E se a Casa Branca tivesse outro Bush? Essa hipótese nem é assim tão descabida segundo George W. Bush, que lançou o irmão Jeb Bush para a corrida a Washington, conta a AP. “Acho que ele quer ser presidente”, disse o antigo presidente norte-americano numa entrevista à Fox News esta quinta-feira.

“Penso que ele seria um grande presidente. Ele entende o que é ser presidente. (…) Ele viu o pai. Ele viu o irmão”, explicou. Mas a decisão está longe de estar tomada, avisou Bush, o homem que liderou a Casa Branca entre 2001 e 2009. “Ele é um homem muito ponderado e está a pesar as opções.” Em caso de vitória, num cenário meramente hipotético, John Ellis “Jeb” Bush, de 61 anos, seria o terceiro homem da família a liderar os EUA. O pai foi o primeiro. George H. W. Bush sucedeu a Ronald Reagan e esteve apenas um mandato na Casa Branca (1989-1993). Depois foi a vez do irmão, George W. Bush, que sucedeu a Bill Clinton e esteve oito anos à frente daquele país (2001-2009). O primeiro mandato ficou marcado pelo 11 setembro, o ataque da al-Qaeda ao World Trade Center, que conduziria às ações militares no Médio Oriente.

Segundo a AP, Jeb Bush tem sido encorajado pelos republicanos para entrar na corrida de 2016, mas continua incerto o interesse do antigo governador da Florida, que deixou esse cargo há sete anos. O mesmo artigo avança algumas alternativas, como Chris Christie, o governador de New Jersey, Rand Paul, senador de Kentucky, Rick Perry, governador do Texas, e Ted Cruz, senador do Texas. Quanto ao “inimigo partidário”, Hillary Clinton afigura-se como a principal candidata a suceder a Barack Obama.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR