Os Estados Unidos vão disponibilizar dois milhões de dólares (1,7 milhões de euros) em alimentos destinados às populações das zonas afetadas pelas cheias em Moçambique, anunciou hoje a embaixada de Washington em Maputo.

De acordo com uma nota da embaixada, a assistência alimentar vai ser distribuída pelo Programa Alimentar Mundial e inclui milho e leguminosas correspondentes a uma ração de um mês para 57 mil pessoas.

Por outro lado, Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID) está a planear uma doação adicional “significativa” para fazer chegar ajuda humanitária às vítimas das cheias.

No sentido de reduzir o risco de doenças transmissíveis pela água, o embaixador dos Estados Unidos em Moçambique, Douglas Griffiths, disponibilizou também financiamento para a compra de mil kits de higiene a serem distribuídos a cerca de cinco mil pessoas que se encontram deslocadas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A mesma nota refere também que os Estados Unidos estão a trabalhar com parceiros internacionais, incluindo as Nações Unidas, para intervenções diretas junto das populações afetadas.

“Desde 2000, os EUA já disponibilizaram mais de 230 milhões de dólares (203 milhões de euros) em ajuda de emergência para os desastres naturais em Moçambique”, indica o comunicado da embaixada.

As chuvas que assolam o país, sobretudo no centro e do norte de Moçambique, já mataram pelo menos 159 pessoas e afetaram mais de 150 mil, além de destruírem pontes, estradas, escolas, rede elétrica e campos agrícolas.