436kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

UTAO

Programa de Estabilidade

UTAO diz que PE não cumpre requisitos legais

Unidade Técnica de Apoio Orçamental diz que o Programa de Estabilidade (PE) 2022-2026 "surpreende por ter sido submetido por um Governo que não o iria poder executar".
UTAO

OE não pode ser fechado em cima do fim do prazo

A UTAO diz que a aprovação do Orçamento tem decisões até à última hora, alerta que a política orçamental deve evitar a inflação nos preços e critica a falta de informação do Ministério das Finanças.
UTAO

Estado diminui endividamento em 2.900 milhões

"No exercício económico de 2021 o Estado garantiu uma receita líquida proveniente de passivos financeiros de 13.892 milhões de euros, um valor que se situa abaixo do registado em 2020."
Economia

IVAucher fica a menos de um quarto do orçamentado

De acordo com o relatório da UTAO, as despesas do Estado com o IVAucher no ano passado ascenderam a 47,5 milhões de euros e um "grau de execução de 23,8%".
UTAO

Défice ajustado foi de 5.849 milhões até outubro

O Ministério das Finanças divulgou, no comunicado que antecedeu a publicação da Síntese da Execução Orçamental, que o défice das contas públicas nacionais melhorou 650 milhões de euros.
Orçamento do Estado

UTAO alerta para riscos no PIB e no OE

Risco do crescimento económico assenta no "controlo da pandemia", na "escassez de matérias-primas", nos "custos de transporte" e ainda nos "custos da transição energética".
Orçamento do Estado

UTAO. Estado endividou-se em mais 2.377 milhões

Nos primeiros 4 meses de 2021 o Estado garantiu uma receita líquida proveniente de passivos financeiros de 6.493 milhões, um valor acima do registado entre janeiro e abril de 2020 em 2.377 milhões.
Novo Banco

UTAO. TAP e Novo Banco "incontornáveis" até 2025

Responsabilidades contigentes, onde constam a TAP e Novo Banco, serão "tema incontornável nos próximos quatro anos" devido à acumulação "muito expressiva de riscos para o equilíbrio orçamental".
TAP

Plano para a TAP é risco "orçamental considerável"

Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) analisou o Programa de Estabilidade 2021-2025 e vê riscos na reestruturação da TAP, sobretudo devido à incerteza com a pandemia.
Orçamento do Estado

Novo Banco. Banca a emprestar onera dívida pública

Técnicos do Parlamento tentam esclarecer dúvidas sobre injeção no Novo Banco em 2021. Empréstimo para financiar a operação vai sempre à dívida pública. Impacto no défice deve ser superior ao estimado.
UTAO

Combate à pandemia com impacto de 1.666 milhões

Segundo a Unidade Técnica de Apoio Orçamental, em 2021 "a recuperação da receita fiscal adiada em 2020 deverá beneficiar a cobrança, superando os impactos negativos das restantes medidas".
Orçamento do Estado

UTAO faz alertas à proposta do Orçamento de Estado

Os instrumentos discricionários de controlo da despesa do Estado "atuam como uma segunda camada de racionamento da tesouraria", alerta a Unidade Técnica de Apoio Orçamental.
UTAO

UTAO prevê agravamento do défice orçamental

No primeiro semestre, o défice foi de 5,4% do PIB, inferior em 1,6 pontos percentuais à meta anual fixada pelo Governo (de 7%). UTAO prevê um agravamento na segunda metade do ano.
Défice

Menos despesa com layoff, défice mais baixo

UTAO aponta défice orçamental para 5,8%, inferior aos 6,3% estimados pelo Governo. Menor despesa com medidas de combate à pandemia, nomeadamente o layoff, justifica diferença.
Orçamento do Estado

OE2020. Défice terá atingido 5,8% do PIB 

O défice orçamental no primeiro semestre de 2020 atingiu 5,8% do PIB, segundo uma estimativa da Unidade Técnica de Apoio Orçamental.
Parcerias Público Privadas

Encargos líquidos com PPP desceram 8,1% em 2019

"A redução dos encargos líquidos com PPP acima referida advém, sobretudo, dos setores rodoviário, da saúde e da segurança, cujos encargos líquidos diminuíram em 2019", diz relatório da UTAO.
UTAO

UTAO "deixará de existir" se nova lei for aprovada

O coordenador alerta que "toda a demais atividade atual da UTAO deixará de existir", estimando igualmente que "serão bem reais os riscos de conflitualidade interna na AR" se a proposta for aprovada.
Coronavírus

OE2020. UTAO aponta para défice de 2,1% do PIB 

A Unidade Técnica de Apoio Orçamental estima que o défice orçamental, na ótica dos compromissos, tenha sido de 2,1% do Produto Interno Bruto no primeiro trimestre.
Coronavírus

UTAO assinala perigos de linhas de crédito e TAP

A Unidade Técnica de Apoio Orçamental alertou que linhas de crédito constituirão "passivo contingente" do Estado, assinalando também os riscos orçamentais de uma intervenção na TAP.
Contas Públicas

UTAO. Melhoria de 46 milhões de euros no excedentu

A análise da Unidade Técnica de Apoio ao Orçamento vai até fevereiro, mesmo antes de começar a pandemia Covid-19 e os impacto orçamentais que ela possa vir a causar.
Novo Banco

OE2018. Injeção no Novo Banco fora dos objetivos

Capitalização pública de 792 milhões de euros do Novo Banco "não se encontrava considerada no objetivo orçamental então definido" no OE2018. Operação "agravou o saldo orçamental em 0,4 p.p. do PIB".
Orçamento do Estado

