Cinco pessoas foram detidas por suspeita de associação criminosa, branqueamento de capitais, corrupção e fraude fiscal através das sociedades Money One – Sociedade de Pagamentos e Câmbios e Transfex – Instituição de Pagamentos.

De acordo com a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL), “além das cinco detenções, foram feitas buscas em vários locais do país, em habitações, empresas e em duas instituições de pagamentos e de transferências de fundos”.

O Banco de Portugal tinha já anunciado a suspensão de todas as operações financeiras da Money One e da Transfex, por indícios de branqueamento de capitais. Fonte da PGDL confirmou à agência Lusa que as detenções estão relacionadas com estas duas entidades.

Em causa estão suspeitas dos crimes de “branqueamento de capitais, corrupção ativa e passiva, fraude fiscal, associação criminosa e atividade ilícita de receção de depósitos e outros fundos reembolsáveis”, explica a PGDL na sua página na Internet.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O grupo “utilizava sociedades de fachada e contas em nome de terceiros de boa-fé” para “dissimular a sua atividade criminosa” de âmbito internacional, e punha em risco “a estabilidade do próprio sistema financeiro”.

No âmbito desta investigação, que envolveu várias entidades, tinham já sido apreendidos em Portugal e em Espanha mais de sete milhões de euros “de proveniência criminosa”.

Nos próximos dois dias, os cinco detidos serão presentes em tribunal para interrogatório e aplicação de medidas de coação.