Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

A organização de caridade Salvation Army lançou uma campanha de sensibilização para a violência doméstica contra mulheres, utilizando o vestido de cor incerta que na semana passada dividiu a Internet, conta o jornal inglês The Telegraph.

Associada à imagem está a frase “Porque é que é tão difícil ver preto e azul?”, seguida da explicação “A única ilusão é pensar que foi escolha dela. Uma em cada seis mulheres é vítima de abuso. Pare o abuso contra as mulheres.”

View image on Twitter

A pergunta “será que o vestido é azul e preto ou branco e dourado?” foi tópico de discussão na semana passada. A questão foi utilizada através de um poster de uma mulher ferida, vítima de violência doméstica. A mulher usa a versão branca e dourada do vestido, mas as nódoas negras mostram o azul e o preto. Por isso, as cores que saltam à vista são as cores do abuso. São essas que têm de se fazer notar, diz a campanha. A iniciativa da delegação da Salvation Army na África do Sul está a ser partilhada no Twitter através da etiqueta (hashtag) #StopAbuseAgainstWomen.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR