Vaticano, 2014. Um sem-abrigo confessava ao Arcebispo Konrad Krajewski que era “relativamente fácil” encontrar instituições na cidade para comer, mas quando se tratava de sítios para tomar banho, a dificuldade aumentava. Então, por que não criar um espaço de chuveiros para os sem-abrigo? A ideia do arcebispo foi aceite pelo Papa e está prestes a tornar-se realidade.

A Praça de São Pedro vai receber instalações com chuveiros e vários equipamentos para cortar o cabelo e aparar a barba. Vários cabeleireiros e barbeiros já doaram cadeiras, espelhos e outros instrumentos para o efeito, anuncia a Radio Vaticano.

Os serviços estão a cargo de profissionais que se voluntariaram para o efeito. O primeiro dia será 16 de fevereiro, uma segunda-feira, o dia de folga de muitos deles, visto que estes estabelecimentos costumam estar fechados à segunda-feira em Roma. O Vaticano já tinha anunciado no ano passado que iria criar instalações de chuveiros na Praça de São Pedro. A confirmação chega agora pelo chefe de caridade do Papa Francisco.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR