Annegret Raunigk, uma alemã de 65 anos, esticou os limites da ciência. Engravidou de quadrigémeos e pode tornar-se na mulher mais velha a ter quatro bebés.

O recorde da mãe mais velha do mundo pertence, contudo, a Omkari Singh que aos 70 anos deu à luz um menino, Akashvani, agora com 6 anos, e uma menina, Barsaat, que faleceu logo após o parto, conta o jornal inglês Daily Mail.

No caso da alemã, os quatro recém-nascidos juntar-se-ão aos outros 13 filhos de Annegret, dos quais já tem 7 netos, escreve o jornal inglês The Telegraph.

Foi quando a filha mais nova (com 9 anos) pediu um “irmãozinho” ou “irmãzinha” para brincar que a professora de inglês e russo decidiu ter outro bebé.

Após várias tentativas de fertilização por inseminação artificial, passado ano e meio conseguiu engravidar. Aos 65 anos. Mas a gravidez não tem tido complicações e se tudo correr como previsto, os quadrigémeos nascerão no verão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A futura mãe já garantiu que não tem “medo” e que vai simplesmente assumir que continuará “saudável e em boa forma”. Acredita que a sua experiência materna vai ajudá-la a que corra tudo bem. De acordo com a sua ginecologista, o maior risco é que os bebés nasçam prematuramente. Contudo, os médicos estão a fazer tudo para evitar que tal aconteça.

Esta não é a primeira vez que Annegret Raunigk aparece nas primeiras páginas dos jornais alemães: em 2005, ficou conhecida por aos 55 anos ter dado à luz a sua 13ª filha, Lelia.

“Ao início eu só queria um filho”, disse na altura ao jornal alemão Bild, segundo o The Telegraph. “Mas nem tudo é planeado, as coisas acontecem. E eu não gosto de planear, sou uma pessoa espontânea. As crianças mantêm-me nova”, admitiu há 10 anos.

Em Portugal, a idade média para a maternidade é de 31,2 anos, de acordo com os dados da Pordata em 2013. Desde 2011, as portuguesas têm em média o primeiro filho aos 29. Na faixa etária dos 45 aos 49 de idade, nascem em média, 0,5 bebes em cada 1000 casos, de acordo com a mesma fonte.

Mais férteis aos 20 ou aos 30 anos?

Sendo que a idade fértil da mulher é entre entre os 18 e os 49 anos, os casos Omkari e Annegret fogem à norma. A gravidez em idades tão avançadas, como nestes dois casos, só é possível recorrendo a inseminação artificial.

Um estudo de 2004 conduzido pelo investigador David Dunson, da Duke University nos Estados Unidos e publicado na revista académica Obstetrics & Gynecology, estudou a fertilidade de 770 mulheres europeias. Os investigadores descobriram que com duas tentativas por semana, 82% das mulheres entre os 35 e 39 anos conseguia engravidar no prazo de um ano. O valor para as para mulheres da faixa etária entre os 27 e os 34 anos era de 86%.

Ou seja, a fertilidade das mulheres de 20 ou 30 anos apenas diverge em 4 pontos percentuais, escreve a publicação norte-americana The Atlantic.

Em março deste ano foi feito um outro estudo pela Boston University, nos Estados Unidos, conduzido por Kenneth Rothman e publicado na revista académica Fertility and Sterility. A investigação avaliou a facilidade com que 2.820 mulheres holandesas conseguiam engravidar. As mulheres entre os 35 e 40 anos que faziam tentativas no seu período fértil tinham uma taxa de sucesso de 78% e as mulheres entre os 20 e os 34 anos conseguiam engravidar em 84% dos casos, segundo a mesma fonte.

O resultado dos dois estudos é semelhante e conduz à hipótese de que a diferença da fertilidade de mulheres de 20 e 30 anos não difere de forma significativa.