“O novo Centro Escolar da Pícua, vem dar uma resposta mais adequada às necessidades e exigências atuais ao nível da educação do concelho”, sublinha, em comunicado, o presidente da autarquia, acrescentando ter sido possível assim “solucionar um problema que se avistava com o alargamento da autoestrada A4, melhorando ao mesmo tempo as condições de ensino para professores e alunos da Pícua e da Granja”.

De acordo com a autarquia, o projeto de alargamento e de beneficiação da Autoestrada A4, que liga o Porto a Amarante, “impede que a Escola EB1 da Granja tenha as condições mínimas necessárias para exercer as atividades de ensino” pelo que o novo Centro Escolar da Pícua irá integrar as suas valências “fruto de um protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal da Maia e a BRISA”.

Inserido na política de construção, requalificação e modernização das EB1 do concelho da Maia, este novo espaço tem 11 salas de aula, nove das quais para o 1º Ciclo do Ensino Básico e duas para Jardim de Infância.

No terreno com cerca de 5.800 metros quadrados, o Centro Escolar conta ainda com uma sala polivalente, duas salas de professores, espaços interiores de distribuição, uma ampliada sala de refeições, dois balneários, um polidesportivo coberto e uma sala para Necessidades Educativas Especiais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com a autarquia, o projeto de arquitetura teve como objetivo não só “a garantia da adaptabilidade do programa ao terreno” mas também a relação entre as edificações e a via de acesso e a “manutenção do maior nível das espécies arbóreas já existentes no local”.

Para concluir o projeto de requalificação e renovação das escolas EB1 da Maia, o município prepara-se para inaugurar os Centros Escolares de Folgosa e Mandim durante este ano.

A cerimónia de inauguração do novo Centro Escolar da Pícua está agendada para as 11h00.