A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) recomenda que Portugal elimine a taxa intermédia do IVA, de 13%, e que diminua a lista de bens a que se aplica a taxa reduzida, de 6%.

De acordo com um relatório bianual sobre a economia portuguesa divulgado esta segunda-feira, a OCDE considera que “as autoridades devem usar os progressos recentes e estender ainda mais o uso da taxa normal do IVA (Imposto de Valor Acrescentado)”, de 23%.

Para a Organização, uma forma de o fazer passar por “abolir a taxa intermédia atual de 13% e diminuir a aplicação da taxa reduzida de 6%”.

A OCDE deixa uma outra recomendação tanto para o IVA como para os impostos sobre o rendimento: “as isenções podem ser ainda mais reduzidas”.

Ainda no que se refere aos impostos sobre o rendimento (IRS e IRC), a instituição liderada por Angel Gurría refere que os impostos sobre o rendimento em espécie foram revistos, incluindo através da limitação de taxas especiais para os carros de empresa, mas defende que “estes tratamentos especiais devem ser abolidos em conjunto”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quanto aos impostos verdes, a OCDE afirma que “há claramente espaço para reforçar os benefícios ambientais dos impostos, por exemplo através da equalização da carga fiscal sobre o diesel e sobre o petróleo”, defendendo que isso pode diminuir a emissão de gases com efeito de estufa e outros poluentes.

A Organização destaca ainda que “não há justificação ambiental” para aplicar taxas menores ao diesel e sugere que Portugal “considere reduzir a despesa fiscal dos combustíveis, por exemplo os impostos preferenciais para o combustível agrícola e das pescas”.

Finalmente, a OCDE recomenda que se aumentem os impostos sobre os pesticidas, que são usados intensivamente na agricultura e que levantam preocupações ambientais e de saúde.

Este relatório da OCDE, que é publicado de dois em dois anos, vai ser apresentado esta manhã no Ministério das Finanças pelo secretário-geral da Organização, Angel Gurría, numa cerimónia onde estará também a ministra Maria Luís Albuquerque.