Receitas

Mousse de chocolate e abacate

1.166

Melhor do que uma mousse de chocolate fácil de fazer, só uma que combina gorduras saudáveis com antioxidantes. Uma proposta de Joana Alves, do blogue Le Passe Vite.

Abacate e chocolate na mesma frase? Unh… Parece que consigo ver essas sobrancelhas a franzir. Pode parecer estranho, mas à primeira colherada nesta mousse vão estar completamente rendidos a esta combinação feita num qualquer paraíso guloso.

Esta é provavelmente a mousse de chocolate mais fácil do mundo, incrivelmente rica e cremosa e cheia de super poderes numa combinação deliciosa de antioxidantes e gorduras boas. Sobre o cacau já vos contei tudo aqui, por isso hoje os 15 minutos são dos incríveis abacates.

Os abacates são extremamente ricos em gorduras monossaturadas, o mesmo tipo de gordura do azeite e dos frutos secos, essenciais para a absorção de muitos nutrientes e para proteger o coração e o sistema nervoso, equilibrando os níveis do colesterol e melhorando a circulação sanguínea. Estão recheados de phytonutrientes e antioxidantes que lutam contra o envelhecimento das células e vitaminas e minerais, como a vitamina A, vitamina C e vitamina E, e o selénio, manganésio e zinco, que nos ajudam a manter uma pele bonita e o cabelo saudável. São ainda um snack ideal, graças à concentração de fibras e gorduras saudáveis, que permitem uma libertação de energia mais lenta e prologam a sensação de saciedade.

Quem consegue resistir a uma sobremesa com tantas coisas boas? Vá… Tentem não a comer ao pequeno-almoço.

mousse_chocolate_abacate_3

Mousse de Chocolate e Abacate

Ingredientes (para 2 a 4 pessoas)

2 abacates maduros, médios
4 colheres de sopa de cacau em pó, de preferência cru
50 g de chocolate com 70% cacau ou superior, derretido em banho maria, opcional
6 tâmaras Medjool, sem caroço
1/2 colher de chá de canela em pó
1 pitada de sal marinho integral

Para servir
Pistácios ligeiramente tostados
pepitas de cacau cru
Coco em lascas tostado

Preparação

Cortar os abacates ao meio, com uma colher retirar a polpa.
Colocar todos os ingredientes num processador de alimentos e misturar até se obter um creme macio.
Servir em tacinhas salpicado com o coco, os pistácios e as pepitas.

Dica: As tâmaras Medjool são um tipo de tâmara maior, muito suculentas e macias, e normalmente vendidas sem conservantes. Se não encontrarem podem ser substituídas por 4 colheres de sopa de mel ou xarope de ácer ou até por uma banana bem madurinha.

mousse_chocolate_abacate_1

Joana Alves é autora do blogue Le Passe Vite.

Todos queremos saber mais. E escolher bem.

A vida é feita de escolhas. E as escolhas devem ser informadas.

Há uns meses o Observador fez uma escolha: uma parte dos artigos que publicamos deixariam de ser de acesso totalmente livre. Esses artigos Premium, por regra aqueles onde fazemos um maior investimento editorial e que mais diferenciam o nosso projecto, constituem a base do nosso programa de assinaturas.

Este programa Premium não tolheu o nosso crescimento – arrancámos mesmo 2019 com os melhores resultados de sempre.

Este programa tornou-nos mesmo mais exigentes com o jornalismo que fazemos – um jornalismo que informa e explica, um jornalismo que investiga e incomoda, um jornalismo independente e sem medo. E diferente.

Este programa está a permitir que tenhamos uma nova fonte de receitas e não dependamos apenas da publicidade – porque não há futuro para a imprensa livre se isso não acontecer.

O Observador existe para servir os seus leitores e permitir que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia. Por isso o Observador também é dos seus leitores e necessita deles, tem de contar com eles. Como subscritores do programa de assinaturas Observador Premium.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)