683kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

UTAO

UTAO

Estado. Os efeitos perversos do controlo de custos

Técnicos do parlamento descrevem "efeito perverso" de formas de controlo da despesa que amarram entidades públicas a tecnologias obsoletas e promovem a intervenção política na gestão corrente.
UTAO

Inflação. Governo não avalia eficácia de medidas 

Unidade Técnica de Apoio Orçamental diz que Ministério das Finanças "nada relata" e não tem informação sobre a eficácia e resultados das medidas de apoio por causa da inflação adotadas no ano passado.
Economia

UTAO: cautela na interpretação dos resultados

A UTAO considera que os dados orçamentais do primeiro trimestre "são animadores face ao objetivo do ano", mas declara que "devem ser interpretados com cautela".
Contra-Corrente

Promessas por explicar, opacidade, exuberância...

O Conselho de Finanças Públicas criticou, a UTAO não perdoou: o Plano de Estabilidade 2023-2027 é um monte de palavras que pouco revelam ou explicam. É assim quando se governa em função das sondagens.
Programa de Estabilidade

UTAO. Medidas não podem ser consideradas credíveis

A UTAO crítica a falta de informação sobre intenções de medidas. O organismo diz que há medidas que não são consideradas credíveis e fala de opacidade sobre esses anúncios.
Economia

UTAO destaca 2,5 mil milhões de saldo orçamental

A Unidade Técnica de Apoio Orçamental destaca o ponto de partida de 2,5 mil milhões de euros do saldo orçamental em 2023, algo acima do previsto no ano passado.
UTAO

UTAO alerta para divergência estrutural do país

A UTAO, no relatório sobre a Conta Geral do Estado de 2021, alerta para a divergência estrutural da economia portuguesa.
E o vencedor é...

PSD fez as perguntas certas? Pelo menos fê-las

PSD fez (e bem) 30 perguntas a Gomes Cravinho. A luta entre sindicatos de professores: "a minha manifestação é maior do que a tua". E o mau processo orçamental agravado pela pouca literacia financeira
Inflação

UTAO. 3.386 milhões em medidas "anti-inflação"

O impacto direto das medidas de política destinadas a mitigar as consequências económicas da inflação agravou o saldo global em 3.386 milhões de euros até ao final de outubro.
E o vencedor é...

Truss tornou real o filme "Nove Semanas e Meia"

45 dias no cargo, ou seja, seis semanas e meia. Mancha de Truss ficará sempre. Gato Larry é o vencedor: já vai no 5.º PM. Bancos em baixo no dia de receber 125 euros? Não, não somos um país precário.
O Bom, o Mau e o Vilão

Estão a esconder-nos alguma coisa sobre a TAP?

A UTAO (que faz um alerta orçamental), o bispo da Guarda (que fez uma má escolha) e Mariana Vieira da Silva (que devia olhar melhor para o Estado) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Orçamento do Estado

Cativações do Governo afetam qualidade de serviços

A UTAO tem alertado para os elevados níveis de cativações. Volta a criticar este instrumento que diz estar agravado na proposta de Orçamento para 2023.
Orçamento do Estado

Energia. Falta impacto de apoio de 3.000 milhões 

A UTAO considera que não existe informação sobre o impacto orçamental do apoio de 3.000 milhões de euros para a energia. Contabiliza em mil milhões efeito em 2022 depois de trabalho de detetive.
Orçamento do Estado

UTAO critica secretismo sobre TAP e Novo Banco

A Unidade Técnica de Apoio Orçamental questiona a falta de informação na proposta de Orçamento do Estado para 2023 sobre a TAP e o Novo Banco.
UTAO

É preciso mudar forma "hipócrita" como se fazem OE

"Da classe política ativa infelizmente não encontrei ainda sinais de interesse em discutir estes problemas estruturais", condena Rui Nuno Baleiras, coordenador da UTAO.
E o vencedor é...

UTAO tem razão. Estado não vai salvar toda a gente

Rui Baleiras, da UTAO, conseguiu atenuar o vazio de bom senso e transparência. ANA coloca toda a inflação nos preços. Uma nota para o Bispo do Porto: além da obrigatoriedade legal, existe a moral.
UTAO

Inflação: "Há histeria enorme no discurso público"

Rui Nuno Baleiras diz que "seria uma loucura quereremos fazer em Portugal o que o governo britânico está a fazer" e é "insano pretender que a política orçamental seja a salvadora de todos".
Noticiário

7h. Orçamento. Estado não pode "salvar todos"

Em dia de discussão da proposta do OE 2023, Rui Baleiras avisa para "restrição" das contas certas. Inflação, o que pode comprar com 50€? E ainda, míssil norte-coreano sobrevoa Japão e faz soar alarmes
O Bom, o Mau e o Vilão

Costa é assim e só se deixa enganar quem quer

O coordenador da UTAO (que lança alertas), a Fenprof (que já fala em greves) e António Costa (que critica nos outros aquilo que ele próprio faz) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Inflação

Rui Baleiras: É pior descer IVA do que dar cheques

Em entrevista, Rui Baleiras diz que o cheque de 125 euros não vai alimentar a inflação — valor é demasiado "pequeno" face à perda salarial. E sugere ao Governo guardar dinheiro para um novo layoff.
Noticiário

13h. Inflação. UTAO critica plano do Governo

Rui Baleiras defende que o cheque de 125 euros é um valor demasiado pequeno face à perda salarial. Ainda neste jornal, a Federação Académica de Lisboa prevê problemas com alojamentos para estudantes.
Programa de Estabilidade

UTAO diz que PE não cumpre requisitos legais

Unidade Técnica de Apoio Orçamental diz que o Programa de Estabilidade (PE) 2022-2026 "surpreende por ter sido submetido por um Governo que não o iria poder executar".
UTAO

OE não pode ser fechado em cima do fim do prazo

A UTAO diz que a aprovação do Orçamento tem decisões até à última hora, alerta que a política orçamental deve evitar a inflação nos preços e critica a falta de informação do Ministério das Finanças.
UTAO

Estado diminui endividamento em 2.900 milhões

"No exercício económico de 2021 o Estado garantiu uma receita líquida proveniente de passivos financeiros de 13.892 milhões de euros, um valor que se situa abaixo do registado em 2020."
Economia

IVAucher fica a menos de um quarto do orçamentado

De acordo com o relatório da UTAO, as despesas do Estado com o IVAucher no ano passado ascenderam a 47,5 milhões de euros e um "grau de execução de 23,8%".
UTAO

Défice ajustado foi de 5.849 milhões até outubro

O Ministério das Finanças divulgou, no comunicado que antecedeu a publicação da Síntese da Execução Orçamental, que o défice das contas públicas nacionais melhorou 650 milhões de euros.
Orçamento do Estado

UTAO alerta para riscos no PIB e no OE

Risco do crescimento económico assenta no "controlo da pandemia", na "escassez de matérias-primas", nos "custos de transporte" e ainda nos "custos da transição energética".
Orçamento do Estado

UTAO. Estado endividou-se em mais 2.377 milhões

Nos primeiros 4 meses de 2021 o Estado garantiu uma receita líquida proveniente de passivos financeiros de 6.493 milhões, um valor acima do registado entre janeiro e abril de 2020 em 2.377 milhões.
Novo Banco

UTAO. TAP e Novo Banco "incontornáveis" até 2025

Responsabilidades contigentes, onde constam a TAP e Novo Banco, serão "tema incontornável nos próximos quatro anos" devido à acumulação "muito expressiva de riscos para o equilíbrio orçamental".
TAP

Plano para a TAP é risco "orçamental considerável"

Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) analisou o Programa de Estabilidade 2021-2025 e vê riscos na reestruturação da TAP, sobretudo devido à incerteza com a pandemia.
Orçamento do Estado

Novo Banco. Banca a emprestar onera dívida pública

Técnicos do Parlamento tentam esclarecer dúvidas sobre injeção no Novo Banco em 2021. Empréstimo para financiar a operação vai sempre à dívida pública. Impacto no défice deve ser superior ao estimado.
UTAO

Combate à pandemia com impacto de 1.666 milhões

Segundo a Unidade Técnica de Apoio Orçamental, em 2021 "a recuperação da receita fiscal adiada em 2020 deverá beneficiar a cobrança, superando os impactos negativos das restantes medidas".
Orçamento do Estado

UTAO faz alertas à proposta do Orçamento de Estado

Os instrumentos discricionários de controlo da despesa do Estado "atuam como uma segunda camada de racionamento da tesouraria", alerta a Unidade Técnica de Apoio Orçamental.
UTAO

UTAO prevê agravamento do défice orçamental

No primeiro semestre, o défice foi de 5,4% do PIB, inferior em 1,6 pontos percentuais à meta anual fixada pelo Governo (de 7%). UTAO prevê um agravamento na segunda metade do ano.
Défice

Menos despesa com layoff, défice mais baixo

UTAO aponta défice orçamental para 5,8%, inferior aos 6,3% estimados pelo Governo. Menor despesa com medidas de combate à pandemia, nomeadamente o layoff, justifica diferença.
Orçamento do Estado

OE2020. Défice terá atingido 5,8% do PIB 

O défice orçamental no primeiro semestre de 2020 atingiu 5,8% do PIB, segundo uma estimativa da Unidade Técnica de Apoio Orçamental.
Parcerias Público Privadas

Encargos líquidos com PPP desceram 8,1% em 2019

"A redução dos encargos líquidos com PPP acima referida advém, sobretudo, dos setores rodoviário, da saúde e da segurança, cujos encargos líquidos diminuíram em 2019", diz relatório da UTAO.
UTAO

UTAO "deixará de existir" se nova lei for aprovada

O coordenador alerta que "toda a demais atividade atual da UTAO deixará de existir", estimando igualmente que "serão bem reais os riscos de conflitualidade interna na AR" se a proposta for aprovada.
Coronavírus

OE2020. UTAO aponta para défice de 2,1% do PIB 

A Unidade Técnica de Apoio Orçamental estima que o défice orçamental, na ótica dos compromissos, tenha sido de 2,1% do Produto Interno Bruto no primeiro trimestre.
Coronavírus

UTAO assinala perigos de linhas de crédito e TAP

A Unidade Técnica de Apoio Orçamental alertou que linhas de crédito constituirão "passivo contingente" do Estado, assinalando também os riscos orçamentais de uma intervenção na TAP.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.