O Papa Francisco enviou “calorosas felicitações” aos governos dos Estados Unidos da América e de Cuba pelo “decisão histórica” tomada pelos dois países. Numa declaração citada pela Agência France Press, o Papa enalteceu o estabelecer de relações diplomáticas com o “objetivo de ultrapassar, tendo em conta o interesse dos cidadãos de ambos os países, as dificuldades que têm marcado a história recente”.

“O Santo Padre deseja enviar as suas calorosas felicitações pela decisão histórica tomada pelos governos dos Estados Unidos da América e de Cuba de estabelecerem relações diplomáticas, com o objetivo de ultrapassar, tendo em conta o interesse dos cidadãos dos países de ambos os países, das dificuldades que marcaram a história recente dos dois países.”

*tradução livre da declaração do Papa

O Papa Francisco teve um papel decisivo nas negociações entre os dois países, como admitiram ambos os líderes, Obama e Castro, nos discursos, e o próprio Vaticano reconhece a intervenção do pontífice no processo, ao referir que Francisco enviou cartas aos líderes cubano e norte-americano nos últimos meses. Na nota oficial, o Vaticano revela que o Papa ofereceu o seu gabinete a delegações dos EUA e de Cuba para “facilitar” o diálogo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR