Equipas de Portugal e de Espanha, incluindo efetivos da Guardia Civil e da GNR e voluntários dos dois países, retomaram hoje as operações de busca do montanhista português João Marinho, desaparecido nos Picos da Europa.

A equipa que está no terreno inclui 19 efetivos da Guardia Civil e 10 elementos da GNR: cinco homens do agrupamento de montanha da Serra da Estrela e cinco binómios (equipa homem e cão) do Grupo de Intervenção Cinotécnica de Busca e Salvamento.

Estão ainda a acompanhar as buscas três montanhistas voluntários.

Na segunda-feira, as buscas decorreram durante todo o dia, entre as 08h00 e as 19h00, envolvendo 28 pessoas, entre as quais um montanhista voluntário, apoiados por um helicóptero da Guardia Civil das Asturias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As operações na segunda-feira concentraram-se em cinco zonas principais com um grupo – que inclui efetivos da GNR – a atuar na zona de Sedos de Ozania, outro, também com efetivos da GNR, na zona de Ansón e o terceiro nos Moledizos, Veja de Jos e Frade.

Os dois últimos grupos atuaram nas zonas de Sedos de Ozania (com o apoio do helicóptero) e com os guias caninos da GNR portuguesa, na zona entre Lagos e Covadonga.

João Marinho, atleta natural de Amarante, distrito do Porto, é adepto de desportos radicais e encontra-se desaparecido há cerca de uma semana nos Picos da Europa, ao que tudo indica próximo de Pena de Santa de Castilla, entre a vertente de Leão e das Astúrias.

De acordo com a agência espanhola de notícias Efe, fontes próximas da equipa de buscas disseram que a documentação descoberta no computador portátil que o jovem deixou no interior do seu veículo apontavam para que este tinha previsto fazer a rota denominada “anillo de los refúgios”.

As últimas fotografias de João Martinho nas redes sociais Facebook e Instagram datam de 04 de novembro passado e nelas o ‘aventureiro’ aparece com o equipamento de montanha e com os Picos da Europa como pano de fundo.

A notícia do desaparecimento do montanhista, que se apresenta como ‘ciclista de montanha, corredor de trilhos e viciado em desportos de aventura’, na página do Facebook, está nas redes sociais desde há mais de uma semana, com vários comentários de encorajamento e de esperança de que o cidadão português ainda seja encontrado com vida.

João Marinho foi o impulsionador do ‘Douro Bike Race’, organizou a prova de BTT ‘Mountain Quest’ e o ‘Réccua Douro Ultra Trail’.