico do PS avaliado pela UTAO. Os socialistas rejeitam e dizem que é ilegal. Mas, na Holanda, por exemplo, é prática comum há mais de duas décadas.
Finanças Públicas

Dívida pública terá subido 6,6 mil milhões

Dívida pública na ótica de Maastricht aumentou 6.600 milhões de euros em janeiro face a dezembro, atingindo os 231.100 milhões, estima a Unidade Técnica de Apoio Orçamental.
UTAO

Dívida pública ficou acima da meta em 2014

Dívida pública portuguesa deverá ter superado as previsões do Governo para 2014, situando-se entre os 127,9% e os 128,7% do PIB, segundo as contas da Unidade Técnica de Apoio Orçamental.
Execução Orçamental

Corte no investimento volta a ajudar défice

Unidade Técnica de Acompanhamento Orçamental do Parlamento diz que os grandes contributos vieram do corte no investimento e subsídios. O aumento da receita fiscal já era esperado.
Finanças Públicas

UTAO:Impostos pagam défice em linha com o previsto

Técnicos explicam que em apenas 9 meses de 2014, o fisco e a Segurança Social cobraram mais impostos do que o Governo esperava em outubro que fossem cobrados durante o ano todo. Défice está em linha.
Economia

UTAO: Crescimento de 1% do PIB em 2014 em risco

O Produto Interno Bruto terá de crescer 0,7% no quarto trimestre para que seja cumprida a meta de crescimento de 1% previsto pelo Governo. Os cálculos são dos técnicos que dão apoio ao Parlamento.
Orçamento do Estado

Orçamento ainda tem almofada de 742 milhões

Montantes usados da dotação provisional e da reserva orçamental até ao final de outubro e setembro, respetivamente, ainda deixam uma margem considerável para imprevistos até ao final do ano.
Orçamento do Estado

UTAO: Empresas públicas põem novo risco ao défice

UTAO diz que um dos principais riscos para as contas públicas são os resultados das empresas públicas que estão dentro das contas do orçamento. De fora também surgem problemas.
Orçamento do Estado

UTAO diz que não há ajustamento orçamental em 2015

Saldo primário estrutural em 2015 não tem alterações. UTAO diz que 2015 vai ser o primeiro dos últimos anos em que não haverá ajustamento orçamental, depois de anos de ajustamento expressivo,
Finanças Públicas

Défice tem de cair o dobro até ao final do ano

Técnicos independentes calculam que o esforço necessário para atingir a meta tenha de ser quase o dobro na segunda metade do ano, do que o que foi nos primeiros seis meses de 2014.
UTAO

Défice da Segurança Social já passou meta de 2014

O défice da Segurança Social em termos ajustados verificado até agosto, de 829 milhões de euros, supera o previsto para o conjunto do ano, concluiu a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO).
UTAO

Chumbos do TC não afetaram juros da dívida pública

Chumbo dos cortes nas pensões a partir do próximo ano e dos cortes salariais a partir de 2016 não afetaram juros da dívida pública portuguesa nos mercados, diz a UTAO
UTAO

Saída do BES tirou 675 milhões à Bolsa de Lisboa

Ações do BES saíram da bolsa a valer zero euros. A retirada impediu o contágio, mas retirou algumas centenas de milhões do principal índice da praça lisboeta.
UTAO

Défice pode atingir 10% com as regras usadas no OE

Técnicos independentes dizem que o défice pode ser de 10% do PIB, usando as mesmas regras que o Governo usou para fazer a estimativa do défice de 4% na proposta inicial do orçamento.
Orçamento Retificativo

Défice estrutural vai descer à custa da receita

A UTAO já tinha alertado que a meta do Tratado Orçamental de reduzir o défice estrutural em 0,5% do PIB estava em risco e confirma que, mesmo assim, a redução assenta no aumento da receita.
Orçamento Retificativo

UTAO: Economia pode crescer menos que o esperado

Técnicos independentes alertam para o risco da economia crescer apenas 0,8%, ainda menos que a revisão em baixa do Governo. Desemprego cai em boa parte via redução da população ativa.
UTAO

Redução do défice estrutural pode estar em risco

Técnicos independentes dizem que, apesar dos planos para reduzir o défice assentarem sobretudo na redução de despesa, foi a melhoria da economia que permitiu a redução do défice conseguida até julho.
Finanças Públicas

Mudanças para ajudar bancos podem aumentar défice

As alterações nas regras dos ativos por impostos diferidos para evitar que os bancos sofram queda no capital depois das mudanças no acordo de Basileira III podem ter impacto no défice.
UTAO

Troika fica com quase 40% dos juros da dívida

A fatura dos juros da dívida pública aumentou quase 17% entre janeiro e maio, e do total pago nestes cinco meses, quase 40% dizem respeito a juros do empréstimo do FMI e da União Europeia.
UTAO

Défice acima, economia abaixo

A UTAO fez as contas e diz que o défice orçamental no primeiro trimestre pode ter ficado em torno de 5,6%. A contração da economia no primeiro trimestre pode comprometer a projeção de 1,2% para 2014.
UTAO

Estado assume mais 3,5 mil milhões em dívidas

154
Empresas públicas ditam agravamento das necessidades de financiamento líquidas do Estado. Mas não aumentam a dívida: o Governo vai usar almofada financeira que esteve a construir para a abater.
A página está a demorar muito tempo.