O Irão quer que as negociações nucleares com as grandes potências “sejam concluídas o mais rapidamente possível”, afirmou este sábado o assessor do líder supremo iraniano, Ali Khamenei, e presidente do Centro de Estratégia e Investigação do Conselho Consultivo.

“As portas dos nossos centros nucleares incluídos nas conversações, Natanz, Arak e Fordo, têm estado abertas aos inspetores internacionais e eles vieram visitá-los”, afirmou Alí Akbar Velayatí, citado pela agência oficial de notícias iraniana IRNA.

O assessor de Khamenei sublinhou que todos os relatórios dos inspetores internacionais asseguram que estes “não viram nada que gere suspeitas sobre o uso bélico da energia nuclear do Irão”.

Por esta razão, Teerão quer que as negociações terminem “o mais rapidamente possível” e que se cumpra o acordado “no ano passado em Genebra” entre o Irão e o Grupo 5+1 (China, Rússia, Estados Unidos, França, Reino Unido e Alemanha) sobre o levantamento das sanções ao país.

Insistindo que o Irão não tenciona abandonar o diálogo sobre o nuclear, Velayatí insistiu que Teerão acatou todos os compromissos assumidos, lamentando a falta de cumprimento pelas grandes potências pelo acordado entre si, no âmbito da questão do nuclear.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR