A cidade americana de Austin, no Texas, onde anualmente acontece o festival South by Southwest (SXSW), é seguramente um dos pontos do globo que durante o mês de março mais contribui com conteúdo para as redes sociais, sejam elas quais forem. Fotos, vídeos, check-ins, tudo serve para o ser humano cosmopolita mostrar ao mundo ligado à internet que está onde a música acontece e onde se conhecem os seus caminhos no futuro próximo. Não há, como se imagina, bateria de telefone que resista a tanta partilha.

Foi precisamente desse princípio que partiu a Mophie, marca americana que fabrica e comercializa instrumentos para carregamento de smartphones (de capas com bateria incluída e baterias portáteis). Vai daí, tratou de dar solução a um dos mais pungentes first world problems: quem, durante o SXSW, vir a bateria do seu telefone ameaçar falecer (entre o meio-dia e as 18h00), só tem que usar o Twitter, partilhar uma foto do ecrã, a sua localização, incluir @mophie e o hashtag #mophieRescue e esperar que um simpático cão da raça São Bernardo vá ao seu encontro com uma bateria extra. E um amigo humano, para garantir que corre tudo bem.

Mophie-Rescue

O São Bernardo, conhecido pelas suas capacidades de salvamento de pessoas na região europeia dos Alpes, não surge nesta ação por acaso. Os grandiosos animais são residentes na Saint Bernard Rescue Foundation, que os recolhe e abriga e que estabeleceu com a Mophie uma parceria para a inusitada experiência. A intenção dos mentores do projeto é que, com a atenção gerada nas redes sociais sobre estes cães salvos pela organização, daqui resulte a adoção de alguns destes portentosos e caninos exemplares.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta não é, no entanto, a primeira vez que no SXSW tentam resolver-se questões tecnológicas com soluções pouco convencionais. Em 2012, e a partir de uma ideia da BBH Labs, uma divisão da agência de publicidade BBH, vários sem abrigo foram transformados em hotspots com wifi para quem precisasse de aceder à net. Dois dólares por 15 minutos era a contribuição mínima dos utilizadores para estes cidadãos em dificuldades.

O SXSW acontece este ano entre 13 e 22 de março. O festival, que se espalha por centenas de espaços de eventos da cidade de Austin (fora todos os outros não oficiais), divide-se mais uma vez entre Música, Cinema e Interatividade.

Em Portugal existem, como se sabe, diversos eventos cujo modelo se aproxima do do SXSW. E existem, como também se sabe, muitos cães abandonados recolhidos por instituições. E ainda existem, finalmente, baterias de smartphone que também morrem. É fazer as contas.