Portugal não está nos primeiros dez, nem nos primeiros 20 países que reúnem melhores condições para viver a terceira idade. No ranking feito de 96 países por uma organização internacional que apoia idosos, Portugal aparece no 37º lugar da lista. Noruega está no topo. Afeganistão no fim.

No índice publicado esta quarta-feira, a propósito do Dia Internacional do Idoso pela HelpAge International, são avaliados fatores sociais e económicos para o bem-estar da população com mais de 60 anos: reforma, saúde, capacidade pessoal e ambiente do País. O estudo reflete-se apenas nestes países porque são os únicos que dispõem de dados estatísticos que permitem chegar a conclusões.

“Os países onde não existem dados mostram que não refeltem sobre esta problemática e não adoptam medidas de proteção”, lê-se no relatório

Noruega, Suécia e Suíça estão no topo da lista. Assim por esta ordem. A organização internacional compara o sistema norueguês com o português. Enquanto os mais idosos na Noruega beneficiam dos recursos de associações de idosos, de reconhecimento público através meios de comunicação social – em temas sobre o envelhecimento – e uma longa tradição de um estado providência, “os mais idosos em Portugal foram vítimas de medidas de austeridade do Governo nos últimos anos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Cortes nas pensões, nos benefícios nos transportes públicos, nos transportes propriamente ditos contribuem para a posição de Portugal, que vem depois de alguns países latino-americanos, como o Uruguai.

Estima-se que existam 868 milhões de pessoas com mais de 60 anos no mundo, o que significa 12 por cento da população mundial. Um número que pode atingir os 2,02 biliões em 2050. Segundo o relatório, um país com uma economia e um crescimento fortes não chegam para o bem-estar dos mais velhos. É necessário apostar em medidas específicas que atenuem as consequências inevitáveis da idade.

O documento conclui que o pior país para viver depois dos 60 anos é o Afeganistão. Em penúltimo lugar da lista está Moçambique.

 Os 5 melhores países para viver a idade:

1. Noruega

2. Suécia

3. Suíça

4. Canadá

5. Alemanha

Os 5 piores países para viver a idade:

1. Afeganistão

2. Moçambique

3. West Bank e Faixa de Gaza

4. Malawi

5. Tanzânia