A atleta Sara Moreira alcançou na tarde deste domingo o terceiro lugar na maratona de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Foi a primeira vez que Sara Moreira, recém-contratada pelo Sporting, correu esta distância.

A atleta terminou a prova em 2h 25m 59s, a escassos 51 segundos da vencedora, Mary Keitany, e a 49 segundos de Jemima Sumgong, duas atletas quenianas.

“Estou realmente muito feliz, foi uma estreia perfeita”, disse a corredora aos jornalistas no fim da prova. “Eu acreditava que estava muito bem preparada, eu acreditava que podia correr bem mas nunca pensei correr desta forma.”

Neste tweet é possível ver o momento em que as duas atletas do Quénia chegam à meta. Sara Moreira vem logo atrás.

Também a organização da prova destacou o facto de ser a primeira vez que Sara Moreira corre os 42 quilómetros da prova-rainha do atletismo.

Na prova masculina, o vencedor foi o queniano Wilson Kipsang, com um tempo de 2h 10m e 59s, seguido pelos atletas Lelisa Desisa (da Etiópia), com 2h 11m 6s, e Gebre Gebremariam, também etíope, com 2h 12m 13s.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sara Moreira, de 29 anos, assinou pelo Sporting Clube de Portugal na passada terça-feira, 28 de outubro.

A 5 de outubro, a atleta tinha alcançado o segundo lugar na Meia Maratona de Lisboa. Sara Moreira tem-se dedicado sobretudo às provas de fundo e meio-fundo, como os 3.000 metros, os 3.000 metros obstáculos, os 1.500 metros e corta-mato, disciplinas nas quais ganhou já inúmeros títulos nacionais e internacionais.

Nos Europeus de Atletismo de 2010 e 2012 conseguiu medalhas na prova dos 5.000 metros: primeiro uma de prata, depois de bronze. Nos campeonatos em pista coberta conseguiu mesmo uma medalha de ouro, em 2013, nos 3.000 metros, depois de já ter conquistado a prata em 2009. Além disso, participou já por diversas vezes em campeonatos mundiais e Jogos Olímpicos.

Além da medalha de bronze, Sara Moreira teve direito ainda a um prémio em dinheiro no valor de 50 mil dólares (cerca de 40 mil euros): 40 mil dólares por ter ficado em terceiro lugar e dez mil por ter feito um tempo melhor do que 2h 27m.