OE2019. UTAO aponta desvio face ao orçamentado

"O saldo global das Administrações Públicas de -987 milhões de euros" representa um desvio de 1.488 milhões em relação ao valor previsto no OE2019, de -2.475 milhões de euros.
Orçamento do Estado

UTAO: carga fiscal no OE2020 maior que previsto

Unidade de Apoio Técnico Orçamental afirmou que "o conceito de carga fiscal utilizado pelo Ministério das Finanças" não corresponde ao utilizado pelo INE e pela Comissão Europeia.
Orçamento do Estado

Receita "escondida" e mais 4 dúvidas por explicar

Técnicos do Parlamento admitem que meta de excedente de 0,2% pode estar subavaliada. Há 255 milhões de receita de medidas antigas não incluída, como o efeito de remunerações mais altas no Estado.
Novo Banco

Novo Banco atira défice para 0,8% do PIB

O défice orçamental atingiu 0,8% do PIB no primeiro semestre devido à recapitalização do Novo Banco, ficando aquém da meta definida pelo Governo para o conjunto do ano, de 0,2%, estima a UTAO.
Finanças Públicas

Descongelar são menos 237 milhões do que diz Costa

Técnicos do Parlamento fazem contas a partir dos valores do Governo e concluem que, incluindo descontos, o descongelamento total é de 567 milhões de euros. Valores que não impedem excedentes até 2023.
Défice

UTAO antecipa défice de 0,4% para 2018

O défice público em contas nacionais deverá ter atingido os 0,4% do PIB em 2018, revela relatório da UTAO (Unidade Técnica de Apoio Orçamental). O valor estará abaixo dos 0,6% previstos pelo Governo.
UTAO

INE divulga saldo orçamental até setembro

INE divulga hoje o saldo orçamental até setembro, com a Unidade Técnica de Apoio Orçamental a prever um excedente de 0,8% nesse período. Governo estima um défice de 0,7% para o conjunto do ano.
Orçamento do Estado

O mistério dos dois défices e os erros, dos outros

Na audição de Mário Centeno no Parlamento muito se falou de duas tabelas e pouco das restantes centenas de páginas do Orçamento. Houve muitas acusações, mas poucas explicações.
Dívida Pública

Despesa com juros da dívida pública cresceu 3,8%

A dívida pública situou-se em 125,8% do PIB no final do segundo trimestre, uma descida de seis pontos percentuais. Mas a despesa com juros da dívida cresceu 3,8%, acima da meta inscrita no OE.
Défice Público

Técnicos do Parlamento: défice de 1% em 2017

O défice do ano passado terá ficado em 1% do PIB. Estimativa é da Unidade Técnica de Apoio Orçamental do Parlamento, mas não conta com recapitalização da Caixa Geral de Depósitos.
Défice

"É previsível que défice fique abaixo de 1,4%"

A Unidade Técnica de Apoio Orçamental estima que o défice fique próximo de 1,4% do PIB. Para o Governo, é já ponto assente que o défice orçamental do ano passado será inferior.
Orçamento do Estado

Governo gastou um terço da "almofada financeira"

Segundo a Unidade Técnica de Apoio Orçamental, dos 968,6 milhões de euros da almofada financeira de segurança estimada para 2017, o Governo usou 332,7 milhões de euros nos primeiros 11 meses de 2017.
Execução Orçamental

Défice em setembro nos 0,3%, mas vai subir

Os técnicos do Parlamento estimam que o défice do Estado terá ficado nos 0,3% do PIB até setembro. Mas alertam para pressões que, até ao final do ano, vão fazer subir o défice para a meta prevista.
Orçamento do Estado

Orçamento não chega para cumprir regras europeias

Medidas no orçamento do próximo ano só valem 0,44% do PIB, metade dos 0,9% exigidos pelas regras europeias, diz a UTAO. Comissão deve dar indicação ao Governo que deve tomar mais medidas.
PSD

PSD critica "cortes" na Proteção Civil

O PSD criticou os cortes na Proteção Civil e no investimento até julho, conhecidos esta segunda-feira num relatório da UTAO, mostrando-se preocupado com a "repetição de más escolhas".
PSD

Passos acusa Governo de "mandar passar cheques"

O presidente do PSD acusou o Governo de "mandar passar cheques" que os portugueses terão de pagar e defendeu que o parlamento terá de se pronunciar sobre os empréstimos ao Fundo de Resolução.
UTAO

Resolução do BES pode custar 633 milhões ao Estado

A última alteração às condições do empréstimo ao Fundo de Resolução, que os bancos são responsáveis por pagar, pode vir a custar ao Estado mais de 600 milhões de euros, diz a UTAO.
Impostos

Reavaliação de ativos pode custar 242 milhões

Governo estimava em 63 milhões de euros a perda para o fisco do programa de reavaliação de ativos, do qual a EDP é quem mais beneficia. UTAO diz que pode chegar aos 242 milhões de euros.
Défice

UTAO estima défice de 2,4% até março

UTAO (unidade técnica do Parlamento) estima que o défice orçamental tenha ascendido a 2,4% do PIB no primeiro trimestre, em contas nacionais. É uma melhoria face a 2016, mas fica aquém da meta anual.
UTAO

UTAO estima que economia pode crescer 2,5%

A Unidade Técnica de Apoio Orçamental estima que, se o crescimento económico dos próximos trimestres for em linha com o projetado pelo Governo do Programa de Estabilidade, o PIB cresça 2,5% este ano.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.