Abacate e chocolate na mesma frase? Unh… Parece que consigo ver essas sobrancelhas a franzir. Pode parecer estranho, mas à primeira colherada nesta mousse vão estar completamente rendidos a esta combinação feita num qualquer paraíso guloso.

Esta é provavelmente a mousse de chocolate mais fácil do mundo, incrivelmente rica e cremosa e cheia de super poderes numa combinação deliciosa de antioxidantes e gorduras boas. Sobre o cacau já vos contei tudo aqui, por isso hoje os 15 minutos são dos incríveis abacates.

Os abacates são extremamente ricos em gorduras monossaturadas, o mesmo tipo de gordura do azeite e dos frutos secos, essenciais para a absorção de muitos nutrientes e para proteger o coração e o sistema nervoso, equilibrando os níveis do colesterol e melhorando a circulação sanguínea. Estão recheados de phytonutrientes e antioxidantes que lutam contra o envelhecimento das células e vitaminas e minerais, como a vitamina A, vitamina C e vitamina E, e o selénio, manganésio e zinco, que nos ajudam a manter uma pele bonita e o cabelo saudável. São ainda um snack ideal, graças à concentração de fibras e gorduras saudáveis, que permitem uma libertação de energia mais lenta e prologam a sensação de saciedade.

Quem consegue resistir a uma sobremesa com tantas coisas boas? Vá… Tentem não a comer ao pequeno-almoço.

mousse_chocolate_abacate_3

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mousse de Chocolate e Abacate

Ingredientes (para 2 a 4 pessoas)

2 abacates maduros, médios
4 colheres de sopa de cacau em pó, de preferência cru
50 g de chocolate com 70% cacau ou superior, derretido em banho maria, opcional
6 tâmaras Medjool, sem caroço
1/2 colher de chá de canela em pó
1 pitada de sal marinho integral

Para servir
Pistácios ligeiramente tostados
pepitas de cacau cru
Coco em lascas tostado

Preparação

Cortar os abacates ao meio, com uma colher retirar a polpa.
Colocar todos os ingredientes num processador de alimentos e misturar até se obter um creme macio.
Servir em tacinhas salpicado com o coco, os pistácios e as pepitas.

Dica: As tâmaras Medjool são um tipo de tâmara maior, muito suculentas e macias, e normalmente vendidas sem conservantes. Se não encontrarem podem ser substituídas por 4 colheres de sopa de mel ou xarope de ácer ou até por uma banana bem madurinha.

mousse_chocolate_abacate_1

Joana Alves é autora do blogue Le Passe Vite.