A cadeia de restaurantes de fast-food norte-americana McDonald’s anunciou esta terça-feira que vai racionar a quantidade de batatas fritas nos seus menus devido à falta de batatas disponíveis devido às disputas laborais que decorrem nos Estados Unidos.

Há vários meses que os trabalhadores das docas da costa oeste dos Estados Unidos estão em modo semi-operacional, numa estratégia com o objetivo de dar mais poder nas negociações laborais destes com os seus empregadores.

A força dos sindicatos está a fazer-se sentir no Japão, um dos grandes importadores de batatas via Estados Unidos, e, mesmo com fornecimentos de emergência por via aérea, a cadeia McDonald’s viu-se obrigado a limitar as doses.

Por isso, e apesar das mais de mil toneladas que chegaram por via aérea, a McDonald’s sente que não tem capacidade para continuar com a oferta normal e daqui em diante, por tempo indeterminado, os consumidores só terão acesso a doses pequena de batatas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A redução das doses fica “até que um fornecimento estável de batatas esteja à vista”, disse a empresa, que atribui a culpa diretamente às negociações laborais nos EUA.

Menos batata, mais manteiga

Com as notícias da falta de batatas a surgirem, houve pelo menos boas notícias no que diz respeito à manteiga. O Japão estava com dificuldades em assegurar a disponibilização aos consumidores de manteiga, com as prateleiras dos supermercados completamente vazias durante semanas.

Os supermercados viram-se obrigados a limitar as vendas a um pacote por pessoa, o que ainda assim não resultou.

O Governo japonês teve mesmo de intervir, comprando manteiga nos mercados internacionais, e pediu aos produtores nacionais para aumentarem a produção.